ELVIS PRESLEY SOLD OUT! - Por Sergio Biston



                     

 
ELVIS PRESLEY SOLD OUT! - [FTD]


® Sergio Luiz Fiça Biston, Agosto de 2013



 



® 2005-2013 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


Disc 1: Tulsa 1º De Março de 1974
1) Also Sprach Zarathustra 1:19
(Richard Strauss)
2) See See Rider 3:21M
(Trad. Arr. E. Presley)
3) I Got A Woman/Amen 3:05
(Ray Charles)(J. Hairston)
4) Love Me 1:38
(J. Leiber/M. Stoller)
5) Trying To Get To You 2:13
(Singleton/McCoy)
6) Sweet Caroline 2:33
(Neil Diamond)
7) Love Me Tender 1:44
(V. Matson/E. Presley)
8) Johnny B. Goode 1:49
(Chuck Berry)
9) Hound Dog 1:10
(Leiber/Stoller)
10) Fever 2:58
(Davenport/Cooley)
11) Polk Salad Annie 3:19
(T.J. White)
12) Why Me Lord? 3:01
(Kris Kristofferson)
13) Suspicious Minds 3:28
(Mark James)
14) Introductions by Elvis 1:28
15) I Can't Stop Loving You 2:26
(Don Gibson)
16) Help Me 2:41
(Larry Gatlin)
17) American Trilogy 4:00
(Mickey Newbury)
18) Let Me Be There 4:04
(John Rostill)
19) Funny How Time Slips Away 2:42
(Willie Nelson)
20) Can't Help Falling In Love 1:39
(Peretti/Creatore/Weiss)
21) Closing Vamp 0:49
22) Announcements 0:39


As vésperas de completar 15 anos de existência, o selo FTD continua a supreender pela solidez e qualidade de seus lançamentos. Enquanto o mercado dos bootlegs passa por um período árido já a cerca de 3 anos, a FTD continua produzindo material interessante de Elvis no palco e no estúdio.  Parte do sucesso se deve a novos colaboradores que se juntaram à equipe da FTD. Joachim Bernecker passou a participar da seleção dos sounboards presentes nos arquivos da FTD, o que resultou em escolhas mais interessantes das que estavam sendo feitas anteriormente.
A direção de arte ficou mais uma vez a cargo de Hans Slebos, responsável pelos belíssimos 3000 South Boulevard e 48 Hours To Memphis, que não decepciona. Além de uma ótima escolha da foto para a capa, o livreto interno traz fabulosas fotos de Elvis nos shows das turnês de março e Junho de 1974, incluindo fotos inéditas do show de Tulsa, presente no CD 1. Ha também uma nova foto de Elvis com seu pai, Vernon, e Oral Roberts, televangelista proprietário da arena onde Elvis se apresentaria.
Ambos os shows trazem uma qualidade sonora acima da média, especialmente o show de Tulsa. Parte disso deve-se também a um novo membro, Jan Elliason, que neste CD substitui a criticada Lene Reindel.  Jan é ajudado pela boa qualidade da mixagem original da gravação, que  destaca a banda e coloca a orquestra mais ao fundo nos dois discos. Essa configuração lembra muito o show do Astrodome lançado pela Madison, mas com maior fidelidade sonora.
Sold Out engrossa a longa lista de lançamentos ao vivo da FTD. É o 7º CD que documenta o ano de 1974 e dessa vez a produção escolheu não um, mas dois soundboards para o projeto.
Tanto em Tulsa quanto em Cleveland, Elvis se apresenta em excelente forma. Depois dos altos e baixos do ano anterior, Presley começou o ano revigorado, em Vegas. A boa temporada trouxe 4 novas músicas ao repertório e quando partiu para a estrada, Elvis incluiu mais duas. Em Tulsa Elvis estreou Why Me, Lord? e em Cleveland, Big Boss Man já fazia parte do repertório.
O show em Tulsa abriu a primeira turnê do ano e encontrou um Elvis vibrante, concentrado em todas as músicas e de excelente humor. Graças a isso, Love Me, Love Me Tender e Hound Dog, geralmente desprezadas em versões desinteressadas, recebem versões muito agradáveis que merecem reconhecimento, mesmo de quem já as ouviu centenas de outras vezes em praticamente todos os shows de Elvis. O mais interessante no show de Tulsa é que as novas músicas são executadas num tempo consideravelmente mais lento do que estamos acostumados a ouvir. Fãs de James Burton em particular terão a oportunidade de apreciar seu trabalho em Let Me There. com destacados riffs de sua guitarra . E em uma fulminante versão de Johnny B. Good, onde Burton é acompanhado de um furioso Ronnie Tutt. O show ainda conta com Sweet Caroline, que faz uma rara aparição na estrada. Perto do fim do show, ha uma excelente versão de Funny How Times Slips Away, que nada deve as versões de 1972.





























                                                                   Elvis e Oral Roberts antes do primeiro show em Tulsa


Três mêses e 20 dias mais tarde Elvis está em Cleveland, no meio da terceira turnê do ano. É o show escolhido para o segundo disco de Sold Out. A qualidade sonora é levemente inferior, mas à exemplo do primeiro é um soundboard de excelente qualidade e também completo. O repertório agora inclui Big Boss Man, que Elvis colocaria experimentalmente como número de abertura da segunda temporada em Vegas, em dois meses. A apresentação é do mesmo calibre do show em Tulsa, mas aqui o tempo das novas músicas já se apresenta mais acelerado, sem que isso seja necessariamente um aspecto negativo. O repertório traz algumas diferenças do show de Tulsa, com a inclusão de You Dont Have To Say You Love Me e uma espetacular versão de Bridge Over Troubled Waters no lugar de American Trilogy. Perto do fim do show Elvis canta um pequeno trecho de Good Time Charlie´s Got The Blues, que também faria parte da noite de abertura em Vegas.
No fim do disco, a produção colocou Turn Around Look At Me, uma pequena curiosidade onde Elvis canta apenas algumas linhas.
Sold Out é uma excelente representação do show de Elvis em 1974, um período no qual o artista estava retomando o gosto pelas apresentações ao vivo. Isso fica evidente na dedicação de Elvis na interpretação das músicas, na energia e bom humor que fazem parte dos concertos e em sua excelente forma vocal. Fica claro também que Elvis continuava buscando renovar o repertório e manter o show atualizado. Na  temporada de Agosto/Setembro em Vegas, Elvis adicionaria mais seis músicas, das quais 4 permaneceriam regularmente, o que perfaz um total de 12 novas adições ao repertório, que contava ainda com aparições esporádicas de My Babe Left Me e Spanish Eyes.
Mesmo para quem já está familiarizado com os shows de Elvis em 1974, Sold Out é uma excelente adição à coleção, sendo certamente um dos melhores lançamentos do período.




Conteúdo: 4,8/5
Arte: 5/5
Som Disco 1: 4,9/5
         Disco 2: 4,7/5
Disc 2: Cleveland 21 de Junho de 1974

1) See See Rider 3:51
(Arr. by E. Presley)
2) I Got A Woman /Amen 5:33
(R. Charles) / ( J. Hairston)
3) Love Me 2:03
(Leiber/Stoller)
4) Trying To Get To You 2:06
(McCoy/Singleton)
5) All Shook Up 1:11
(Blackwell/Presley)
6) Love Me Tender 1:41
(V. Matson/E. Presley)
7) Hound Dog 1:23
(Leiber/Stoller)
8) Fever 3:13
(Davenport/Cooley)
9) Polk Salad Annie 4:58
(Tony Joe White)
10) Why Me Lord 2:58
(Kris Kristofferson)
11) You Don’t Have To Say You Love Me 2:08
(Wickham/Napier-Bell/Donaggio/Pallavicine)
12) Suspicious Minds 3:52
(Mark James)
13) Introductions 3:17
14) I Can’t Stop Loving You 2:50
(Don Gibson)
15) Help Me 2:50
(Larry Gatlin)
16) Bridge Over troubled Water 4:12
(Paul Simon)
17) Let Me Be There 5:04
(John Rostill)
18) Funny How Time Slips Away 2:50
(Willie Nelson)
19) Big Boss Man 3:21
(Smith/Dixon)
20) Can’t Help Fallling In Love 1:45
(Peretti/Creatore/Weiss)

BONUS SONG

21) Turn Around, Look At Me (four lines only) 0:35
(Jerry Capehart)


Leia Também:
Event Number 8 - Por Sergio Biston
Elvis As Recorded Live On Stage, Memphis, TN - Por Sergio Biston
Elvis As Recorded Live On Stage, Memphis, TN (FTD) - Por Renan Augusto
Forty Eight Hours To Memphis - Por Sergio Biston