48 HOURS TO MEMPHIS (FTD) - Por Sergio Biston

Quando a FTD anunciou o lançamento de 48 hours to Memphis, criou-se grande expectativa. Divulgado como um multitrack, o anúncio do tape surpreendeu os fãs uma vez que gravações profissionais de múltiplos canais que não as já conhecidas, não deveriam, teoricamente, existir. Entretanto, segundo as informações divulgadas, a equipe da FTD havia localizado um tape contendo o show de Richmond, no dia 18 de Março de 1974, gravado profissionalmente pela RCA. O show já circula a muitos anos entre os colecionadores, graças ao bootleg Guarateed To Blow Your Mind. Nele já era possível ouvir o show em grandiosa qualidade sonora, muito superior inclusive, à maioria dos soundboards.
O que 48 Hours to Memphis é na verdade, é uma gravação profissional multicanal, mixada em MONO possivelmente por Felton Jarvis, como um teste para a gravação do show em Memphis que iria se tornar o álbum As Recorded Live On Stage In Memphis. Nessa mixagem, Felton adicionou algum reverb na voz de Elvis, na tentativa de reproduzir na gravação a atmosfera dos shows. O porque da mixagem ser em MONO, permanece um mistério.
Segundo as informações do livreto incluso no CD, o show foi gravado em 16 canais, mas o tape final usado para esse CD é um tape de dois canais recém descoberto, possivelmente com o vocal de Elvis num canal e os demais instrumentos agrupados em outro.
Infelizmente, essa mixagem final é tudo o que se tem hoje deste gravação, o que signifca que nada nela pode ser mexido. Ou seja, não é possível trabalhar individulamente os volumes de áudio de cada instrumento ou vocal, como é possível nos masters multicanais. O que aconteceu com a gravação original de 16 canais é uma incógnita.
Numa comparação direta entre 48 Hours To Memphis e Guaranteed To Blow Your Mind, o produto da FTD ganha nos detalhes. Graças a fidelidade do tape original o que se ouve é uma gravação mais encorpada, que captura melhor a sonoridade de uma apresentação ao vivo e que possui uma maior clareza das frequencias mais altas, mas nada que seja radicalmente diferente do já conhecido bootleg da DAE.
No que a FTD supera e muito o rival pirata é na apresentação do material.Um encarte fabuloso com informações sobre a turnê de Março e várias fotos inéditas feitas pelo fotógrafo Glen Clark, complementam o excelente design gráfico do digipack em formato mini-vinil.
É claro que tudo isso não teria importância se o show gravado no CD não estivesse a altura da arte gráfica que o cerca. E o show de Elvis em Richmond faz jus a todo o impresso. Como em toda a turnê de Março, Elvis apresenta um show relaxado, com repertório bem variado e excelentes interpretações.
Talvez sua melhor turnê desde 1972, os shows desse período, como este em Richmond, mostram Elvis concentrado nas intepretações, sempre em ótima voz e mantendo as brincadeiras e interações com a platéia na medida certa. Outra característica marcante desses shows, certamente presente neste registro, é a atmosfera carregada da energia gerada entre Elvis e a platéia. Foi essa energia que Felton tentou reproduzir com os overdubs de platéia feitos na edição original de Elvis As Recorded Live On Stage In Memphis e que, no final, resultou na materialização desta gravação. 
No final do disco a FTD incluiu 3 faixas bônus de 2 outros shows da mesma turnê. Johnny B. Good e That´s All Right são do show em Memphis no dia 17, enquanto uma rara Sweet Caroline representa o show de abertura da turnê. A qualidade sonora, embora inferior ao show principal é excelente e certamente os dois shows dos quais fazem parte merecem lançamentos futuros.
48 Hours To Memphis não é tudo o que prometia ser, mas é um fabuloso registro de uma igualmente fabulosa apresentação de Elvis.

ARTE DO CD: 5/5
SHOW: 4,8/5
SOM: 5/5

Leia também:
Event Number 8 - Por Sergio Biston
Elvis As Recorded Live On Stage In Memphis - Por Sergio Biston




                     


 
FAIXAS:
1. Also Sprach Zarathustra
2. See See Rider
3. I Got A Woman/Amen
4. Love Me
5. Trying To Get To You
6. All Shook Up
7. Steamroller Blues
8. Teddy Bear/Don't Be Cruel
9. Love Me Tender
10. Medley: Long Tall Sally/Whole Lotta Shakin' Goin' On/Your Mama Don't Dance/Flip, Flop and Fly/Jailhouse Rock/Hound Dog
11. Fever
12. Polk Salad Annie
13. Why Me Lord?
14. Suspicious Minds
15. Introductions by Elvis
16. I Can't Stop Loving You
17. Help Me
18. American Trilogy
19. Let Me Be There
20. Funny How Time Slips Away
21. Can't Help Falling In Love
22. Closing Vamp

Bonus Cuts
23. Sweet Caroline
24. Johnny B. Goode*
25. That's All Right*



48 HOURS TO MEMPHIS [FTD]


® Sergio Luiz Fiça Biston, Novembro de 2011



 



® 2005-2011 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.