Event Number 8
Show gravado em
Houston, Texas no dia 03 de Março de 1974. Musicas: A primeira turnê
de Elvis em 1974 e sua nona desde seu retorno a estrada foi sob todos os
aspectos um grandioso sucesso, tanto em termos financeiros quanto artísticos.
Com um itinerário que iniciou-se em Tulsa, OK e terminou com um apoteótico show
em Memphis, TN, registrado oficialmente para a posteridade no álbum As Recorded
Live In Memphis, Tennessee, teve como um de seus pontos mais altos as suas duas
passagens, no mesmo dia, no gigantesco
Astrodome.
O mastodôntico
local não era um desconhecido para Elvis. Ele já o havia conquistado em 1970, no
primeiro show fora de Vegas. Na época, mais de 200.000 pessoas compareceram para
presenciar suas seis
apresentações.
Quatro anos mais
tarde e alguns triunfos a mais na bagagem, Presley mais uma vez fora convidado a
se apresentar no Astrodome e dessa vez, para bater seu próprio recorde de
público em um único show. Não uma, mas duas
vezes.
Se da primeira
vez que esteve em Houston, Elvis ainda tinha dúvidas sobre sua popularidade, as
43614 pessoas presentes na sua segunda visita pulverizaram esse temor.
Mais uma vez levado pelo jeep ao palco rotatório no centro da arena,
Presley antes cumprimentou os fãs com uma volta olímpica. No palco apenas
a sessão rítmica, uma vez que por seu diminuto tamanho o mesmo não comportava a
orquestra.
Ao longo
de pouco mais de 45 minutos, a Atração Número 8 da programação
deu ao seu maior público até então, uma apresentação digna de sua
reputação.
Apesar do repertório sem surpresas, o show se destaca dos demais pelo
excelente estado de espírito de Presley, claramente empolgado com o público
gigantesco, e pela ausência da orquestra. Por causa dela é possível perceber um
esforço extra da banda para “preencher” o som, com uma nota extra aqui e acolá.
Todas as canções acabam se beneficiando por causa disso. Também é
interessante notar que devido a enorme distância do público da arena, e da
distância a ser percorrida pelo som até ser ouvido pela platéia e voltar aos
microfones que registram tudo, a reação aos cometários e piadas de Elvis e o
aplauso do público demoram alguns segundos até serem
capturados.
Entre as
performances de destaque dessa tarde estão Trying To Get To You, Help
Me, seu compacto mais recente e Why Me Lord?, canção gospel recém
adicionada ao repertório e que ainda não sofria a interferência das piadas de
Elvis com JD. Let Me There,
excelente número country adicionado ao setlist na primeira temporada do ano em
Vegas, prova mais uma vez funcionar perfeitamente ao
vivo. Além delas, os clássicos do repertório dos anos 70
ganham versões fantásticas. Polk Salad Annie ganha uma versão energética
, com direito a “scats” empolgados na parte final
.
Johhny B
Good é possivelmente a melhor interpretação da tarde. Rápida, furiosa e com
um excelente trabalho do mago da guitarra, James
Burton.
Também merece destaque a ótima interpretação de How Great Thou
Art, que em poucos dias renderia o último Grammy a Elvis Presley. Ainda não
é tão poderosa, especialmente no reprise, quanto a que lhe daria o aclamado
prêmio, mas é mesmo assim uma excelente adição ao
repertório.
A distância da
platéia também garante uma maior concentração por parte de Elvis em Love Me
Tender, garantindo uma das mais agradáveis versões da
década.
A qualidade do
soundboard é muito boa, especialmente se considerarmos a acústica do local. A
atmosfera é um pouco “seca”, mas todos os instrumentos e o vocal de Elvis são
claramente audíveis e o panorama sonoro como um todo é muito
agradável.
Como de praxe, o
show se encerra com Cant Help Falling In Love. Mas não antes do
agradecimento do cantor pela presença maciça do público. “Esta é a maior
platéia para a qual já cantei...Isso deixa qualquer um um pouquinho
nervoso...”
Naquele mesmo
dia, Elvis bateria seu próprio recorde. Número que só superaria em Dezembro de
1975, com seu concerto de ano novo em
Pontiac.
Lançado em 2000,
Event Number 8 da Madison, é o único registro em soundboard conhecido das oito
apresentações de Elvis no Houston Astrodome e é portanto, adição essencial a
coleção de todo interessado na obra de Elvis e em seus concertos na década de
70. Som:
4/5 Show:
4,3/5 Arte Do CD:
4/5
® Sergio Luiz Fiça Biston, Janeiro de 2009
® 2009 Elvis Collectors
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