BOOTLEG BARRA (16K) 

seloqualidade (52K)

 

 

event8 (14K) 

Event Number 8

 

Show gravado em Houston, Texas no dia 03 de Março de 1974.

Musicas:

 

Opening Riff 
See See Rider
I Got A Woman - Amen
Love Me
Trying To Get To You
All Shook Up
Love Me Tender
Johnny B. Goode
Hound Dog
Fever
Polk Salad Annie
Why Me Lord
Suspicious Minds
Introductions
How Great Thou Art
Let Me Be There
Funny How Times Slips Away
Can't Help Falling In Love
Closing Riff
 
Event Number 8 - Por Sergio Biston

A primeira turnê de Elvis em 1974 e sua nona desde seu retorno a estrada foi sob todos os aspectos um grandioso sucesso, tanto em termos financeiros quanto artísticos. Com um itinerário que iniciou-se em Tulsa, OK e terminou com um apoteótico show em Memphis, TN, registrado oficialmente para a posteridade no álbum As Recorded Live In Memphis, Tennessee, teve como um de seus pontos mais altos as suas duas passagens, no mesmo dia, no gigantesco Astrodome.                                                                                               

O mastodôntico local não era um desconhecido para Elvis. Ele já o havia conquistado em 1970, no primeiro show fora de Vegas. Na época, mais de 200.000 pessoas compareceram para presenciar suas seis apresentações.                                                                                                                                                                                                                       

Quatro anos mais tarde e alguns triunfos a mais na bagagem, Presley mais uma vez fora convidado a se apresentar no Astrodome e dessa vez, para bater seu próprio recorde de público em um único show. Não uma, mas duas vezes.                                                                                                                                                                                                            

Se da primeira vez que esteve em Houston, Elvis ainda tinha dúvidas sobre sua popularidade, as 43614 pessoas presentes na sua segunda visita pulverizaram esse temor. Mais uma vez levado pelo jeep ao palco rotatório no centro da arena, Presley antes cumprimentou os fãs com uma volta olímpica. No palco apenas a sessão rítmica, uma vez que por seu diminuto tamanho o mesmo não comportava a orquestra.                                                                                                                                                                                                          

Houston19741 (61K)

Ao longo de  pouco mais de 45 minutos, a Atração Número 8 da programação deu ao seu maior público até então, uma apresentação digna de sua reputação.                                   Apesar do repertório sem surpresas, o show se destaca dos demais pelo excelente estado de espírito de Presley, claramente empolgado com o público gigantesco, e pela ausência da orquestra. Por causa dela é possível perceber um esforço extra da banda para “preencher” o som, com uma nota extra aqui e acolá. Todas as canções acabam se beneficiando por causa disso. 

Também é interessante notar que devido a enorme distância do público da arena, e da distância a ser percorrida pelo som até ser ouvido pela platéia e voltar aos microfones que registram tudo, a reação aos cometários e piadas de Elvis e o aplauso do público demoram alguns segundos até serem capturados.                                                                            

Entre as performances de destaque dessa tarde estão Trying To Get To You, Help Me, seu compacto mais recente e Why Me Lord?, canção gospel recém adicionada ao repertório e que ainda não sofria a interferência das piadas de Elvis com JD.

                                                                                                                                                                                            houston742 (117K)houston742a (69K)

Let Me There, excelente número country adicionado ao setlist na primeira temporada do ano em Vegas, prova mais uma vez funcionar perfeitamente ao vivo. Além delas, os clássicos do repertório dos anos 70 ganham versões fantásticas. Polk Salad Annie ganha uma versão energética , com direito a “scats” empolgados na parte final .                                         

Johhny B Good é possivelmente a melhor interpretação da tarde. Rápida, furiosa e com um excelente trabalho do mago da guitarra, James Burton.                                                    Também merece destaque a ótima interpretação de How Great Thou Art, que em poucos dias renderia o último Grammy a Elvis Presley. Ainda não é tão poderosa, especialmente no reprise, quanto a que lhe daria o aclamado prêmio, mas é mesmo assim uma excelente adição ao repertório.                                                                                                                  

A distância da platéia também garante uma maior concentração por parte de Elvis em Love Me Tender, garantindo uma das mais agradáveis versões da década.                                   

A qualidade do soundboard é muito boa, especialmente se considerarmos a acústica do local. A atmosfera é um pouco “seca”, mas todos os instrumentos e o vocal de Elvis são claramente audíveis e o panorama sonoro como um todo é muito agradável.                                                                                                                                                                

 

houston743 (72K)

 

Como de praxe, o show se encerra com Cant Help Falling In Love. Mas não antes do agradecimento do cantor pela presença maciça do público. “Esta é a maior platéia para a qual já cantei...Isso deixa qualquer um um pouquinho nervoso...”                                                                                                                                                                                      

Naquele mesmo dia, Elvis bateria seu próprio recorde. Número que só superaria em Dezembro de 1975, com seu concerto de ano novo em Pontiac.                                                 

Lançado em 2000, Event Number 8 da Madison, é o único registro em soundboard conhecido das oito apresentações de Elvis no Houston Astrodome e é portanto, adição essencial a coleção de todo interessado na obra de Elvis e em seus concertos na década de 70.


Som: 4/5

Show: 4,3/5

Arte Do CD: 4/5

 

                                                                                                                                                                                              

 

 

                                                                                                                                                                                              ® Sergio Luiz Fiça Biston, Janeiro de 2009

 

 

 

 

home (7K) 

 

® 2009 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.