asrecordedinmemphisoriginal (265K) 

 

Elvis As Recorded Live On Stage In Memphis

(US) RCA CPL 1 0606

Lado 1

See See Rider
I Got A Woman
Love Me
Tryin' To Get To You
MEDLEY:

Long Tall Sally; Whole Lotta Shakin' Goin' On; Your Mama Don't Dance;
Flip Flop and Fly; Jailhouse Rock; Hound Dog
Why Me Lord
How Great Thou Art
Lado 2
Blueberry Hill - I Can't Stop Loving You
Help Me
American Trilogy
Let Me Be There
My Baby Left Me
Lawdy Miss Clawdy
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp

 

Elvis As Recorded Live On Stage In MemphisPor Sergio Biston

Em 1974 Elvis Presley cruzaria os estados unidos numa série de apresentações esgotadas. Surfando na crista da onda após o sucesso do seu especial para a TV Aloha From Hawaii, Elvis havia conquistado estatus de lenda viva.

Seus shows batiam recordes de bilheteria, mas os discos de estúdio não conseguiram igualar o sucesso comercial do disco ao vivo do especial no Havaí e por isso a RCA decidiu investir na gravação de mais uma apresentação sua.

A escolha da gravadora foi um dos shows da primeira turnê do ano, em Março de 1974. Ela havia começado em 1º de Março em Tulsa, passaria por Houston e terminaria em Memphis no dia 20. Por sua importância, os shows de Memphis foram escolhidos para para o projeto. Seria a primeira vez que Elvis se apresentaria na cidade desde o concerto beneficiente em 1961. Dos cinco shows gravados a RCA optou pelo último, que também encerrou a turnê.

Sob todos os aspectos, o show foi um sucesso retumbante. O artista estava em excelente forma física e vocal e inspirado pela acolhida extasiada do público da sua cidade, deu tudo de si em performance acima da média.

O repertório foi o mesmo utilizado em quase todos os shows da turnê e trazia muitas canções que já haviam aparecido nos outros álbuns ao vivo do cantor. Por isso a gravadora decidiu cortar algumas faixas e dessa forma deixar o álbum diferente de seus antecessores. A decisão se provou frutífera, criando um álbum dinâmico que trazia material novo e eliminava o material repetido sem descaracterizar a essência dos shows de Elvis. Das 14 faixas sobreviventes sete fizeram seu debut neste disco. Entre elas uma versão de How Great Thou Art, cuja interpretação apaixonada e arrebatadora lhe renderia seu último Grammy. Nascia assim Elvis As Recorded Live On Stage In Memphis. A capa do disco trazia uma foto de Graceland, quebrando a monotonia das capas com fotos do cantor no palco. No verso, os famosos portões musicais entrariam na imaginação de milhares de fãs ao redor do mundo.

BillboardJul61974p49 (225K)

                                                                                                                           Página da Bilboard de Julho de 1974, com a resenha do disco

O disco trazia também outra peculiaridade: Na tentativa de reproduzir a reação extasiada dos fãs, em si um espetáculo à parte, o produtor Felton Jarvis instalou microfones na platéia e mais tarde sobrepôs a gravação sobre as canções.

A crítica abraçou o novo álbum. A Billboard chamou Elvis de “carismático” e “magnético,” e concluiu dizendo: “O melhor Elvis que ouvimos em um longo tempo”. A revista ainda escolheu How Great Thou Art, American Trilogy, Let Me Be There e o medley de rocks como as melhores faixas do LP.

Apesar da ótima recepção crítica, o disco não vendeu como a RCA esperava, talvez porque o grande público e os lojistas o encararam apenas como mais um disco ao vivo de Elvis, o quinto em cinco anos. Por causa disso (e possivelmente pela inconsistência das apresentações de Elvis daqui para frente) a gravadora decidiu cessar a comercialização de discos de shows. As Recorded Live On Stage In Memphis se tranformaria no último registro oficial dos espetáculos de Elvis Presley até sua morte em 1977.

® Sergio Luiz Fiça Biston, Setembro de 2010




home (7K) 

 

® 2005-2010 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.