Another Saturday Night - Por Sergio Biston

Shreveport, 14 de Dezembro de 1956. Naquela noite de inverno, Elvis Presley fazia mais uma aparição no programa de rádio Hayride, re-transmitido por várias minúsculas estações de rádio de uma multitude de cidades do sul dos Estados Unidos. Girando selvagemente pelo palco, Elvis cantou Hound Dog, Love Me e Love Me Tender, músicas que cantaria à exaustão anos mais tarde. No Hirsch Coliseum, milhares de adolescentes entravam num estado de histeria o qual o mundo da música nunca havia visto.
Essa seria a última apresentação de Elvis no Hayride e a última na cidade sede do programa. O fim do contrato marcaria também o momento que Elvis iniciava a subida final de sua dominação global na década de 50. Em alguma estação de rádio de uma cidadezinha do interior, alguém apertou o botão de gravação e registrou para sempre esse momento. A gravação ficaria décadas perdida, até que finalmente ressurgiu e pôde ser ouvida pelos fãs em 2011, no sensacional lançamento da Sony Young Man With The Big Beat. Elvis tinha 21 anos.










































              


 
Another Saturday Night
Gravado Ao Vivo - 7 De Junho de 1975. Show da Noite.

® Sergio Luiz Fiça Biston, Julho de 2012



 



® 2005-2012 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


1. Also Sprach Zarathustra (Memphis,  10 de Junho1975)
2. See See Rider (Memphis, 10 de Junho de 1975)
3. I Got A Woman/Amen (Memphis, 10 de Junho de 1975)
4. Love Me
5. If You Love Me (Let Me Know)
6. Love Me Tender
7. All Shook Up
8. Teddy Bear/Don't Be Cruel
9. Hound Dog
10. The Wonder Of You
11. Burning Love
12. Introductions / Johnny B. Goode
13. Introductions / School Days
14. T-R-O-U-B-L-E
15. Why Me Lord
16. How Great Thou Art
17. Let Me Be There
18. American Trilogy
19. Funny How Time Slips Away
20. Little Darlin'
21. Mystery Train/Tiger Man
22. Can't Help Falling In Love
Bonus Songs
23. I'll Remember You (Mobile, June 2 AS 1975)
24. Hawaiian Wedding Song (Tuscaloosa, 3 de Junho 1975)
25. Bridge Over Troubled Water (Tuscaloosa, 3 De Junho 1975)

Elvis em Shreveport, no dia 7 de Junho de 1975. Show da noite.
Foto do site www.elvisconcerts.com
Show: 4,3/5
Som: 4,5/5
Dezenove anos mais tarde no dia 7 de Julho de 1975, Elvis Presley subiu novamente no palco do Hirsch Coliseum em Shreveport. O fato não passou desapercebido pelo cantor: "É um prazer estar de volta em Shreveport. Foi aqui que consegui meu primeiro trabalho.", diz com um pingo de sentimentalismo na voz.
Agora com 40 anos de idade, Presley trazia consigo uma carreira sem precedentes no showbusiness. Desde que saiu daquele palco ha quase duas décadas, sua música espalhou-se como um rastilho de pólvora pelo mundo, influenciou gerações de músicos e sua imagem foi vista em milhares de





cinemas pelo mundo todo. Do Havaí, em 1973, seu especial de televisão ao vivo teve uma das maiores audiências da história da TV e fixou para sempre a imagem de Elvis com a jumpsuit branca, uma gota de suor escorrendo no rosto, ainda no auge de sua forma. Ele era agora, uma lenda viva da música.
Gravado em soundboard, o retorno de Elvis às origens captura o artista em boa forma, mas cuja carreira encontrava-se num confortável ponto neutro.
O repertório não tem nenhuma surpresa, sendo o mesmo dos outros shows dessa turnê, portanto não cabe aqui esmiuçá-lo. A qualidade da apresentação, entretanto, está entre as melhores dentre os quinze soundboards disponíveis do período, que vai de 30 de Maio a 10 de Junho.
Infelizmente, Elvis abandonou nessa turnê quase todas as canções dos álbuns mais recentes. Somente T-R-O-U-B-L-E sobreviveu. Fairytale faria uma aparição no show que encerrou a turnê, em Memphis. As músicas escolhidas compõe uma mistura eclética de estilos e incluem sucessos da década de 70 como uma excelente Burning Love e uma boa The Wonder Of You. Ecos distantes daquela noite de 1956 ressoam numa surpreendente Hound Dog. Elvis não ri e nem murmura a letra, cantando-a sem as distrações costumeiras com a platéia, coisa raríssima depois de 1972.
A qualidade da gravação é muito boa, com o vocal de Elvis claro e em evidência. A banda aparece bem na mixagem e a platéia está bem ao fundo, mas presente.
O CD vem acompanhado de um pequeno livreto com fotos inéditas do show em Shreveport, uma rara e bem vinda adição ao disco.
O departamento de arte da FTD melhorou muito nos últimos 5 anos e o design do CD reflete isso.
Mais do que qualquer coisa, Another Saturday Night deixa algo muito claro: Seja em 1956 ou 1975, os fãs de Elvis nunca deixaram de se hipnotizar por sua música e carisma.
Leia Também:
Dallas Seventy Five: Uncensored - Por Sergio Biston
A Wild Weekend In Huntsville Vol 2- Por Luiz Henrique
Young Man With The Big Beat - Por Sergio Biston
Southern Nights - Por Renan Augusto