cd_southernnights (14K) 

Southern Nights '75

 

Lançamento da FTD com partes de shows na primavera de 1975.

Músicas:

 

That´s All Right
It´s Now Or Never
Help Me
Steamroller Blues / Mickey Mouse March Club (2 linhas)
Heartbreak Hotel
Release Me
Burning Love (2 tentativas) / Polk Salad Annie
I´ll Remember You
Little Darling
Bridge Over Troubled Water / The Eyes Of texas
You Gave Me A Mountain
Help Me Make It Through The Night
Fairytale
Jambalaya
Big Boss Man
It´s Midnight
Promised Land
Trouble (2 versos completos)
T-R-O-U-B-L-E
Hawaiian Wedding Song
Blue Suede Shoes
For The Good Times
I Can´t Stop Loving You
I´m Leaving
 


Southern Nights '75:

O selo FTD começou com uma grande surpresa para os fãs. Este CD nos brinda com o que a FTD selecionou de melhor da primavera de 1975. Ao contrário do que muitos pensam este CD traz 19 performances não inclusas no CD Dixieland Rocks, mostrando o quão vasto era o repertório de Elvis na época.

O CD tem um bom som sendo considerado que essas gravações são apenas soundboards. A primeira faixa começa com uma canção raríssima para 1975 que é That´s All Right. É uma bela versão sem dúvidas que viria a se tornar partes do show novamente no ano de 1977. Inclusive a versão nos lembra muito com a do especial da CBS dois anos mais tarde. Em seguida Elvis vem com outra rara para 1975 que é It´s Now Or Never. A versão está mais lenta e é cantada brilhantemente por Elvis.

southernnights_001 (14K) 
Foto da temporada de Junho de 1975.

A terceira faixa é Help Me, uma canção que Elvis adorava. Sem grandes surpresas mas percebe-se a concentração de Elvis com a música. Depois temos Steamroller Blues que é também raríssima em 1975. A voz de Elvis está muito boa e o baixo de Jerry Scheff se destaca. É seguido de uma canção chamada Mickey Mouse March Club que Elvis começou ao brincar com a platéia. Permanecia inédita na forma de soundboard mas é muito bem vindo. Não está datado no CD.

Heartbreak Hotel é uma surpresa no repertório e é bem vinda. Segue-se com Release Me que não fazia mais parte do repertório e está mais lenta. Talvez a unica versão no ano de 1975. Agora temos Elvis tentando executar Burning Love sem sucesso. Depois de duas tentativas ele diz rindo que não quer cantar e pede para a banda começar um de seus melhores números nos anos 70: Polk Salad Annie. Novamente no final da canção se sobressai o baixo de Jerry Scheff mostrando a grande qualidade deste músico. Ótima versão. Em seguida, Elvis apresenta ao público I´ll Remember You como sendo uma canção feita no especial do Hawaii, e faz dela uma bonita versão. Depois vem Little Darling, que é um número que foi adicionado aos shows no ano de 1975 e Elvis como sempre se diverte muito e o público adora! Depois ele pronuncia brincando algumas palavras da canção e diz que teve uma das melhores audiências da sua vida. Aqui o show se passa em Huntsville.

A décima faixa traz o que é considerado por muitos fãs a melhor versão de Bridge Over Troubled Water. De fato Elvis estava inspirado e mandou muito bem aqui. Ao terminar ele começa The Eyes Of Texas e canta uma linha e que novamente não está datado no CD. Mais um rock dos anos 50 segue neste CD e é a vez de Trying To Get To You. No refrão Elvis solta a voz mostrando que aos 40 anos ele ainda mandava bem os rocks do jeito que fez 20 anos antes. Segue mais uma canção rara para 1975: You Gave Me A Mountain. Nenhuma versão fora do normal mas uma novidade no CD sem dúvida. O próximo número da noite é Help Me Make It Through The Night, uma de suas melhores canções e que ao vivo ganhou espaço no repertório, mas é uma pena que não era usada com mais frequência. Fairytale vem em seguida sendo sem sombra de dúvidas uma das mais inspiradas versões ao vivo. Nota-se que Elvis se empolga e solta a voz!

Jambalaya segue e já não é uma novidade pois foi lançada alguns anos atrás pelo selo Fort Baxter. Curta de fato é esta versão mas é um grande registro desta famosa canção. Em seguida temos um show de piano por Glen Hardin em Big Boss Man. O piano se sobressai nesta mixagem fazendo uma bonita versão. Uma das melhores baladas gravadas na carreira de Elvis foi It´s Midnight. Canção que nunca deixou a desejar ao vivo e não foi desta vez que isso aconteceu pois foi feita com verdadeiro sentimento por Elvis. Ele parecia colocar suas emoções nesta canção, fato que ele mencionou Priscila no meio da canção um ano antes em Vegas. Outro grande rock dos anos 70 toma lugar neste FTD. Em uma composição de Chuck Berry, temos Promised Land que é uma versão sem novidades mas podemos reparar os belos acordes de piano executados por Glen Hardin.

southernnights_002 (14K) 
Elvis anuncia mais um dos seus melhores rocks T-R-O-U-B-L-E mas ao invés disso faz um improviso de Trouble que originalmente vem do filme King Creole. Aqui vemos o quanto talentoso era Elvis e hábil era sua banda. E Elvis arrasa com T-R-O-U-B-L-E. Apesar da bateria de Ronnie Tutt estar sufocada neste soundboard ele da um show. Depois vem seu número havaiano que é Hawaiian Wedding Song. Uma moça na platéia pede Blue Hawaii insistentemente mas Elvis diz não lembrar. Blue Suede Shoes é a próxima sem nenhuma novidade mas igualmente rara no repertório em 1975. A próxima é a mais rara então: For The Good Times. Depois desta versão existe apenas mais uma em Dezembro de 1976 e Elvis canta pois afirma que J.D. Sumner curte a música. Após essa pérola temos a penúltima versão de I Can´t Stop Loving You ao vivo em sua carreira. Depois desta versão Elvis so cantaria ela novamente em seu último show em Indianapolis. O CD se encerra com uma rara versão de I´m Leaving e que está linda aqui. Elvis inclusive pede que o engenheiro de som suba a voz de seu grupo vocal para mostrar a beleza da canção. Isto mostra o quanto Elvis gosta da canção e é sem duvidas um de seus grandes números que foi um crime não ter feito sucesso em sua voz. RCA e Felton Jarvis não viram isso mas Elvis a trouxe aos palcos e brilhou com ela.

Super recomendável para a coleção de qualquer fã de Elvis e principalmente dos seus shows nos anos 70. Provavelmente será um sucesso de vendas dentro do selo FTD. Superou as expectativas de quase todos os fãs, inclusive aqueles que não gostam muito de soundboards e como já comentado é de extrema importância para aqueles que querem compreender como era Elvis na primavera de 1975. FTD e Ernst Jorgensen estão de parabéns pelo CD. Bom para nós fãs.


® Renan Augusto, Janeiro de 2006




® 2005 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e imagens são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.