PRINCE FROM ANOTHER PLANET - Deluxe Edition (SONY)
-
Por Sergio Biston





                     

 
CD-1: The Afternoon Show : Recorded June 10, 1972

    Also Sprach Zarathustra (Theme from 2001: A Space Odyssey)
    That's All Right
    Proud Mary
    Never Been To Spain
    You Don't Have To Say You Love Me
    Until It's Time For You To Go
    You've Lost That Lovin' Feelin'
    Polk Salad Annie
    Love Me
    All Shook Up
    Heartbreak Hotel
    Medley: (Let Me Be Your) Teddy             Bear/ Don't Be Cruel
    Love Me Tender
    Blue Suede Shoes
    Reconsider Baby
    Hound Dog
    I'll Remember You
    Suspicious Minds
    Introductions by Elvis
    For The Good Times
    American Trilogy
    Funny How Time Slips Away
    I Can't Stop Loving You
    Can't Help Falling In Love
    End Theme (Orchestra)
PRINCE FROM ANOTHER PLANET- [SONY]


® Sergio Luiz Fiça Biston, Dezembro de 2012



 



® 2005-2012 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


CD-2: Evening Show, June 10, 1972

1. Introduction: Also Sprach Zarathustra (Theme from 2001: A Space Odyssey)
2. That's All Right
3. Proud Mary
4. Never Been To Spain
5. You Don't Have To Say You Love Me
6. You've Lost That Lovin' Feelin'
7. Polk Salad Annie
8. Love Me
9. All Shook Up
10. Heartbreak Hotel
11. Medley: (Let Me Be Your) Teddy Bear/ Don't Be Cruel
12. Love Me Tender
13. The Impossible Dream (The Quest)
14. Introductions by Elvis
15. Hound Dog
16. Suspicious Minds
17. For The Good Times
18. American Trilogy
19. Funny How Time Slips Away
20. I Can't Stop Loving You
21. Can't Help Falling In Love
22. End Theme (Orchestra).
Disc 3 (DVD):
1. Afternoon show filmed June 10, 1972 - 8mm
2. Afternoon press conference held June 9, 1972 (approx. 20 minutes).
O livreto conta com as fotos recém descobertas das apresentações, algumas de deixar o fã boquiaberto pela qualidade e pela energia que transmitem.
É no DVD entretanto, que está o "creme de la creme". Vinte minutos de uma filmagem amadora em 8mm, feita pelo fã Don Lance.
Restaurada em alta definição, é de uma qualidade absurda e de um colorido fascinante. No processo de restauração optou-se por deixar o frame completo da filmagem, o que inclui os buracos laterais presentes no negativo do filme, mas que garantem que a filmagem preencha uma tela widescreen perfeitamente sem a necessidade de esticar e distorcer a imagem.
Ha de se salientar que são extremamente granuladas, mas preferiu-se deixar essa granulação em favor da quantidade de detalhes preservados.
A filmagem foi inteiramente sincronizada com o som original do show da tarde, tornando o material extremamente aprazível de assitir.
Infelizmente a filmagem é consideravelmente fragmentada e para contornar essa característica, os produtores recorreram a uma decisão polêmica. Como poucas canções estão completas, e algumas nem foram registradas em vídeo, optou-se por deixar os pontos não filmados em branco, ou melhor, em preto. Isso significa que na maior parte do show, só o que você verá é uma tela preta, com o audio do show ao fundo.
Infelizmente a idéia não funciona bem. Quem quer ouvir o show, pode simplesmente colocar o CD, mas se quiser "assitir"o show, terá que passar a maior parte do tempo olhando para o nada.
Felizmente a produção colocou um menu onde pode-se acessar cada faixa individualmente, tornando o acesso muito mais agradável. Depois de assitir a primeira vez, basta acessar as faixas que contém a maior parte filmada, o que é em torno de 20 minutos.
Uma boa idéia teria sido colocar num capítulo à parte, a filmagem na íntegra com o som sincronizado, mas com os cortes originais, sem as telas pretas, dando a opção de escolha de como  assitir a esse material.
Don Lance estava na terceira fileira e portanto conseguiu um excelente ângulo para filmar Elvis no Palco. Três fileiras atrás dele, estava outro fã que também registou o concerto em vídeo e cujas imagens são similares. Elas foram lançadas num DVD pirata chamado The 1972 New York Experience, mas infelizmente a qualidade das cópias é palpérrima, muito distante da cópia remasterizada em alta definição apresentada nesse lançamento.
Será interessante se num futuro próximo, os direitos dessas imagens forem adquiridos e a mesma restaurada à exemplo do material de Don Lance. Teríamos assim, a chance de ter o show praticamente completo em excelente qualidade visual.
Além da filmagem, o DVD traz um documentário de cerca de 30 minutos sobre as apresentações no Garden e a entrevista para a imprensa de New York, algumas horas antes do show. Essa última tem excelente imagem, mas carece de várias partes presentes em lançamentos como The 1972 New York Experience.
Leia Mais: Elvis As Recorded At Madison Square Garden - Por Sergio Biston
                The 1972 New York Experience - Por Sergio Biston
               





Conteúdo: 4,7/5
Arte: 5/5
Som: 5/5
Ha 40 anos, em 1972, Elvis Presley fazia história no Madison Square Garden, a Meca dos espetáculos em Nova York. Qualquer fã de Elvis sabe da importância destes shows e provavelmente ja ouviu os registros dos shows mais vezes do que pode contar.
Eles são uma espécie de sumidade entre os fãs. O momento onde Elvis Presley atingiu seu auge nos anos 70.
É imensamente oportuno, portanto, que a Sony tenha preparado um fabuloso lançamento para celebrar esse marco. O título não podia ser outro: A Prince From Another Planet, palavras de um sisudo New York Times totalmente apaixonado por Elvis e seus shows no Garden.
Com o devido zelo que merece um acontecimento como esse, Ernst Jorgensen e Roger Semon produziram um dos melhores lançamentos de 2012. Um combo de livro, CD e DVD, digno da grandiosidade dos espetáculos em New York.
A começar pela direção de arte, um pequeno estojo de papelão que abriga um livreto de 49 páginas e um encarte adornado por fotos e recortes dos jornais da época, todos mesmerizados pelo carisma de Elvis, onde se abrigam os dois CDs e o DVD.
Os shows gravados profisionalmente passaram por uma remasterização completa. O disco original sofreu desde o seu lançamento original, de uma produção apressada e mixagem ruim. A nova remasterização trouxe uma clareza e ambientação espetacular, finalmente fazendo jus ao espetáculo demolidor daquela noite de 1972. A voz de Elvis mistura-se perfeitamente aos  instrumentos, sem nunca os sobrepor.