DVDs (20K)

seloqualidade (52K)

 

 

Digitalizar0005 (148K)

 

 

Elvis The 1972 New York Experience- Por Sergio Biston

 

 

 

Dentre os milhares de shows que Elvis fez entre 1969 e 1977, algumas de suas apresentações se tornaram lendárias. Dessas, seus quatro concertos na cidade de Nova Iorque em 1972 figuram entre suas melhores. Dada a magnitude do evento e da proximidade da ocasião com o projeto "On Tour" que documentara suas apresentações pelos Estados Unidos, é uma lástima que tais eventos não tenham sido filmados com câmeras profissionais. Felizmente podemos contar com registros amadores, feitos por membros da platéia, e semi-profissionais possivelmente gravados por emissoras de tv ou pessoal do próprio Madison Square Garden. Pela primeira vez esses registros foram agregados num só lugar pela produtora Phoenix XP Productions. Provenientes de diversas fontes o material já é bastante conhecido pelos aficionados, então não espere encontrar aqui nada de novo. O grande diferencial desta compilação é a qualidade superior da edição. Os produtores preocuparam-se em reunir todo o material conhecido relacionado a esse momento essencial na carreira de Presley, restaurar na medida de suas possibilidades (uma vez que não dispõe dos originais) as imagens e principalmente, sincronizar o registro sonoro profissional com as imagens amadoras. O resultado é excelente. Elegantemente organizado o DVD dispõe de 9 capítulos, os quais abragem as quatro apresentações de Presley na mitológica arena e a famosa entrevista cujos segmentos apareceram pela primeira vez em "Elvis On Tour" . Aqui elas aparecem em sua forma mais completa e graças a dedicação dos produtores é possível acompanhar a entrevistas em ângulos múltiplos ao mesmo tempo, a la "On Tour"!

Embora já familiar ao colecionador de longa data, essa rara coletiva de imprensa constitui material importantíssimo para o fã, não somente pela fato de Elvis ter dado pouquíssimas entrevistas mas também por mostrar um lado seu mais humano, raramente visto pelos fãs. Segue a entrevista, uma rara filmagem dos bastidores onde Elvis é presenteado com um disco de ouro pelas vendas de He Touched Me, além de uma premiação da Noruega.

 

                         vlcsnap-516265 (180K)vlcsnap-516451 (231K)vlcsnap-516615 (184K)

 

 A entrevista pode ser assistida tanto no formato padrão como em multi-ângulo.

 

vlcsnap-517042 (90K)

 

 

As apresentações principais vem logo em seguida e a qualidade das imagens varia consideravelmente. A primeira foi retirada do DVD Hot Shots And Cool Clips 2 e é indubitavelmente a melhor de todas as filmagens. Embora relativamente distante, a clareza, estabilidade, continuidade e quantidade de detalhes faz dela um imenso destaque neste tipo de registro. A julgar por sua qualidade tem-se a impressão que tal registro foi realizado por alguém habilitado pela arena a filmar a performance naquela noite. São três canções praticamente completas. É sabido que Joseph Tunzi e a EPE possuem esse material em muito maior duração do que foi lançado. Ficamos portanto na espectativa de que num futuro próximo possamos aprecia-la em sua íntegra. Infelizmente a RCA não registrou o primeiro show, ao que se sabe por falha em seus equipamentos, portanto temos a dublagem do show do dia 10.

 

                                          vlcsnap-517529 (132K)vlcsnap-517668 (135K)vlcsnap-517830 (118K)

 

 

Finalizando o capítulo do primeiro show temos as filmagens feitas para um bizarrísímo curta de autoria de Jonas Mekas. A filmagem é muito próxima e clara, mas infelizmente o autor aplicou a ela efeitos, ou "defeitos" especiais na intenção de inseri-la no seu projeto. Somente assistindo o leitor terá idéia da condição deste filme.

 

                                                                              vlcsnap-519273 (104K)vlcsnap-519440 (137K)

 

 

O segundo show, lançado a mais de uma década atrás e intitulado An Afternoon In The Garden é representado por uma filmagem amadora de imensa qualidade, mas que apresenta-se extremamente deteriorada. Certamente os produtores tiveram que trabalhar com uma cópia em VHS de várias gerações e dada as condições o resultado final é positivo. É possível agora apreciar com um pouco mais de clareza alguns detalhes desta filmagem muito beneficiada pela proximidade do fã. O mais impactante entretanto, é a sincronia feita pela Phoenix XP com o CD da BMG, garantindo uma experiência muito satisfatória. Agora é possível não só ouvir como também apreciar as imagens de Elvis quebrando tudo em Nova Iorque.                             A filmagem também revela fatos curiosos. Alguem na plateia oferece o que parecer ser goma de mascar, Elvis coloca na boca e mastiga! Isso explica o comentário estranho que antes só tínhamos em áudio : "I hope Its bubble gun...". A experiência só não é melhor porque na tentativa de apresentar o show completo os produtores utilizam-se de artifícios manjados para esticar o pouco material disponível ( cerca de 30 ou 40 % do show). Algumas canções são representadas apenas por fragmentos reciclados e muitas tomadas da platéia, as vezes repetidas a exaustão. Após alguns minutos torna-se um processo tedioso. Talvez fosse melhor deixar as canções mais fragmentadas de fora da edição.

 

                                       vlcsnap-839303 (204K)vlcsnap-839022 (191K)vlcsnap-840601 (210K)

 

Talvez por isso o capítulo seguinte seja mais agradável como um todo. A apresentação imortalizada no LP oficial, Elvis As Recorded Live At Madison Square Garden também é representada por uma excelente filmagem, muito similar a do show anterior. Embora o rosto de Elvis esteja escuro é possível muitas vezes notar detalhes de suas expressões faciais. Ha vários close-ups e a continuidade da filmagem é bastante satisfatória com várias músicas quase completas.

 

                                                   vlcsnap-845182 (199K)vlcsnap-844723 (186K)vlcsnap-844469 (142K)

Infelizmente o último show continua sendo o mais misterioso dos quatro, sendo seu registro visual o mais precário de todos. Aqui tem-se a opção de dois ângulos diferentes, o primeiro imensamente distante e o segundo, filmado por detrás do palco, sofre com a qualidade miserável da imagem. Vale apenas como curiosidade e não mais do que isso.

                                       vlcsnap-850093 (185K)vlcsnap-850404 (97K)vlcsnap-851226 (164K)

 

Finalizando o DVD, informações gerais sobre os quatro concertos apropriadamente adornados com recortes de jornais e fotografias dos eventos. Como bônus, segmentos de entrevistas com Joe Esposito, George Harrison e o produtor do show. Além deles, também um interessantíssimo anuncio do show na rádio local em Nova Iorque.

 

Conclusão:

A compilação destas imagens na melhor qualidade disponível, a edição profissional, a apresentação profissional e a dublagem do audio em sincronia com a filmagem, somado aos bônus incluídos no disco fazem deste o melhor representante em vídeo das lendárias apresentações de Presley na Grande Maçã.                                                                                               Até que essas filmagens passem a ser disponíveis na íntegra e diretamente do master ( se um dia isso acontecer) Elvis - The 1972 New York Experience é o DVD definitivo sobre o período.

                      

Leia Também:

Elvis As Recorded At Madison Square Garden - Por Sergio Biston

Hot Shots And Cool Clips 2 - Por Sergio Biston

 

 

 

Qualidade de imagem: 4/5

Conteúdo: 4/5

Apresentação do Material 4/5

 

® Sergio Luiz Fiça Biston, Março de 2009

home (7K) 

 

® 2009 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.