Moody Blue (FTD) - Por Sergio Biston

Nos tempos de minha infância, carregava comigo uma fita cassete de Moody Blue para as viagens de carro com meu pai. Na época ter um toca fitas no carro era algo relevante. Lembro de longas viagens ouvindo Pledging My Love, Way Down e He´ll Have To Go. Numa dessas viagens a fita ficou presa no toca fitas e embolou. O resto da viagem foi em silencio musical, entremeado pelas conversas esporádicas e um desespero infantil escorado na possibilidade de perder aquela fita para "sempre". Na vida de uma criança o "para sempre" tem lugar cativo no seu entender do mundo. Uma coisa vai ser sua para sempre. Uma coisa foi perdida para sempre...
Ser fã de Elvis naquela época era viver num mundo inocente, mais simples e de muita imaginação e principalmente de mais querer do que ter.  Quando abri o pacote que viajou meio mundo para chegar em minhas mãos e vi a capa do Moody Blue, todas essas lembranças voltaram como numa enxurrada.
Desde então, o Moody Blue entrou na minha vida em vinil azul, depois em CD, mais uma vez em CD remasterizado em versão estendida e por fim, chega agora nessa versão definitiva, com mais material inédito do que aquela criança poderia imaginar.
Apesar de muito de seu conteúdo ter sido já explorado em diversos outros lançamentos da BMG, FTD e até mesmo nos bootlegs, ha material suficiente nesta última edição para agradar a todos os colecionadores.
Seguindo o tradicional formato da série clássica da FTD, o primeiro disco conta com o álbum original seguido de uma versão alternativa do disco, com a inclusão de My Way no lugar de Let Me Be There e versões sem overdubbs dos masters. Dessas, as mais interessantes são Moody Blue com um final estendido e Unchained Melody, onde é possível ouvir o piano de Elvis em sua bela simplicidade.
O disco dois abre com um um aquecimento dos músicos antes do primeiro take de Way Down, que faz sua primeira aparição oficial neste disco.
Takes inéditos de canção título, Moody Blue, Its Easy For You e Bitter They Are se alternam no disco que ainda conta com tomadas divertidas de Pledging My Love e o master sem overdubbs de Blue Eyes Crying In The Rain, a faixa que mais sofreu com o trabalho de produção final de Felton Jarvis.
O grande destaque do CD fica por conta do também inédito take 15 de She Thinks I Still Care. Vários arranjos diferentes foram testados antes da decisão pelo mais tradicional que tornou-se o master. Entre os testes, ha uma versão inclinada para o Blues (2B) que senão é melhor do que o arranjo final é no mínimo interessante. O take 15 é justamente uma mistura entre o tradicional com uma pitada de blues e conta com vocalizações e fraseamentos bastante incomuns às demais tomadas. Acima de tudo, mostra que Elvis ainda conservava dentro de si o desejo e a habilidade de testar novas possibilidades, de moldar uma música à seu estilo e principalmente alçar novos voos com ela.
E se ha uma coisa que fica clara em Moody Blue, é que assim como em Jungle Room Sessions, ele pinta um retrato muito diferente do que por anos foi descrito como uma sessão marcada pelo mau-humor e desinteresse de Elvis em gravar.  O que se ouve entre os takes são as costumeiras piadas, risos e brincadeiras que marcam quase todas as sessões de gravação de Elvis. E o seu comprometimento em registrar uma boa tomada se reflete nos 17 takes registrados de She Thinks I Still Care ou nos 10 necessários para uma versão satisfatória de Moody Blue.
Ha também pelo menos mais um aspecto nostálgico em Moody Blue. Ele marca o fim do que restava de material de estúdio de Elvis, gravado e lançado por ele em vida, nos anos 70. Ainda existem algumas sobras, tomadas perdidas e false starts nos arquivos, mas representam muito pouco dentro de todo o escopo. Com este último álbum, a FTD encerra um ciclo iniciado em 1999, com Jungle Room Sessions, o primeiro FTD de estúdio a documentar os anos 70, justamente com as sessões de 1976.

P.S: Ah sim, para quem ficou curioso: A fita que enroscou e embolou no toca-fitas do carro foi salva. Foi resgatada com o auxílio de uma faca sem ponta e da habilidade de um pai zeloso.

ARTE DO CD: 5/5
CONTEÚDO: 4,5/5
SOM: 5/5

Leia também:
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® Sergio Luiz Fiça Biston, Março de 2014



 



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Disc 1 : The Album
Unchained Melody
If You Love Me (Let me know)
Little Darlin'
He'll Have To Go
Let Me Be There
Way Down
Pledging My Love
Moody Blue
She Thinks I Still Care
It's Easy For You

The Alternate Album

Unchained Melody - undubbed master
If You Love Me (Let Me Know) - undubbed master
Moody Blue - take 6
She Thinks I Still Care - take 2B
My Way (live)
Way Down - undubbed master
Little Darlin' - undubbed master
He'll Have To Go - rough mix
Pledging My Love - composite of rehearsal and take 3
It's Easy For You - take 1

Bonus Tracks

She Thinks I Still Care - takes 1, 2A
America The Beautiful
Softly As I Leave You
Disc 2
The Sessions
Way Down - rehearsal, take 1
Way Down - take 2A
She Thinks I Still Care - takes 3,4
Moody Blue - take 1
Pledging My Love - takes 1,2
Pledging My Love - take 3
It's Easy For You - takes 3,4
It's Easy For You - undubbed master
She Thinks I Still Care - takes 7,9
She Thinks I Still Care - take 10
Blue Eyes Crying In The Rain - unedited rough mix of master
Moody Blue - takes 7,5
Bitter They Are, Harder They Fall - rough mix of master
Pledging My Love - takes 4-5
Pledging My Love - undubbed, unedited master
Way Down - take 2B
Way Down - rough mix of master
Moody Blue - takes 8,9
Moody Blue - master unedited rough mix
She Thinks I Still Care - take 15
America - composite of single master and the surviving ending of the erased studio version.
Moody Blue (FTD)
Estúdio - Outtakes
Elvis embarcando no Lisa Marie em Outubro de 1976