minessotacover (84K)

 

A Minnesota Moment

 

Gravado Ao VIvo, 17 de Outubro de 1976.

Músicas:
01: Also Sprach Zarathustra
02: See See Rider
03: I Got A Woman / Amen
04: Love Me
05: If You Love Me (Let Me Know)
06: You Gave Me A Mountain
07: Jailhouse Rock
08: All Shook Up
09: (Let Me Be Your) Teddy Bear / Don’t Be Cruel
10: And I Love You So
11: Fever
12: Steamroller Blues
13: Introductions/Early Mornin’ Rain
14: What’d I Say / Johnny B. Goode
15: Love Letters
16: School Days
17: Hurt
18: Hound Dog
19: One Night
20: It's Now Or Never
21: Mystery Train/Tiger Man
22: Funny How Time Slips Away
23: Can’t Help Falling In Love

Bônus
24: Fairytale
25: America
26: Hawaiian Wedding Song
27: Blue Christmas
28: That’s All Right

 

A Minnesota Moment - Por Sergio Biston

Recentemente os lançamentos de soundboards da FTD vem apresentando um padrão preocupante. America trouxe um show ruim com qualidade sonora no mesmo nível e mixagem bizarra. New Haven 76 por sua vez ofereceu um show ainda pior mas com ótima qualidade sonora. Agora a FTD apresenta A Minnesota Moment, show da boa turnê de Outubro de 1976. Infelizmente o CD cai numa terceira categoria: Um bom show com qualidade sonora ruim. Dos quatro shows já lançados dessa turnê, na categoria de gravação da mesa de som, o representante da FTD é o pior. Desses, os dois shows de Chicago, lançados por diferentes selos piratas, oferecem os melhores registros tanto em fidelidade quanto na mixagem. Neste lançamento da gravadora oficial a mixagem tem a voz de Elvis em evidência, enquanto os instrumentos ficam abafados ao fundo, encobertos ainda mais por um chiado ambiente, o que empobrece muita a musicalidade do disco. É realmente uma pena, especialmente porque o set list do show é interessante, contando com duas ou três escolhas relativamente raras para o período; como One Night e It´s Now Or Never. Boas versões de dois clássicos de outroura que fazem companhia à Steamroller Blues e Mystery Train/ Tiger Man, elas também boas performances. Elvis está em boa voz e focado na apresentação. As interpretações são firmes porém ainda sem a mesma projeção dos anos anteriores. Presley conversa pouco com a platéia, uma característica peculiar dessa turnê. Apesar disso o cantor não falhou em encantar a platéia e os críticos em Mineapolis. Escreveu o Mineapolis Tribune no dia seguinte:

"Elvis está em sua melhor forma e claro, como performer no palco, cantando ou apenas brincando, ele tem mais carisma do que uma dúzia de outros top performers combinados. Elvis irá durar? A julgar pelos gritos da platéia, ele não terá problemas."

Fairytale, America, Hawaiian Wedding Song, Blue Christmas e That´s All Right, gravadas em Sioux Falls e Dayton aparecem ao final do disco como faixas bônus representativas da turnê de Outubro.  Aqui a qualidade sonora é notavelmente superior, o que torna impossível não especular se um destes concertos não teria sido uma melhor escolha do que o show de Minneapolis. Blue Christmas é cantada com um tempo mais lento do que o costume, o que confere novos ares e uma ótima performance. Curiosamente alguém da platéia em Dayton pede por  Lonesome Cowboy, e a banda chega até a tocar alguns acordes, antes de Elvis se lançar numa agradável versão de seu compacto da SUN. Em suma, um bom show, infelizmente prejudicado pela qualidade da gravação.

 

minnesota1(31K)

Elvis canta em Mineapolis, MN - 17 de Outubro de 1976.

minnesota2 (21K)

 

 

Performance: 4/5

Som: 3/5

Arte do CD: 4/5
 

Leia Também:

Chicago Beat - Por Sergio Biston

Autumm Revival - Por Luiz Henrique

 

® Sergio Luiz Fiça Biston - Abril de 2010

home (7K) 

 

 

 

® 2005-2010 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.