 
 

 Life in Music – Ernest Jorgensen 
 - Por Luiz 
Henrique
Lançado em 1998, 
“Life in Music” ainda hoje é uma dos livros mais fascinantes escritos sobre a 
musica de Elvis. 
O 
Autor 
Ernest Jorgensen 
é o produtor que foi responsável pela excelente restauração do catálogo de Elvis 
nos últimos 17 anos. Dinamarquês, foi o responsável pela criação da gravadora 
“Follow that dream” que vem trazendo preciosidades aos fãs nos últimos anos. É 
co-autor do ótimo livro “Elvis day by day” com Peter Guralnick. ( N.E. 
Leia nossa entrevista exclusiva com Ernst clicando aqui)
A 
Obra 
Neste livro 
Ernest apresenta todas as musicas gravadas e lançadas até 1998 oficialmente. As 
mesmas são apresentadas em ordem cronológica, agrupadas nas sessões musicais e 
shows. Cada musica é apresentada na quantidade de takes gravados, numero de 
matriz e detalhes técnicos de overdubs e mixagens. Importante notar que Ernest 
não considera musicas lançadas em discos piratas e mencionava musicas que também 
eram inéditas para época e algumas são inéditas ate hoje, dando uma idéia do que 
devemos ter no futuro. 
Mais interessante 
que os detalhes técnicos são os textos escritos sobe cada sessão. Ao contrário 
de Tunzi, Ernest escreve apenas sobre o que já ouviu e sobre qual tem 
documentação oficial da RCA. Se por lado isso é decepcionante por dar poucas 
esperanças concretas, por outro dá a certeza da existência e possibilidade 
concreta de algum material interessante disponível. 
Cada sessão é 
analisada desde a sua preparação, passando pelas dificuldades com os direitos 
autorais e contendo comentário de cada musica e os resultados técnicos. 
Comentários de Elvis durante os takes são detalhados em algumas musicas, dando 
uma visão pessoal do sentimento de Elvis durante as sessões. 
Alguns pontos 
interessantes para os colecionadores: 
- Ernest coloca 
musicas como “It´s a matter of time” , “Fool” e “Any day now” como musicas 
ensaiadas para os shows de Nova York em 1972. 
- Ernest menciona 
musicas como “The Twelfth of never” e “Hello Josephine” como musicas ensaiadas 
para o Aloha. 
- Ernest dá 
detalhes dos takes, inclusive com frases de Elvis, da gravação da musica “We had 
it all” 
- Ernest confirma 
os ensaios de “Fellings” e musicas dos Platers em Graceland em 1976 
Um dos pontos 
negativos que podemos colocar na obra é a natural defasagem de informação obtida 
nos últimos anos, principalmente com a criação da FTD que trouxe muitas 
novidades. Outro ponto, é a clara má vontade de Ernest com as trilhas sonoras do 
meio dos anos 60 em que ele apenas coloca os detalhes técnicos , sem comentários 
das sessões. 
Conclusão 
Mesmo já com 
quase 10 anos, a obra ainda é atual e de importante consulta. Alem de ser um bom 
livro para leitura, já que Ernest faz uma analise não apenas do lado técnico 
como também do lado pessoal de Elvis. Um ótimo livro obsessivo no que realmente 
importa : a musica!

® 2007 
Luiz Henrique Costa Gonçalves, Junho de 2007
® 2007 Elvis Collectors 
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