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Showtime! 

 

Shows gravados em 28 e 29 de Dezembro de 1976, em Dallas e Birmingham respectivamente.

 

Faixas:

 

Disco 1 - Birmingham,AL, 29 de Dezembro de 1976


01) Also Sprach Zarathustra (Richard Strauss)
02) See See Rider (Arr. by Elvis Presley)
03) I Got A Woman / Amen (Ray Charles) / (Jester Hairston)
04) Love Me (Jerry Leiber/Mike Stoller)
05) Fairytale (Anita Pointer/Bonnie Pointer)
06) You Gave Me A Mountain (Marty Robbins)
07) Jailhouse Rock (Jerry Leiber/Mike Stoller)
08) It's Now Or Never (Aaron Schroeder/Wally Gold)
09) Trying To Get To You (Rosemarie McCoy/Charles Singleton)
10) My Way (Paul Anka/Jaques Reveaux/Claude Francois)
11) Polk Salad Annie (Tony Joe White)
12) Introductions / Early Mornin' Rain (Gordon Lightfoot)
13) What'd I Say / Johnny B. Goode (Ray Charles) / (Chuck Berry)
14) Love Letters (Edward Heyman/Victor Young)
15) School Days (Chuck Berry)
16) Funny How Time Slips Away (Willie Nelson)
17) Hurt (Jimmie Crane/Al Jacobs)
18) Hound Dog (Jerry Leiber/Mike Stoller)
19) For The Good Times (Kris Kristofferson)
20) The First Time Ever I Saw Your Face (Ewan McColl)
21) Unchained Melody (Alex North/Hy Zaret)
22) Mystery Train/Tiger Man (Junior Parker/Sam Phillips-Joe Hill Louis/Sam Burns)
23) Can't Help Falling In Love (Hugo Peretti/Luigi Creatore/George Weiss)
24) Closing vamp

Disco 2 - Dallas, TX - 28 de Dezembro de 1976
01) Also Sprach Zarathustra 0:58 (Richard Strauss)
02) See See Rider 3:37 (Arr. by Elvis Presley)
03) I Got A Woman / Amen 6:19 (Ray Charles) / (Jester Hairston)
04) Love Me 2:25 (Jerry Leiber/Mike Stoller)
05) Fairytale 2:32 (Anita Pointer/Bonnie Pointer)
06) You Gave Me A Mountain 3:14 (Marty Robbins)
07) Jailhouse Rock 1:43 (Jerry Leiber/Mike Stoller)
08) It's Now Or Never 2:31 (Aaron Schroeder/Wally Gold)
09) Trying To Get To You 3:19 (Rosemarie McCoy/Charles Singleton)
10) Blue Suede Shoes (Carl Perkins)
11) My Way (Paul Anka/Jaques Reveaux/Claude Francois)
12) Polk Salad Annie (Tony Joe White)
13) Introductions/Early Mornin' Rain 2:49 (Gordon Lightfoot)
14) What'd I Say / Johnny B. Goode 7:00 (Ray Charles) / (Chuck Berry)
15) Love Letters 3:24 (Edward Heyman/Victor Young)
16) School Days 0:55 (Chuck Berry)
17) Hurt 3:59 (Jimmie Crane/Al Jacobs)
18) Hound Dog 1:30 (Jerry Leiber/Mike Stoller)
19) Unchained Melody (Alex North/Hy Zaret)
20) Can't Help Falling In Love 1:43 (Hugo Peretti/Luigi Creatore/George Weiss)
21) Closing vamp


Showtime - Por Sergio Biston

Showtime, CD duplo da FTD é a escolha da gravadora oficial para representar a excelente turnê de Dezembro de 1976. Os dois show são verdadeiros clássicos da discografia clandestina de Elvis, tendo sido lançados originalmente na década de 90 por gravadoras como 2001 e Fort Baxter. Ao longo dos anos, outras gravadoras produziram relançamentos com promessas de melhorias sonoras que revelaram-se duvidosas. O show  de Birmingham pode ser encontrado como Burning In Birmingham (2001), o original, e High Voltage ( Audionics) . O concerto de Dallas foi lançado originalmente como A Hot Winter Night In Dallas (Fort Baxter) e mais tarde como At Full Force ( Audionics).

Showtime é portanto a terceira edição desse material, e a primeira por vias oficiais. A qualidade sonora varia nos três. A versão da FTD do show de Birmingham é melhor do que a versão original, com um som menos abafado e mais claro. Em comparação com a versão lançada pela Audionics, o som do selo pirata tem o vocal de Elvis mais em evidência, bem como o sintetizador de David Briggs, numa tentativa de criar um efeito stereo. Infelizmente o resultado não é agradável aos ouvidos, já que os teclados de Briggs se tornam incômodos com o tempo e a ambientação da platéia é quase nula. O FTD tem portanto o melhor balanço entre as três versões.

O show de Dallas traz significativa melhoria sonora em relação ao antigo Fort Baxter, além de contar com uma versão mais completa de You Gave Me A Moutain* e Jailhouse Rock**.

O show do dia 28 foi analisado pelo ECB em seu lançamento original, e a resenha pode ser encontrada clicando no link Disco 2 - Dallas, TX

Acompanha os CDs um livreto com fotos dos shows e créditos da produção. Tudo parte de um bem desenhado digipack duplo com excelente trabalho artístico. Em suma, um grande trabalho da FTD à altura dos shows que representa.

Disco 1 - Birmingham, AL

Pouquíssimos registros do ano de 1976 trazem performances tão empolgantes como a que recebeu a cidade de Birmingham, na noite de 29 de Dezembro. A primeira e única apresentação de Elvis na cidade foi uma para entrar para a história.

Motivado pelo seu relacionamento com a bela e jovem Ginger Alden, que conhecera recentemente, o cantor fez um de seus melhores concertos. Sua alegria e empolgação são evidentes durante toda a apresentação. Elvis está jubilante, brincando com os músicos e com a platéia, focando-se nas interpretações e principalmente, sendo Elvis Presley com E maiúsculo.

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See See Rider, o lendário número de abertura, ganha uma versão explosiva cheia de contorcionismos vocais que não poupam notas, no mais puro estilo Rock´n´Roll. Até a velha rotina de I Got A Woman/Amen ganha o brilho da empolgação de Elvis. No repertório, clássicos dos seus shows no período ganham versões muito mais dedicadas. Estão aí excelentes interpretações de You Gave Me A Moutain, Jailhouse Rock e Trying To Get To You. My Way retorna ao repertório após 3 anos de ausência, com arranjos mais crus e com incomum nota final. Fairytale, música do álbum Today marca presença com uma excelente versão, mesmo com Elvis quebrando a interpretação com uma piada. O primeiro bloco fecha com uma vibrante Polk Salad Annie. Não importa quantas vezes você já ouviu essas canções, em centenas de outros soundboards ou gravações de platéia, aqui elas soam diferentes, com muito mais mais brilho e sabor graças a vibração de Elvis.

Filmagem 8mm de Elvis em Birmingham

A segunda parte do show, logo após a apresentação dos músicos, torna a noite em Birmingham especial.  Ela começa sua nova Hurt e passa para uma incomum For The Good Times, country engavetado nas sessões de 1972. Aqui, graças ao improviso da banda, um tanto insegura, ela soa deliciosamente despretensiosa. James e Tony Brown emocianam com dedilhados simples, enquanto Elvis e Charlie Hodge harmonizam delicadamente. É uma bela versão que conta ainda com um fato inusitado, quando o que provavelmente foi um holofote, estoura ou cai fazendo um grande barulho que obriga Elvis, surpreso, a re-iniciar a canção.

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Mas é a faixa seguinte que torna-se o ponto culminante da apresentação." Essa canção é especialmente para você" anuncia Elvis antes de iniciar The First Time Ever I Saw Your Face. A sinceridade e a simplicidade  da interpretação são comoventes. No meio dela, na arena lotada, Elvis pede para que todos os músicos parem, com exceção de David Brigs. Por alguns segundos a arena se cala, mesmo que nunca completamente, e  o cantor cria uma noite solitária, adornada pelas estrelas criadas debaixo dos dedos do pianista. Seria a última vez que Elvis cantaria a canção. E que despedida mágica ela foi.

Sentado ao piano, Elvis investe em Unchained Melody. É uma interpretação fragmentada, improvisada, mas com muita alma. Tiger Man/Mistery Train mantém o espírito jovem do show antes de Can´t Help Falling In Love encerrar a noite no Alabama. Elvis jamais voltaria à Birmingham. Sob todos os aspectos, foi uma noite singular. 

 

Som CD 1: 3,8/5

Show 1: 5/5

Som CD 2: 4,5/5

Show 2: 4,9/5

Apresentação Do Material: 5/5

 

* Nessa edição do show em Dallas, Disco 2, Ernst e Roger escolheram omitir alguns versos da parte "My Woman Got Tired..." e editar direto para o refrão. O resultado é mais agradável do que o fade out do bootleg original.

** Jailhouse Rock aparece agora completa, embora o audio continue com oscilações devido aos danos na fita.

® Sergio Luiz Fiça Biston, Maio de 2011.

 

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