3000 SOUTH PARADISE ROAD (FTD) - Por Sergio Biston



                     

 
FROM ELVIS PRESLEY BOULEVARD, MEMPHIS, TENNESSEE - [FTD]


® Sergio Luiz Fiça Biston, Janeiro de 2013



 



® 2005-2013 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


Disc 1: THE SHOW
1. See See Rider
2. Proud Mary
3. Until It's Time For You To Go
4. You Don't Have To Say You Love Me
5. You've Lost That Loving Feeling
6. Polk Salad Annie
7. What Now My Love
8. Fever
9. Love Me
10. Blue Suede Shoes
11. One Night
12. All Shook Up
13. (Let Me Be Your) Teddy Bear/Don't Be Cruel
14. Heartbreak Hotel
15. Hound Dog
16. Love Me Tender
17. Suspicious Minds
18. Introductions
19. My Way
20. An American Trilogy
21. Can't Help Falling In Love

Recorded live at The Las Vegas Hilton August 12, 1972. Midnight show.


Se ha algo que fica evidente em 3000 South Paradise Road, é a excepcional qualidade do trabalho de arte de Hans Slebos. Da escolha das fotos,ao trabalho de colorização, passando pelo design gráfico e pelo livreto recheado com fotos de alta qualidade, o mais recente FTD mostra que a gravadora amadureceu e finalmente atingiu seu ápice nesse departamento. É de Hans Slebos o também bonito 48 Hours To Memphis. Seria muito salutar que todos os FTDs daqui em diante fossem desenhados por ele.
Dentro desse grande pacote estão dois CDs que trazem Elvis em dois momentos. O primeiro, um ensaio para a nova temporada e o segundo, uma das noites em Las Vegas. Ecos de From Sunset Boulevard To Paradise Road.
É claro que a estrela do projeto é o ensaio, gravado informalmente por Don Lance, atual estrela do mundo Elvis com seus ensaios inéditos.
A fonte é amadora, um gravador com uma fita cassete deixada no showroom do hotel por um então funcionário que trabalhava vendendo souvenirs.
A qualidade sonora é inferior ao primeiro, o excelente From Hawaii To Las Vegas. Enquanto naquele o som era claro, com Elvis em evidência e excelente ambientação, neste o som é abafado, com forte chiado e com a voz de Elvis um tanto distante. Ha momentos em que a qualidade melhora, mas em geral é um degrau a menos do que o ensaio de 73.
Para a nova temporada, Elvis trouxe pouco. Duas novas baladas, My Way e What Now My Love e um clássico do álbum Elvis is Back, Fever.  As três aparecem no ensaio, junto com mais duas canções que não veriam as luzes do palco desta vez; True Love Travels On A Gravel Road, e Faded Love.
A faixa de 69 ganha uma interpretação calorosa de Elvis, com  excepcional fraseamento no verso que antecede o refrão, enquanto Faded Love não difere muito da versão do disco Elvis Country, com exceção de uma guitarra mais proeminente. Faded Love tem um caso curioso com Elvis, que tentou apresenta-la ao vivo em 72, 73 ( onde finalmente obteve sucesso com duas versões) e mais uma vez em 74, onde apareceu nos ensaios de Agosto.
My Babe é talvez o momento mais interessante do ensaio. O sensacional blues tingido de rock pesado das primeiras noites de seu retorno aos palcos em Las Vegas, transforma-se com nuances mais suaves de pop e um solo extra de Burton. Elvis a usaria na noite de abertura e nunca mais.
Elvis também arrisca-se em Blueberry Hill,  que embora mal executada é uma curiosidade muito bem vinda.
Dois ensaios de Agosto de 1972 gravados por Lance permanecem inéditos ainda, com qualidade sonora superior.
No outro CD encontra-se o show do dia 12, já conhecido pelos fãs do bootleg Blazing Into The Darkness, lançado em 1999 e à epoca incorretamente datado.
Elvis apresenta-se com grande vigor e em excepcional voz. O repertório inclui as três novas canções e What Now My Love ganha uma dedicada e brilhante versão. Essa é a primeira temporada de Fever e por isso Elvis trabalha com muito esmero, garantindo uma versão à altura da sua gravação original. muito mais comprometida do que as versões dos anos seguintes.
Ha também um momento marcante quando Elvis apresenta o casal dono da compania eletrica onde trabalhou dirigindo um caminhão.
A qualidade sonora do soundboard é boa, com uma pequena melhora em relação ao antigo pirata.
Embora a qualidade sonora do ensaio e um show já conhecido diminuam a importancia deste lançamento, ainda assim 3000 South Paradise Road constitui importante audição, principalmente por trazer um ensaio inédito, material raro em sua discografia.

Leia Mais: Hot August Night - Por Sergio Biston
                Summer Festival- Por Luiz Henrique
               





Conteúdo: 4,5/5
Arte: 5/5
Som Disco 1: 4/5
         Disco 2: 2,8/5
Disc 2: THE REHEARSAL
1. You Don't Have To Say You Love Me
2. Until It's Time For You To Go
3. You've Lost That Loving Feeling
4. Burning Love
5. What Now My Love (version 1)
6. What Now My Love (version 2)
7. My Babe
8. For The Good Times
9. True Love Travels On A Gravel Road
10. Fever
11. Blueberry Hill
12. Little Sister - incomplete
13. I'll Remember You
14. An American Trilogy
15. Something
16. Faded Love
17. You Gave Me A Mountain
18. I'm Leavin'
19. My Way (version 1)
20. My Way (version 2)