 
  


A Hot August Night 
   Show gravado em Las 
Vegas, Nevada no dia 12 de Agosto de 1972. Midnight. Músicas:   Introduction: Also Sprach Zarathustra  *11 de Agosto   Hot August 
Night - Por Sergio Luiz Ha literalmente centenas de shows 
de Elvis lançados por diversos selos independentes ou oficiais, sejam gravações 
de platéia ou registros da mesa de som. Ha também uma vasta quantidade de ótimos 
shows, bons shows e a eventual parcela de apresentações medíocres. Ha 
entretanto um pequeno grupo de concertos que podem ser considerados estelares. 
Aquele tipo de espetáculo que faz o ouvinte retornar a ele várias vezes. Nas 
palavras de Clinton Heilyn, autor de Bootleg: The secret Side Of The 
Other Record Industry: "É preciso mergulhar em 
dezenas de noites ruins, performances fracas e gravações abafadas para 
achar um momento, um respiro de ar fresco, aquele concerto perfeito que 
justifica tudo"   Esse é um deles. Gravado diretamente da mesa de 
som, com qualidade sonora e mixagem excelente, o mais recente lançamento da 
Madison vem para figurar entre os lançamentos essenciais na discografia pirata 
de Elvis. É um CD obrigatório na prateleira de quem coleciona este tipo de 
material. Sem sombra de dúvidas, a segunda 
temporada de 1972 no Hilton de Vegas foi uma de suas melhores. Presley 
indubitavelmente fez muitas apresentações brilhantes entre 1973-1976, mas a 
qualidade artística de seus shows em Vegas dentro desse período nunca foi 
superior à curva acendente dos anos de 1969-1972. Dentro desse período Elvis 
mostrou ao público de Vegas porque era o artista mais completo do showbizz, com 
seu carisma, talento, dinamismo,presença de palco e beleza. Como um todo, essas 
apresentações nunca mais seriam igualadas. É, portanto, inegável a qualidade 
de suas apresentações durante essa temporada representada aqui pelo Midnight 
show do dia 12 de Agosto, onde um repertório moderno e bem balanceado é 
soberbamente interpretado por um cantor no topo de suas habilidades 
vocais. Não ha interrupções aqui. Não há 
piadas ou beijos durante as canções. Cada peça é interpretada com total 
entrega deliciando o ouvinte com performances dedicadas. Até 
mesmo os clássicos do início de sua carreira como All Shook 
Up e Teddy Bear, por ele tão execrados, são 
beneficados por esse comprometimento. É, botando às claras, um show 
digno de seu legado. Assim como na primeira temporada 
em Vegas no mesmo ano, novas canções foram adicionadas ao repertório. Não em 
número igual, mas a inclusão de cada uma delas foi notadamente escolhida 
com zelo, por vezes refletindo um momento em particular de sua 
vida. É o caso de What Now My 
Love e For The Good Times. A primeira seria 
imortalizada cinco meses depois em seu especial via satélite, Aloha From Hawaii, 
enquanto For The Good Times ganha aqui possivelmente a sua melhor leitura, 
incluindo a versão de estúdio. A interpretação desse bonito country é um 
provável recado à sua ex-esposa e talvez por isso, Elvis dedique-se 
imensamente ao número, cantando cada verso como se cada palavra saísse 
diretamente de seu coração. A orquestra e os backing vocals fazem um trabalho 
igualmente fantástico. My Way, o clássico para sempre 
associado à Frank Sinatra, faz sua estréia nessa temporada e embora ganhe 
uma belíssima interpretação, suas versões definitivas na voz de Elvis só virão 
anos mais tarde. No mesmo quilate das outras 
canções românticas do show, Untill Its Time For You To Go evoca 
também uma belíssima interpretação do clássico de Buffy Sainte Marie. As performances apaixonadas seguem 
com releituras de clássicos da outras temporadas como You´ve Lost That 
Loving Feeling, muito parecida com a versão do album As 
Recorded Live At Madison Square Garden, e American 
Trilogy, originalmente utilizada na primeira temporada do ano. 
         Elvis em diversos 
momentos da temporada de Agosto/Setembro de 1972.  
 C.C. Rider  
I Got A Woman / Amen  
Proud Mary 
 Never Been To 
Spain  
Until It's Time For You To Go  
You've Lost That Loving 
Feeling 
 Polk Salad Annie 
What Now My Love  
 Fever 
 Love Me  
Blue Suede Shoes 
One Night  
All Shook 
Up 
 Teddy Bear / Don't Be Cruel 
Heartbreak Hotel 
Hound Dog 
For The Good Times  
Suspicious Minds  
Band 
introductions  
My Way 
An American Trilogy  
A Big Hunk 'O 
Love  
Tiger Man (parte apenas) 
Can't Help Falling In Love  
*
Closing Vamp
 

Mas não são só as baladas que se destacam no show. Os rocks Proud Mary e Never Been To Spain fazem suas aparições com versões matadoras. Em especial a segunda, talvez a melhor versão desse cover da banda Three Dog´s Night, que conta com um notável trabalho na guitarra de James Burton. A nova roupagem de Polk Salad Annie também merece atenção, especialmente pela levada rock´n´roll de Ronnie Tutt, que trabalha o cymbal com maestria.
Ha também resgates da época dourada do Rock, com destaque para Fever, que faz sua estréia nessa temporada e será utilizada quase que continuamente até os últimos concertos de Elvis. Suas primeiras versões, como a presente neste CD, conservam um pouco do charme e a malícia da versão original e funcionam muito bem ao vivo, promovendo um momento de interação entre Elvis e a platéia feminina, provocada pelos meneios corporais do cantor, sob o palco tenuamente iluminado. Futuramente, Fever não contará com interpretações tão concentradas, padecendo por vezes, do excesso de brincadeiras de Elvis com o público.
O show conta também com versões inspiradas de Suspicious Minds, sempre um clássico, e hits antigos e mais raros em seu repertório, como One Night e Blue Sued Shoes. Hound Dog, aparece em sua nova roupagem blues.
Encerrando o concerto, a tradicional Cant Help Falling In Love, precedida do que prometia ser uma versão matadora de Tiger Man, mas que infelizmente marca o final do tape, contendo apenas os segundos iniciais.
Mas não é somente o show em si que está em um nível acima dos demais. O CD como produto também está em uma liga à parte, apresentando uma excelente mixagem com todos os instrumentos e vocais audíveis na medida certa.
Para fechar com chave de ouro, acompanha o disco um livreto com fotos raras da temporada, bem como um texto explicativo sobre o período e seu contexto.
Para fãs que procuram ter somente o essencial da discografia pirata, dado seu preço e a dificuldade de encontrar esse material em seu formato original, Hot August Night da Madison vale a caçada e figurará entre os destaques da discografia ao vivo de Presley.
Som: 4/5
Performance: 4,8/5
Leia Também:
Summer 
Festival - Por Luiz Henrique
® Sergio Luiz Fiça Biston, Março de 2008
® 2005-2006-2007-2008 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.