
EP 584-0016 - Por Jean Fabrício *
Há muitos anos a indústria fonográfica aboliu o “compacto”. Os mais novos (em idade!) devem achar que estou falando de CD. Antes do advento do CD (Compact Disc ©, em 1982), as empresas fonográficas prensavam três tipos de “discos”, em quatro velocidades – tudo isso não necessariamente ao mesmo tempo. Antes de falar sobre o EP 584-0016, vamos ao que significa exatamente “três tipos de discos em quatro velocidades”.
Os discos de vinil (criados em 1948. Anteriormente eram de outro material plástico mais pesado e menos resistente) eram fabricados em três tamanhos medidos em polegadas: 7” (compacto ou single, com duas ou quatro músicas), 10” (extended play – EP, com seis ou oito músicas) e 12” (long-play – LP, com 10 a 14 músicas). Os compactos com 4 músicas (compactos duplos) também são denominados extended play. Para descobrir qual é qual, basta ver o tamanho do disco: se tiver quatro músicas e 7 polegadas, é um compacto duplo (ou EP 7”); se tiver seis ou oito músicas, é um EP 10”. E os toca-discos* possuíam basicamente três rotações, alguns raros com quatro: 16 (pouco usual), 33½, 45 (mais usual até o início da década de 1960)) e 78 rotações por minuto. Quanto mais rápido, em tese, mais antigo o disco. Discos de 78 rotações caíram em desuso no final dos anos 1940, embora ainda seja possível encontrar algumas músicas de Elvis em discos de 12” e 78 rpm.

Naquele tempo era comum uma gravadora lançar um compacto antes do LP, como uma prévia do que viria a seguir. Às vezes mais de um compacto era colocado no mercado para somente após vir o LP. Na maioria dos casos as músicas do compacto integrariam o LP (já a EMI-Odeon não partilhava dessa premissa em relação aos Beatles: seus singles não eram lançados nos LPs, gerando alguns LPs coletâneas ao longo da carreira para dar oportunidade àqueles que não compraram os compactos. Até hoje George Martin, o produtor dos Beatles, se arrepende por ter lançado Strawberry Fields e Penny Lane – duas faixas lado “A” - em compacto sem tê-las incluído no LP Sgt. Pepper’s). Curiosamente a SUN Records nunca lançou um LP de Elvis – ou por falta de tempo ou por descuido de Sam Philips.
Assim 
que foi contratado pela RCA, Elvis gravou uma série de músicas que se 
transformaram em compactos e LPs. Nos EUA, antes do lançamento do primeiro LP 
(LPM-1254), a RCA lançou três compactos de Elvis (mais os cinco da SUN no final 
de 1955, esses relançamentos das mesmas músicas sob o novo selo). Foram eles: 
47-6420 (45 rotações) e o 20-6420 (78 rotações) em Janeiro/1956; EPA 747 (45 
rotações) em Março/1956; EPB 1254 (45 rotações, esse um compacto duplo) em Março 
de 1956.
Tal como aconteceria alguns meses mais tarde com o LP nacional BKL-60 (ver artigo clicando aqui), a RCA brasileira fez do primeiríssimo lançamento de Elvis no país uma “saladinha”; mais um item de colecionador raro pela peculiaridade. Vamos a ele, o compacto EP 584-0016.
Nos EUA, a RCA fez de seu terceiro lançamento (EPB1254) um apanhado do compacto anterior (EPA747) com outras músicas, e apenas 3 a menos do que o LP LPM1254. Aqui no Brasil a RCA fez algo diferente: pegou o lado B do disco 01 do americano EPB1254 e o transformou em lado A; e pegou o lado A do disco 02 do americano EPB1254 e o transformou em lado B. Ou seja, mesmas músicas, apresentação diferente – só isso já bastaria para chamar a atenção dos colecionadores. Mas o que chama mais a atenção é a seqüência: nos EUA, quando o LP LPM1254 foi lançado, o público não conhecia apenas três das doze músicas do disco (25% apenas). Já no Brasil, quando foi lançado o BKL-60, os brasileiros ouviram onze músicas novas (quase 100% de novidade no nosso mercado!). Veja na tabela abaixo a comparação entre os três lançamentos:
| RCA 
      EPA 747 | RCA 
      EPB 1254 | RCA 
      584-0016 | 
|   |   |   | 
| LADO 
      A | LADO 
      A | LADO 
      A | 
| Blue 
      Suede Shoes | Blue 
      Suede Shoes | I 
      Got A Woman | 
| Tutti 
      Frutti | I'm 
      Counting On You | One 
      Sided Love Affair | 
| LADO B | LADO B | LADO 
      B | 
| I 
      Got A Woman | I 
      Got A Woman | Tutti 
      Frutti | 
| Just 
      Because  | One 
      Sided Love Affair | Tryin' 
      To Get To You | 
|   | LADO C |   | 
|   | Tutti 
      Frutti |   | 
|   | Tryin' 
      To Get To You |   | 
|   | LADO 
      D |   | 
|   | I'm 
      Gonna Sit Right Down And Cry (Over You) |   | 
|   | I'll 
      Never Let You Go (Little Darlin') |   | 
 
Em 
relação à capa, a nossa RCA tentou acompanhar o lançamento americano, com 
algumas alterações. Veja o comparativo abaixo:
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Capa do 
EPA 747                                            
Capa do 584-0016
Na versão americana, a capa apresenta as vibrantes cores rosa e verde. Já a nacional substitui as cores originais pelo azul e pelo amarelo... sem uma explicação aparente para isso. Poderíamos inferir que nessas cores o processo tornar-se-ia de menor custo, já que para fazer a capa nacional seriam necessárias duas “matrizes”, uma para o amarelo e outra para o azul, duas das quatro cores básicas na impressão em cores. Para as cores verde e rosa, as mesmas duas matrizes teriam de receber 5 cores: a cor magenta e a cor azul (nas devidas proporções) sobre o amarelo para fazer o rosa; e a cor amarela sobre o azul para o verde. O selo superior direito é ligeiramente diferente nas versões. Na americana mantêm-se as cores verde e rosa, sem o código do compacto, enquanto que na capa nacional a logo é em azul e amarelo, trazendo a codificação da RCA brasileira para o compacto (584-0016). Chama a atenção de na capa nacional constar o texto em inglês abaixo do selo, porém mantendo o “A voz do dono” sob o Nipper. A foto de Elvis na capa brasileira está ligeiramente inclinada à direita, e pode ser visto detalhe do cinto da calça e cotovelo de Elvis.
 
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Diferença 
entre o selo americano (em cima) e o nacional (em 
baixo)
 
A contra-capa do disco nacional apresentava um texto sobre o artista - na americana nada de texto. Porém, perdemos a foto que o disco americano tem... Hoje em dia (2008) o acesso a fotos é muito facilitado devido principalmente à Internet e à diminuição dos custos de produção e distribuição de livros, significando que a foto publicada no disco americano pode ser encontrada “por aí”. Já o texto brasileiro retrata uma opinião da época, algo muito mais raro de se encontrar “por aí”, já que a estimativa de produção do nosso compacto não chega a 1000 cópias. E a sobrevivência deles é muito menor ainda. Um dado muito informal fornecido por um grande colecionador supõe que não existam mais de 15 ou 20 exemplares do 584-0016 no Brasil.
 
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Contra-capa 
do LP Americano                                   
Contra-capa do LP Brasileiro
 
Passando ao LP, a seleção de músicas é a descrita acima. O selo é preto com texto em cinza-prata e a logo do Nipper bem pequeno, à esquerda. Veja abaixo a comparação entre os selos:
 
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ELVIS PRESLEY
(BR) RCA EP 584-0016
Lançamento:1956
Tutti Frutti 
***
Tryin' To Get To You ****
 
* Gravação: RCA Studios, Nashville, 
10/01/1956
** Gravação: RCA Studios, New York, 
30/01/1956
*** Gravação: RCA Studios, New York, 
31/01/1956
**** Gravação: SUN Studios, Memphis,11/07/1955
 
Abaixo o texto da contra-capa:

 
E uma curiosidade: o exemplar que possuo foi originalmente vendido em Belo Horizonte/MG. No selo da loja, vejam o nome. Desde 1956 esse compacto era para ser meu! ;)

* Chamar o toca-discos de ‘vitrola’ é um erro histórico, mas permitido. É como chamar a lâmina de barbear de gilete: vitrola é a adaptação para a língua portuguesa da Victrola, um dos modelos de aparelho reprodutor de discos lançado em Outubro de 1906 pela Victor Talking Machine Co.. Em Outubro de 1929 a Victor é comprada pela RCA, d'onde gerou a RCA Victor. Vale a pena uma visita a um site sobre a empresa, um pedaço da pré-história de Elvis: www.victor-victrola.com

E.B.
* Jean Fabrício Gomes é colecionador de Lps de Elvis e nosso colaborador para a seção discografia nacional.
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