BKL-60 - Por Jean Fabrício *
A
segunda metade da década de 1950 marcava uma nova era para o Brasil. Em
03/10/1955 era eleito o “presidente bossa-nova” Juscelino Kubitschek, que
prometia fazer o Brasil crescer 50 anos em 5, e transferir a capital brasileira
para o planalto central. Iniciava no Brasil os “anos
dourados”.
Passado
quase em branco pelos historiadores da época, bem como por jornais e revistas, o
segundo semestre de 1956 marcou o lançamento, no Brasil, do primeiro LP de Elvis
Presley. Dois compactos(*) haviam
sido lançados algumas semanas antes – “Blue Suede Shoes / Trying to Get You” e
“Tutti Frutti / I Got a Woman” – e a RCA Victor brasileira decidiu então pelo
lançamento de um LP do jovem artista, o famoso BKL-60.
(*)
Desdobramentos do EP duplo americano lançado em Março de 1956 - ELVIS
PRESLEY (US) RCA EPB
1254, com as músicas:
Lado
1 |
Lado
3 |
O
primeiro LP de Elvis lançado pela RCA Victor nos Estados Unidos é um marco para
o Rock’n’Roll e também para o design de capas de LP, com seu vistoso verde e
rosa sobre uma foto preto e branco mostrando toda a garra de Elvis nos palcos.
Seu conteúdo era:
Lançado: Março 1956
Lado
1 Blue Suede Shoes I'm Counting On You I Got A Woman One Sided
Love Affair I Love You Because Just
Because |
Lado 2Tutti Frutti Tryin' To Get To You I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over
You) I'll Never Let You Go (Little
Darlin') Blue Moon Money
Honey |
Curiosamente,
a RCA Victor no Brasil não seguiu a diretriz da matriz americana, nem na capa do
LP, nem na escolha das faixas que comporiam os dois lados do
disco.
Começando
pela capa, a RCA brasileira optou por aproveitar a mesma capa do EP americano
ELVIS PRESLEY (RCA EPA 830),
lançado em Setembro 1956, com as seguintes músicas:
Side
1: Shake
Rattle And Roll / I Love You Because
Side
2: Blue
Moon / Lawdy Miss Clawdy
Passando
ao LP, a seleção de músicas é diferente do original americano. Apenas três das
doze músicas do LP americano foram lançadas no BKL-60. As outras músicas foram
colocadas no LP sem que fosse divulgada a razão dessas escolhas ou da diferença
para o LP americano. Por azar (o público brasileiro não teve o mesmo material
lançado nos EUA) ou por sorte (o BKL-60 tornou-se único no mundo, fazendo dele
uma raridade histórica e comercial), a escolha recaiu sobre cinco músicas
lançadas pela SUN e sete lançadas pela RCA, abrangendo um período de 2
anos:
LADO
1:
Good
Rockin’ Tonight
(US)
SUN 210 (78/45)
Lançado:
Setembro 1954
Gravado:
Sun Studios, Memphis, 09/09/1954
I
Don’t Care If The Sun Don’t Shine
(US)
SUN 210 (78/45)
Lançado:
Setembro 1954
Gravado:
Sun Studios, Memphis, 09/09/1954
Lawdy,
Miss Clawdy
(US)
RCA 47-6642 (45) 20-6642 (78)
Lançado:
Agosto 1956
Gravado:
RCA Studios, New York City, 03/02/1956
Just
Because
(US)
RCA EPA 747
Lançado:
Março 1956
Gravado:
Sun Studios, Memphis, 11/09/1954
Money
Honey
(US)
RCA LPM 1254
Lançado:
Março 1956
Gravado:
RCA Studios, Nashville, 10/01/1956
One
Sided Love Affair
(US)
RCA EPB 1254
Lançado:
Março 1956
Gravado:
RCA Studios, New York City, 30/01/1956
LADO
2:
Shake,
Rattle And Roll
(US)
RCA 47-6642 (45) 20-6642 (78)
Lançado:
Agosto 1956
Gravado:
RCA Studios, New York City, 03/02/1956
Don’t
Be Cruel
(US)
RCA 47-6604 (45) 20-6604 (78)
Lançado:
Julho 1956
Gravado:
RCA Studios, New York City, 02/07/1956
I
Want You, I Need You, I Love You
(US)
RCA 47-6540 (45) 20-6540 (78)
Lançado:
Maio 1956
Gravado:
RCA Studios, Nashville, 14/04/1956
Heartbreak
Hotel
(US)
RCA 47-6420 (45) 20-6420 (78)
Lançado:
Janeiro 1956
Gravado:
RCA Studios, Nashville, 10/01/1956
That’s All Right
(US)
SUN 209 (78/45)
Lançado:
Julho 1954
Gravado:
Sun Studios, Memphis, 05/07/1954
Blue
Moon Of Kentucky
(US)
SUN 209 (78/45)
Lançado:
Julho 1954
Gravado:
Sun Studios, Memphis, 05/07/1954
No
verso da capa do LP, a RCA escreveu uma resenha apresentando o novo artista para
o Brasil. Abaixo a transcrição completa do texto, incluindo erros ortográficos
(para 2007, pois em 1956 estavam corretos. Apenas uma observação: percebam que
uma das músicas de Elvis é grafada de forma errada no texto –
Heartbreack)
ELVIS
PRESLEY
com
acompanhamento
O moço
que revolucionou o mundo radiofônico e fonográfico dos Estados Unidos há alguns
meses atrás, o incrível cantor que introduziu no cenário musical americano um
surpreendente estilo de interpretação – combinando gestos com inflexões vocais
extremamente “avançados” – o rapazola que ficou milionário da noite para o dia,
outro não é senão o discutido Elvis Presley, artista exclusivo da RCA Victor.
Tão grande tem sido a repercussão de seu nome e de sua invulgar arte, que o
cinema não pôde deixar de se sentir atraído por sua personalidade e o convocou
para as suas hostes. De maneira que, em breve, Presley terá ampliado, ainda
mais, através do celuloide, a sua já gigantesca legião de
admiradores.
Nascido
em tupelo, no Mississipi, Elvis começou a cantar para amigos e grupos de
curiosos quando não contava sequer cinco anos de idade. Tôda a sua arte se deve
à perseverança e aos esforços de um autêntico autodidata.
Não
dispondo de meios para comprar uma guitarra, o menino Elvis preparava o caminho
para sua futura (e insuspeitada) fama exercitando a voz com o “acompanhamento”
de um cabo de vassoura, que êle “dedilhava” com fervor.
Trabalhando
em empregos de horário parcial, Elvis dirigiu-se, com o dinheiro economizado
nêsses empregos, a uma firma gravadora e pediu para fazer um disco
particular.
Meses
depois era oficialmente lançada a sua primeira gravação, que se constituiu em
instantâneo êxito. Desde então, tem vencido em tôdas as votações populares para
“o mais promissor artista novo”. Tanto a Cash Box como a Billboard, revistas especializadas em
discos, não lhe têm regateado aplausos.
Concluindo
o curso de humanidades, Elvis se lançou em extensa tournée por seu país, após o
que assinou contrato com a RCA Victor.
Elvis
é o intérprete mais original encontrado hoje no cenário musical popular dos
Estados Unidos. O seu estilo coleante se faz sentir vivamente até nos discos,
estilo responsável por sua tremenda popularidade, especialmente junto aos
brotos.
Elvis
conta com uma editôra própria, possui três Cadillacs (por enquanto), além de uma
motocicleta e uma Messer-Schmidt.
Ao
atingir o pináculo da fama, induziu o pai – com apenas quarenta anos de idade –
a se aponsentar, e reformou uma casa para a genitora, desenhando êle mesmo
algumas peças da mobília.
Suas
várias exibições, como artista convidado, no “Stage Show” de Jackie Gleason e no
“Milton Berle Show” foram recebidas com frenético entusiasmo e a elas se devem
alguns ataques de histerismo verificados no auditório da televisão durante a
transmissão dos programas.
Desde
que ingressou na RCA Victor que vem batendo todos os récordes de vendagem até
hoje registrados nesta companhia. A sua gravação “Heartbreack Hotel”
conquistou-lhe um disco de ouro pela venda de mais de um milhão de
exemplares.
A
companhia cinematográfica que o contratou recentemente foi a
Paramount.
No
Brasil, Elvis Presley vem dia a dia se impondo ao público amante da música
popular norte-americana; seus discos anteriores, aqui lançados (584-0015 e
584-0016, de 45 Extended Play)*, têm recebido o mais consagrador acolhimento, e
é de se prever que o presente Long Play constituirá outro grande acontecimento
no mercado fonográfico em nosso país.
Utilizou
a RCA Victor nesta gravação o seu Novo Som Ortofônico de Alta Fidelidade, que
assegura a melhor reprodução possível em aparelhos fonográficos de
categoria.
(*)N.E.:
EPs lançados no Brasil antes do LP BKL-60:
-
Blue Suede Shoes / Trying to Get You (1956)
-
Tutti Frutti / I Got a Woman (1956)
NESTE
DISCO:
LADO
1
Good
Rockin’ Tonight
I
Don’t Care If The Sun Don’t Shine
Lawdy,
Miss Clawdy
Just
Because
Money
Honey
One
Sided Love Affair
LADO
2
Shake,
Rattle And Roll
Don’t
Be Cruel
I
Want You, I Need You, I Love You
Heartbreak
Hotel
That’s
All Right
Blue
Moon Of Kentucky
* Jean Fabrício Gomes é colecionador de Lps de Elvis e nosso colaborador para a seção discografia nacional.
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