 
  
BKL-60 - Por Jean Fabrício *
A 
segunda metade da década de 1950 marcava uma nova era para o Brasil. Em 
03/10/1955 era eleito o “presidente bossa-nova” Juscelino Kubitschek, que 
prometia fazer o Brasil crescer 50 anos em 5, e transferir a capital brasileira 
para o planalto central. Iniciava no Brasil os “anos 
dourados”.
Passado 
quase em branco pelos historiadores da época, bem como por jornais e revistas, o 
segundo semestre de 1956 marcou o lançamento, no Brasil, do primeiro LP de Elvis 
Presley. Dois compactos(*)  haviam 
sido lançados algumas semanas antes – “Blue Suede Shoes / Trying to Get You” e 
“Tutti Frutti / I Got a Woman” – e a RCA Victor brasileira decidiu então pelo 
lançamento de um LP do jovem artista, o famoso BKL-60.
 
(*) 
Desdobramentos do EP duplo americano lançado em Março de 1956 - ELVIS 
PRESLEY (US) RCA EPB 
1254, com as músicas:
 
| Lado 
      1 | Lado 
      3 | 
O 
primeiro LP de Elvis lançado pela RCA Victor nos Estados Unidos é um marco para 
o Rock’n’Roll e também para o design de capas de LP, com seu vistoso verde e 
rosa sobre uma foto preto e branco mostrando toda a garra de Elvis nos palcos. 
Seu conteúdo era:

Lançado: Março 1956
| Lado 
      1 Blue Suede Shoes I'm Counting On You I Got A Woman One Sided 
      Love Affair I Love You Because Just 
      Because | Lado 2Tutti Frutti Tryin' To Get To You I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over 
      You) I'll Never Let You Go (Little 
      Darlin') Blue Moon Money 
      Honey   | 

Curiosamente, 
a RCA Victor no Brasil não seguiu a diretriz da matriz americana, nem na capa do 
LP, nem na escolha das faixas que comporiam os dois lados do 
disco.
 
Começando 
pela capa, a RCA brasileira optou por aproveitar a mesma capa do EP americano 
ELVIS PRESLEY  (RCA EPA 830), 
lançado em Setembro 1956, com as seguintes músicas:
Side 
1: Shake 
Rattle And Roll / I Love You Because
Side 
2: Blue 
Moon / Lawdy Miss Clawdy
Passando 
ao LP, a seleção de músicas é diferente do original americano. Apenas três das 
doze músicas do LP americano foram lançadas no BKL-60. As outras músicas foram 
colocadas no LP sem que fosse divulgada a razão dessas escolhas ou da diferença 
para o LP americano. Por azar (o público brasileiro não teve o mesmo material 
lançado nos EUA) ou por sorte (o BKL-60 tornou-se único no mundo, fazendo dele 
uma raridade histórica e comercial), a escolha recaiu sobre cinco músicas 
lançadas pela SUN e sete lançadas pela RCA, abrangendo um período de 2 
anos:
 
LADO 
1:
 
Good 
Rockin’ Tonight
(US) 
SUN 210 (78/45)
Lançado: 
Setembro 1954
Gravado: 
Sun Studios, Memphis, 09/09/1954
                                              
I 
Don’t Care If The Sun Don’t Shine
(US) 
SUN 210 (78/45)
Lançado: 
Setembro 1954
Gravado: 
Sun Studios, Memphis, 09/09/1954
 
Lawdy, 
Miss Clawdy
(US) 
RCA 47-6642 (45) 20-6642 (78)
Lançado: 
Agosto 1956
Gravado: 
RCA Studios, New York City, 03/02/1956
 
Just 
Because
(US) 
RCA EPA 747
Lançado: 
Março 1956
Gravado: 
Sun Studios, Memphis, 11/09/1954
 
Money 
Honey
(US) 
RCA LPM 1254
Lançado: 
Março 1956
Gravado: 
RCA Studios, Nashville, 10/01/1956
 
One 
Sided Love Affair 
(US) 
RCA EPB 1254
Lançado: 
Março 1956
Gravado: 
RCA Studios, New York City, 30/01/1956
 
LADO 
2:
 
Shake, 
Rattle And Roll
(US) 
RCA 47-6642 (45) 20-6642 (78)
Lançado: 
Agosto 1956
Gravado: 
RCA Studios, New York City, 03/02/1956
 
Don’t 
Be Cruel
(US) 
RCA 47-6604 (45) 20-6604 (78)
Lançado: 
Julho 1956
Gravado: 
RCA Studios, New York City, 02/07/1956
 
I 
Want You, I Need You, I Love You
(US) 
RCA 47-6540 (45) 20-6540 (78)
Lançado: 
Maio 1956
Gravado: 
RCA Studios, Nashville, 14/04/1956
 
Heartbreak 
Hotel
(US) 
RCA 47-6420 (45) 20-6420 (78)
Lançado: 
Janeiro 1956
Gravado: 
RCA Studios, Nashville, 10/01/1956
 
 That’s All Right
(US) 
SUN 209 (78/45)
Lançado: 
Julho 1954
Gravado: 
Sun Studios, Memphis, 05/07/1954
 
Blue 
Moon Of Kentucky
(US) 
SUN 209 (78/45)
Lançado: 
Julho 1954
Gravado: 
Sun Studios, Memphis, 05/07/1954
 
 
No 
verso da capa do LP, a RCA escreveu uma resenha apresentando o novo artista para 
o Brasil. Abaixo a transcrição completa do texto, incluindo erros ortográficos 
(para 2007, pois em 1956 estavam corretos. Apenas uma observação: percebam que 
uma das músicas de Elvis é grafada de forma errada no texto – 
Heartbreack)
 
ELVIS 
PRESLEY
com 
acompanhamento
 
O moço 
que revolucionou o mundo radiofônico e fonográfico dos Estados Unidos há alguns 
meses atrás, o incrível cantor que introduziu no cenário musical americano um 
surpreendente estilo de interpretação – combinando gestos com inflexões vocais 
extremamente “avançados” – o rapazola que ficou milionário da noite para o dia, 
outro não é senão o discutido Elvis Presley, artista exclusivo da RCA Victor. 
Tão grande tem sido a repercussão de seu nome e de sua invulgar arte, que o 
cinema não pôde deixar de se sentir atraído por sua personalidade e o convocou 
para as suas hostes. De maneira que, em breve, Presley terá ampliado, ainda 
mais, através do celuloide, a sua já gigantesca legião de 
admiradores.
 
Nascido 
em tupelo, no Mississipi, Elvis começou a cantar para amigos e grupos de 
curiosos quando não contava sequer cinco anos de idade. Tôda a sua arte se deve 
à perseverança e aos esforços de um autêntico autodidata.
 
Não 
dispondo de meios para comprar uma guitarra, o menino Elvis preparava o caminho 
para sua futura (e insuspeitada) fama exercitando a voz com o “acompanhamento” 
de um cabo de vassoura, que êle “dedilhava” com fervor.
 
Trabalhando 
em empregos de horário parcial, Elvis dirigiu-se, com o dinheiro economizado 
nêsses empregos, a uma firma gravadora e pediu para fazer um disco 
particular.
 
Meses 
depois era oficialmente lançada a sua primeira gravação, que se constituiu em 
instantâneo êxito. Desde então, tem vencido em tôdas as votações populares para 
“o mais promissor artista novo”. Tanto a Cash Box como a Billboard, revistas especializadas em 
discos, não lhe têm regateado aplausos.
 
Concluindo 
o curso de humanidades, Elvis se lançou em extensa tournée por seu país, após o 
que assinou contrato com a RCA Victor.
 
Elvis 
é o intérprete mais original encontrado hoje no cenário musical popular dos 
Estados Unidos. O seu estilo coleante se faz sentir vivamente até nos discos, 
estilo responsável por sua tremenda popularidade, especialmente junto aos 
brotos.
 
Elvis 
conta com uma editôra própria, possui três Cadillacs (por enquanto), além de uma 
motocicleta e uma Messer-Schmidt.
 
Ao 
atingir o pináculo da fama, induziu o pai – com apenas quarenta anos de idade – 
a se aponsentar, e reformou uma casa para a genitora, desenhando êle mesmo 
algumas peças da mobília.
 
Suas 
várias exibições, como artista convidado, no “Stage Show” de Jackie Gleason e no 
“Milton Berle Show” foram recebidas com frenético entusiasmo e a elas se devem 
alguns ataques de histerismo verificados no auditório da televisão durante a 
transmissão dos programas.
Desde 
que ingressou na RCA Victor que vem batendo todos os récordes de vendagem até 
hoje registrados nesta companhia. A sua gravação “Heartbreack Hotel” 
conquistou-lhe um disco de ouro pela venda de mais de um milhão de 
exemplares.
 
A 
companhia cinematográfica que o contratou recentemente foi a 
Paramount.
 
No 
Brasil, Elvis Presley vem dia a dia se impondo ao público amante da música 
popular norte-americana; seus discos anteriores, aqui lançados (584-0015 e 
584-0016, de 45 Extended Play)*, têm recebido o mais consagrador acolhimento, e 
é de se prever que o presente Long Play constituirá outro grande acontecimento 
no mercado fonográfico em nosso país.
 
Utilizou 
a RCA Victor nesta gravação o seu Novo Som Ortofônico de Alta Fidelidade, que 
assegura a melhor reprodução possível em aparelhos fonográficos de 
categoria.
 
(*)N.E.: 
EPs lançados no Brasil antes do LP BKL-60:
- 
Blue Suede Shoes / Trying to Get You (1956) 
- 
Tutti Frutti / I Got a Woman (1956) 
 
 
NESTE 
DISCO:
 
LADO 
1
Good 
Rockin’ Tonight
I 
Don’t Care If The Sun Don’t Shine
Lawdy, 
Miss Clawdy
Just 
Because
Money 
Honey
One 
Sided Love Affair
 
LADO 
2
Shake, 
Rattle And Roll 
Don’t 
Be Cruel 
I 
Want You, I Need You, I Love You 
Heartbreak 
Hotel 
That’s 
All Right 
Blue 
Moon Of Kentucky
 
 


* Jean Fabrício Gomes é colecionador de Lps de Elvis e nosso colaborador para a seção discografia nacional.
® 2008 Elvis Collectors 
Brasil. O conteúdo 
deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer 
reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e 
consiste em falta de ética.