BOOTLEG BARRA (16K) 

 

 

springhtimetours (18K)

 

Springtime Tours 76-77

Gravações Ao Vivo

CD 1:

01. Introduction: Also Sprach Zarathustra
02. C. C. Rider
03. I Got A Woman / Amen
04. Love Me
05. You Gave Me A Mountain
06. Tryin' To Get To You
07. All Shook Up
08. Teddy Bear / Don't Be Cruel
09. Until It's Time For You To Go
10. Hurt (primeira versão ao vivo)
11. Polk Salad Annie (incompleta)
12. Introductions by Elvis of vocalists, band
13. What'd I Say (James Burton, instrumental)
14. What'd I Say (reprise, James Burton, instrumental)
15. Drum solo (Larry Londin)
16. Bass solo (Jerry Scheff)
17. What'd I Say (Shane Keister)
18. Electric Piano & Clavinet solo (David Briggs)
19. School Day (Joe Guercio Orchestra)
20. And I Love You So (with break)
21. Fairytale (Chicago, May 2, 1977)
22. My Way (Chicago, May 2, 1977 - previously unreleased)
24. Love Me Tender (Norman, March 26, 1977 - previously unreleased)
25. Polk Salad Annie (Milwaukee, April 27, 1977)
26. Bridge Over Troubled Water (Duluth, April 29, 1977)
27. Big Boss Man (Duluth, April 29, 1977)
28. Trying To Get To You (Abilene, March 27, 1977)
29. That's All Right (Abilene, March 27, 1977 - previously unreleased)
30. Lawdy, Miss Clawdy (Abilene, March 27, 1977)
31. My Way (Abilene, March 27, 1977 - previously unreleased) 

Faixas 01. - 20. Gravadas em Johnson City, TN, 17 de Março de 1976.


CD 2:

01. Amen
02. Love Me
03. Let Me Be There
04. You Gave Me A Mountain
05. Steamroller Blues
06. All Shook Up
07. Teddy Bear / Don't Be Cruel
08. Hound Dog
09. Heartbreak Hotel
10. Polk Salad Annie
11. Introductions by Elvis of vocalists, band
12. What'd I Say (James Burton)
13. Drum solo (Larry Londin)
14. Bass solo (Jerry Scheff)
15. Piano solo (Shane Keister)
16. Electric Piano & Clavinet solo (David Briggs)
17. Introduction of Charlie Hodge
18. And I Love You So
19. Hurt
20. Burning Love
21. America The Beautiful
22. Funny How Time Slips Away
23. Fairytale
24. How Great Thou Art
25. Can't Help Falling In Love
26. Closing Vamp
27. Trying To Get To You (Johnson City, March 17, 1976 - original binaural)
28. Hurt (Johnson City, March 17, 1976 - original binaural)
29. Are You Lonesome Tonight (Norman, March 26, 1977)
30. Blue Christmas (Norman, March 26, 1977)
31. Heartbreak Hotel (Saginaw, April 25, 1977)
32. Mystery Train / Tiger Man (Saginaw, May 3, 1977)
33. Can't Help Falling In Love (incomplet, Saginaw, May 3, 1977)
34. My Way (Toledo, April 23, 1977) 

Faixas 01. - 26 Gravadas em Charlotte, NC, 20 de Março de 1976 8:30 P.M. Faixas 01. - 20. Gravadas em Johnson City, TN,  17 de Março de 1976. Faixa 33 inédita, faixa 34 iinédita em stereo. 
 

 

 

Springtime Tours 76-77Por Sergio Biston

Desde que duas faixas apareceram como bônus no bootleg Southbound os fãs de Elvis aguardam o lançamento em soundboard do show que abriu a primeira turnê do ano de 1976. Demais gravações de platéia e uma filmagem 8mm proporcionaram um vislumbre da qualidade da apresentação em Johnson City. Doze anos se passaram e finalmente a gravação de mesa de som se tornou disponível, graças ao time da Audionics. Infelizmente sua chegada tem um sabor agridoce. Isso porque o tape está incompleto e quase metade da apresentação não foi registrada. Com isso grande parte do charme do show ficou comprometido. Ficaram de fora da gravação, as interpretações de Burning Love, How Great Thou Art, Love Me Tender, Let Me Be There, America The Beautiful, HeartBreak Hotel, Hound Dog, Hawaiian Wedding Song, Mystery Train/Tiger Man e Can´t Help Falling In Love.

Outro grande problema é que a Audionics não corrigiu a velocidade do tape, deixando-o mais acelerado do que o normal. Por isso a voz de Elvis soa mais aguda do que o normal e as canções também parecem mais rápidas. Essa diferença chama a atenção logo no primeiro número, principalmente para quem lembra das faixas presentes no disco SouthBound que possuem uma sonoridade muito mais encorpada. O problema ocorre principalmente nas três primeiras faixas e See See Rider é a mais afetada, com a bateria na velocidade de um foguete. Depois disso a velocidade parece ajustar-se um pouco mais, mas ainda fora da normalidade. Esse descuido prejudica imensamente o resultado final.

A título de comparação, a faixa Trying To Get To You. Na primeira parte ouve-se a versão de Springtime Tours e em seguida o mesmo trecho na velocidade correta, presente no bootleg Southbound. Clique no player abaixo para ouvir.

Por fim, a comparação gráfica. Na primeira foto a versão de Springtime Tours, na segunda a de Southbound e na terceira os dois gráficos sobrepostos. Na sobreposição, as partes em roxo mostram a diferença da frequência.

springtimetours (83K) southboundsom (83K)comparacao (86K)

                        Springtime Tours                                                            SouthBound                                                 Sobreposição

Problemas a parte, o que sobrou mostra uma apresentação sólida, com Elvis em boa forma vocal. Em See See Rider Presley soa  um pouco "preso", bem diferente da voz dinâmica de apenas três meses antes, talvez por causa do tempo afastado dos palcos e certamente também pelos vários problemas que o afetavam. Mas a medida que o show progride sua voz melhora e já em You Gave Me A Moutain recupera sua glória.

O cantor parece mais concentrado do que estará pelo resto do ano até a guinada nos meses finais e das faixas presentes na gravação, destacam-se uma boa Untill Its Time For You To Go, e a primeira versão de Hurt.

                                                     johsnoncity76a (255K)johsnoncity763b (208K)

Elvis em dois momentos do show de Johnson City

A presença de dois novos membros na banda porporcionam um som bastante diferente da TCB band em sua configuração original. Com a saída definitiva de Glen Hardin e a ausência temporária de Ronnie Tutt, Sheine Kiester e Larrie Londin assumem os instrumentos, injetando sangue novo em antigas performances. Logo em See See Rider percebe-se a presença de Larrie na bateria, que ataca voraz o número de abertura. Essa característica permeia todos os demais números mais agitados do repertório. É interessante lembrar que os novos músicos entraram frios na banda, sem qualquer ensaio formal. Larrie Londin relembra a ocasião em uma entrevista:

"O pessoal do Elvis me enviou fitas com as canções que ele poderia incluir. Eram umas 400. Eu as ouvi em casa e fiz as partituras das mais prováveis. Aí eles me levaram até Graceland para ensaiarmos. Elvis desceu de pijamas e cantou um pedaço disso, um pedaço daquilo junto comigo. Aí ele parou e disse "Ótimo, vai dar tudo certo!" e subiu de volta para o quarto."

Larrie ainda lembra que durante o show o primeiro número não foi de acordo com o que ele havia ouvido nas gravações e Elvis pediu para que o músico o observasse. Londin então deixou de lado as partituras e se concentrou nos movimentos de Elvis no palco. 

Apesar do aparente despreparo, denunciado por alguns erros, a estréia dos músicos é muito positiva e para Larrie Londin, sua experiência com Elvis seria em suas próprias palavras, o ponto alto de sua carreira de grande sucesso.

larrieandelvis (141K)

Larrie Londin ao fundo, na bateria. Charlotte, NC - 20 de Março de 1976

 

O disco duplo, abrigado em luxuoso digipack triplo com livreto, ainda conta com a apresentação do dia 20 em Charlotte (Previamente lançada no bootleg Running For President) e registros de várias apresentações de Elvis na primavera de 1977. Entre elas as inéditas That´s All Right e My Way, esta última uma rara e interessantíssima versão declamada. Felizmente a voz de Elvis está excelente em ambas, talvez melhor do que em Johnson City.

Springtime Tours 76-77 como um todo é muito agradável, mas a condição incompleta de um show tão aguardo pelos fãs e a falta de atenção na produção final acaba deixando uma inevitável decepção. Fica a torcida para que isso tenha sido apenas a ganância de um colecionador e que o tape mais completo esteja aguardando um re-lançamento nos próximos anos, característica tão típica do "colecionismo" Elvis.

 

Apresentação Do Material: 3/5 (O problema da velocidade prejudica a qualidade geral do produto)

Show: 4/5  (Johnson City)

Som: 5/5

 

Leia Também:

Running For President- Por Sergio Biston

 

® Sergio Luiz Fiça Biston, Junho de 2010

 

home (7K) 

 

® 2005-2010 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.