Aloha, Jerry! - Por Sergio Biston



                     

 
ALOHA, JERRY
Gravado ao vivo, 23 de Fevereiro de 1973. Las Vegas, NV


® Sergio Luiz Fiça Biston, Julho de 2013



 



® 2005-2013 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


  Introduction
  Also Sprach Zarathustra
  CC Rider
  I Got A Woman – Amen
  Love Me Tender (with false start)
  You Don’t Have To Say
  You Love Me
  Steamroller Blues
  You Gave Me A Mountain
  Fever
  Love Me
  Blue Suede Shoes
  Hound Dog
  What Now My Love (with 2 reprises)
  Suspicious Minds
  Introduction of vocalists, musicians and orchestra /                          
  Introduction of Pierre Adidge, Bill Porter, Ed Parker,
  Buzz Aldrin, Mama Cass, Dane Clark, Ernest Borgnine,
  George Hamilton and Ann-Margret
  I’ll Remember You
  I Can’t Stop Loving You
  An American Trilogy
  Can’t Help Falling In Love
  Closing Vamp.
  Saturday, February 10th 1973 D/S (soundboard)
  Fever / Heartbreak Hotel /   Johnny B. Goode / Hound Dog
  What Now My Love / Suspicious Minds / Introduction of vocalists,
  musicians and   orchestra / Introduction of Jack Lord / I’ll Remember You.
A oitava temporada de Elvis em Vegas deixa uma coisa dolorosamente clara: O "comeback" havia chegado ao fim. Desde que o especial de TV da NBC foi ao ar em Dezembro de 1968, Elvis revitalizou sua carreira e embarcou num foguete que o levou novamente ao topo. Depois dele, vieram as gravações no American Studios em Memphis que resultaram em um disco aclamado pela crítica e uma série de compactos que se tornariam sucessos multiplatinados. Seguiu-se a volta das apresentações ao vivo, com um Elvis vibrante em todos os sentidos, turnês com recordes de público, novos álbuns entusiasticamente recebidos pelo público e crítica especializada, um novo Grammy e um Globo De Ouro pelo documentário Elvis On Tour. Por fim, um apoteótico espetáculo transmitido ao vivo via satélite para grande parte do planeta, Aloha From Hawaii, elevou Elvis a extratosfera e consolidou seu status de lenda.
Costuma-se dizer que o vento bate frio no topo, e depois do Aloha, voltar para mais uma temporada em Las Vegas foi gelado como uma noite de inverno. Shows cancelados, problemas de saúde, apresentações apáticas, incidentes bizarros nos bastidores e até brigas no palco marcaram a estadia e transformaram a temporada num quase desastre.
Por tudo isso, deve ter sido um alívio terminar a temporada e dar o fora de Las Vegas. Essa é pelo menos, a impressão que se tem nesse disco e que se evidencia nas firmes  e energéticas versões de See See Rider e I Got A Woman, bem como nas excelentes Steamroller Blues, I´ll Remember You e American Trilogy. Também em What Now My Love, que ganha uma versão singular, parcialmente recitada, que literalmente traz a casa a baixo e lhe rende uma longa e entusiasmada ovação. Presenciando o momento, está uma platéia estrelada, composta pelo ator Ernest Borgnine, sua antiga paixão Ann Margret, a cantora Mamma Cass e ninguém menos do que o astronauta Buzz Aldrin.
Também fica evidente que foi nessa temporada que Elvis perdeu interesse em Suspicious Minds (odeio essa música, soltaria mais tarde, num momento de insincera irritação, no show que encerraria a temporada seguinte) e nas clássicas Hound Dog, Love Me Tender e Love Me.
O show marca a despedida de Jerry Scheff como baixista da banda, por isso o título do CD. Scheff só voltaria dois anos depois, na primeira turnê de 1975.
Além disso a temporada não traz absolutamente nada de novo e apesar de ter ensaiado Separate Ways e Faded Love, Elvis decidiu deixá-las de fora do setlist.
Com o surgimento de novas fitas contendo gravações do período, tem-se um quadro cada vez mais completo desses shows, desde sua concepção no início de Janeiro de 1973, quando Elvis começou a ensaiar o repertório ( e que a FTD disponibilizou recentemente no fascinante From Hawaii To Las Vegas), passando por alguns dos shows do meio da temporada disponíveis em soundboard, até o show de encerramento que a Audionics apresenta agora, num registro de platéia de excelente qualidade.


Show: 4/5
Arte: 4/5
Som: 3,5/5
 
Elvis na temporada de Janeiro/Fevereiro de 1973
Leia também:
From Hawaii To Las Vegas - Por Sergio Biston
I´ll Remember You - Por Luiz Henrique
Kicking Na Rolling - Por Luiz Henrique