From Hawaii To Las Vegas - Por Sergio Biston

O trabalho incansável de Ernst Jorgensen continua a render frutos inesperados. Dessa vez a FTD expõe mais um tesouro perdido do legado de Elvis Presley, uma gravação amadora do último ensaio antes da estréia de sua 8ª temporada em Las Vegas. Ha algum tempo especuláva-se a existência de registros dos ensaios feitos antes das temporadas de Las Vegas, que serviam também de base para os shows na estrada. No livro Sessions III de Joseph Tunzi, ha menção aos ensaios feitos entre os dias 24 e 26 de Janeiro de 1973, porém sem descriminação das possiveis músicas ensaiadas.   From Hawaii To Las Vegas finalmente dá aos fãs mais uma possibidade de espiar os preparativos para uma nova temporada.
Gravações de ensaios são muito raras, por isso a importância desse lançamento da FTD, que com ele cumpre magistralmente seu papel de trazer aos fãs material raro e inédito.
O ensaio foi registrado num gravador portátil, com uma fita cassete C-60 da TDK, que pode ser vista na contracapa do disco. A qualidade sonora, mesmo não sendo proveniente da mesa de som, é excepcional. Tudo é absolutamente nítído, bem balanceado e com uma ambientação espetacular, sendo superior à muitos soundboards que pecam pelos chiados e mixagens abafadas.







































              


 
From Hawaii To Las Vegas
Ensaio. 25 de Janeiro de 1973, Las Vegas, Nevada.

® Sergio Luiz Fiça Biston, Julho de 2012



 



® 2005-2012 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


1. Something
2. You Gave Me A Mountain
3. Steamroller Blues
4. My Way
5. Love Me
6. It's Over
7. Blue Suede Shoes
8. I'm So Lonesome I Could Cry
9. Welcome To My World
10. I'll Remember You
11. Long Tall Sally/Whole Lotta Shakin' Goin' On
12. An American Trilogy
13. A Big Hunk O' Love
14. I'm Leavin' It All Up To You
15. Faded Love
16. I Can't Stop Loving You
17. Separate Ways –with band
18. Separate Ways – with band and orchestra
19. Bridge Over Troubled Water
20. Can't Help Falling In Love - incomplete

Conteúdo: 4,7/5
Som: 4,5/5
Leia Também:
I´ll Remember You - Por Luiz Henrique
Kicking And Rolling - Por Luiz Henrique

Depois do incrível sucesso de Aloha From Hawaii, voltar à mais uma série de rotineiras apresentações diárias em Vegas foi certamente um banho de água fria e junto com problemas em sua vida pessoal, contribuiu para uma temporada marcada por shows apáticos, agravados por incidentes bizarros.
Ainda assim, o cantor dedicou tempo para ajustar o show e ensaiar algumas poucas canções novas para o repertório.
Elvis compromete-se a ensaiar mesmo as canções já bem conhecidas em seu repertório, como Something, You Gave Me A Moutain, American Trilogy e até Love Me. Todas são cantadas com seriedade e sem poupar esforços vocais, testemunho de seu profissionalismo.
Diferente dos outros ensaios lançados, nesse Elvis conversa pouco e mantém as brincadeiras ao mínimo. Talvez um reflexo do desinteresse por mais uma temporada de shows no mesmo local, ou quem sabe seja apenas um momento de maior seriedade.
Muito do repertório se baseia no seu especial de TV no Havaí, de onde Elvis traz Welcome To My World e I´m So Lonesome I Could Cry. Nessa última Elvis faz uma bela interpretação, cantando um verso omitido no especial de TV. James Burton faz também um bonito solo de guitarra. Steamroller Blues é executada de maneira mais lenta, mais fiel à sua origem blues, do que as versões apresentadas ao vivo.
Mas o que faz desta gravação um registro ainda mais importante, são os ensaios de Faded Love, Separate Ways e Im Leaving It Up All To You.
Tanto Faded Love quanto Separate Ways são ensaiadas a sério, enquanto Im Leaving It Up All To You parece ter surgido num momento de espontaneidade, sem real intenção de inclusão no repertório. São duas versões de Separate Ways presentes no CD. A primeira conta só com Elvis e


Elvis concede um autógrafo. Las Vegas, 22 de Janeiro de 1973.
Foto do site Paul´s Elvis Candid
a banda, numa espécie de aquecimento. Na segunda, completa, a orquestra é adicionada, numa prova que Elvis tinha intenções de incluí-la no repertório. Infelizmente a idéia parece ter sido abandonada. Os arranjos de cordas feitos pela orquestra para a balada são excelentes, e um novo final foi criado para a música, uma vez que o fade-out original de estúdio não seria viável ao vivo.
Quando abriu a temporada no dia seguinte, Elvis cortou algumas canções ensaiadas do repertório e adicionou outras de momento. Mais de vinte shows dessa estadia permanecem sem qualquer registro e neles resta a esperança de que Elvis tenha incluído Separate Ways e Im Leaving It Up All To You.
Mesmo sendo uma temporada fraca, o registro desse ensaio contitui excelente audição, com um Elvis em forma e mais um registro fascinante do artista longe dos holofotes. Essencial.