Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Àrea livre para discussão dos mais variados assuntos

Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor Sergio Biston » Sáb Abr 24, 2010 7:48 pm

É com profundo pesar que informamos o falecimento de Marcelo Lemos Costa. Marcelo foi sem dúvida nenhuma, uma dos maiores divulgadores da obra de Elvis em nosso país. Marcelo tinha apenas 48 anos quando deixou saudades e uma trajetória de conquistas e reconhecimento no “mundo Elvis”.
Quando eu era apenas um garoto que havia recém descoberto Elvis, Marcelo pulou das páginas da revista Contigo e, sentado numa cama cuja cabeceira estava lotada de discos de Elvis, mostrava com orgulho o casaco de couro que um dia fora de Elvis e agora fazia parte da sua coleção. Na parede às suas costas, um poster de Elvis ficou para sempre em minha mente.
Marcelo virou referencia de Fã. Qualquer atividade significativa relacionada a Elvis no Brasil tinha seu envolvimento de alguma forma. Foi ele quem lançou no nosso país tão precário e apenas engatinhando economicamente no final da década de 80, uma caixa de discos que era simplesmente acima de qualquer referencia por aqui. Foi através dessa caixa, conseguida apenas depois de muito choro, de rosto lavado mesmo, que expandi meu horizonte musical no que se referia a Elvis. Talvez Marcelo nunca tenha sabido quantas mais pessoas descobriram ou expandiram suas frontéiras “Elvisticas” ( para usar um termo comum entre os fãs) com essa caixa, e os inesquecíveis Good Rockin Tonights...
Marcelo fundou a São Paulo Elvis Presley Society, ou SPEPS, co-produziu discos únicos no país, apareceu em programas de TV, levou centenas de fãs para realizar o sonho de conhecer Memphis e organizou exposições Elvis por todo o Brasil. Por seu empenho, foi agraciado com o título honorário de cidadão de Tupelo, cidade natal de Elvis.
Conversei com Marcelo três vezes. A primeira quando ainda tinha 9 anos. Encomendei dele uma cópia do Elvis In Concert. Dezessete anos depois fiz um telefonema onde minha intenção era além de bater um papo entre fãs e colecionadores, como também congratula-lo pelo que representou aos fãs até então. A última vez foi em Memphis, em 2007, ocasião em que o finalmente o conheci.
Que fique registrado portanto, mais uma vez, meu agradecimento à Marcelo e sua SPEPS, por tudo o que fez por Elvis e pelos seus fãs. Minhas preces e condolências a sua família.

Sergio
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor Douglas » Sáb Abr 24, 2010 10:07 pm

Estou sem palavras. Marcelo foi um dos maiores incentivadores da obra do Elvis no Brasil. Meus sinceros pêsames à família e espero que Marcelo esteja em um bom lugar.
Descanse em Paz, Marcelo.
Avatar do usuário
Douglas
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1326
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 5:24 pm

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor ERIK » Dom Abr 25, 2010 6:41 am

Uma figura impar no mundo Elvis a nível de Brasil.

Amigo, estudioso, colecionador e grande divulgador do nome Elvis Presley em nosso País.

Tive a honra de tê-lo como amigo durante 20 anos..desde que o conheci através da Speps...e foi através dele que consegui realizar meu sonho de ir a Memphis em 1996...e jamais, teria tido a oportunidade de conhecer várias pessoas ligadas a Elvis, como amigos e parentes, até de certa forma privada, se não fosse por ele, que sempre teve grande prestigio junto ao Staff de Graceland e todos que participaram da vida de Elvis.

Me lembro muito bem da amizade dele com o George Klein, amigo pessoal de Elvis desde criança até sua morte, que a época, administrava o Horseshoe Casino em Tunica, proximo a Memphis..quando lá chegamos escutei uma voz muito familiar...lá no fundo gritar...Marcelooooooooo, com aquele sotaque sulista americano..rs, era ele, in person, o famoso amigo de Elvis, George Klein..narrador dos famos dvd's The Great Performances...e o mesmo veio abraçar o Marcelo efusivamente...conversou com todos nós...tirou fotos...e ainda ofereceu o jantar de graça, regado a lagosta para todos nós da excursão...mimos que só o Marcelo poderia ter nos proporcionado...entre tantos outros.

Não me esqueço dele levando na viagem pó de de café brasileiro para Tom Jones (vide foto abaixo da ocasião, Marcelo e Tom Jones), com o qual se encontraria em Las Vegas e uma caixa com guaraná Antartica para o administrador de Graceland em 96...não é a toa que tivemos alguns privilégios lá dentro, mais tempo para visitação e etc B-)

Marcelo e Tom Jones em 1996


Imagem

Me arrependi de não ter extendido a viagem até las Vegas a época...poderia ter tirado fotos com Tom Jones e o conhecido pessoalmente...enfim tem coisas que vc perde se não aproveita na ocasião... :(

Nos divertimos muito durante a viagem, Marcelo e suas tiradas clássicas, muito divertimento...dias que ficam para sempre nas memórias dos que com ele lá estiveram em 96.

Meus sinceros sentimentos de perda...foi-se um grande amigo..ficam ótimas lembranças!

Que Deus o reconforte e o tenha em paz...

:ymhug:
"Welcome To My World"
Avatar do usuário
ERIK
Platinum Member
Platinum Member
 
Mensagens: 419
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 11:03 pm
Localização: PARANÁ

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor Wagner Now » Dom Abr 25, 2010 9:55 am

Eu não o conheci pessoalmente. Só umas três vezes por telefone para comprar algumas fitas vhs na época. Logicamente pq ele faleceu não poderemos fazer umas críticas ao mesmo. Não ocorreu comigo,mas muita gente falava que ele era muito chato e arrogante. Mas todo mundo tem defeitos,e ele não seria diferente. Que Deus o coloque em bom lugar.
Editado pela última vez por Wagner Now em Dom Abr 25, 2010 1:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Wagner Now
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 4204
Registrado em: Qui Fev 18, 2010 1:06 pm
Localização: Maceió

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor Nassib » Dom Abr 25, 2010 11:47 am

Conheci Marcelo pessoalmente no show do James em SP em 2008. O reconheci de longe e fui ao seu encontro: Olá Marcelo, sou Nassib de Natal/RN. Ele abriu o sorriso e disse: Rapaz, temos que tirar um foto histórica!rsrs! Eu sempre ligava pra ele, para saber das novidades do mundo Elvis no final dos anos 80, onde só tinhamos a TV e publicações de revistas especiais que saiam na época do seu aniversário (de morte e vida), Adquiri vários vídeos que passava horas assistindo e cada vez mais emocionado com a imensidão chamada Elvis Presley.
Sem dúvida, Marcelo foi um dos maiores nomes em termos de divulgação da obra de Elvis no Brasil.
Que descande am Paz!
"Se a vida fosse justa, Elvis estaria vivo e todos os imitadores estariam mortos." – Johnny Carson, comediante, 1997
Avatar do usuário
Nassib
Platinum Member
Platinum Member
 
Mensagens: 454
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 12:34 pm
Localização: Brasil

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor Renan » Dom Abr 25, 2010 1:21 pm

Estou muito triste. Ontem estive o dia inteiro fora, e fiquei sabendo agora de manhã através de um e-mail que o amigo Rogério Saliba repassou.

Fui ao velório dar um adeus ao querido Marcelo. Ele tinha uma aparência tranquila, parecia que estava dormindo. Que Deus o abençoe e que a sua familia tenha o conforto necessário para seguir em frente.

Esse ano completo 25 anos de idade, mas conheci o Marcelo quando tinha de 4 para 5 anos de idade. Uma pessoa muito boa, fez inúmeros esforços para ajudar o nome Elvis ser ainda mais conhecido no Brasil.
Já fazia um tempo que não chorava, hoje não teve jeito. Chorei! Bateu aquela saudade, todos os momentos que passei junto dele, quantas e quantas vezes recebeu eu e meu irmão em seu apartamento e passavamos horas conversando sobre Elvis, sobre os shows, sobre canções e etc...

Recordo ainda uma vez que fomos a uma pizzaria e lá cantamos com outros amigos, por volta de 60 canções do Elvis. Inclusive uma de suas preferidas "The Girl I Never Loved" que ele considerava estar no seu top 10 de preferidas.

Until we meet again, may God bless you!

Sinceramente,
Renan.
Avatar do usuário
Renan
Diamond Member
Diamond Member
 
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 11:07 am

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor POSSER » Dom Abr 25, 2010 6:30 pm

Não o conhecia pessoalmente mas recebo essa noticia com tristeza e também surpresa.

Morreu jovem.

Foi com discos lançados por esse cara que passei a conhecer Elvis.
Down to my last peso, but I'm not afraid to say so
Avatar do usuário
POSSER
Diamond Member
Diamond Member
 
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 4:42 pm

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor JeanFabricio » Seg Abr 26, 2010 9:55 am

Renan escreveu:Inclusive uma de suas preferidas "The Girl I Never Loved" que ele considerava estar no seu top 10 de preferidas.


Vejam como são as coisas... Uma pessoa com acesso a muito, mas MUITO material elvístico, tinha e conhecia muita coisa das músicas do Elvis e, de acordo com o Renan, uma das dez preferidas é uma mera música de um filme ruim do Elvis... gosto musical mesmo é algo impressionante. Que contingências fizeram com que Marcelo gostasse muito dessa música?! Fiquei pensando nisso...
(que eu acho muito bonita, por sinal, mas não estaria na minha lista "Top Ten")

Eu não o conhecia pessoalmente, nem por telefone, nem nada.
Ouvi de pessoas que o conheciam que ele era gente muito boa ou gente muito esnobe.
Independente disso, ele fez um belo trabalho aqui no Brasil (que, imagino, não terá continuidade) com suas pesquisas e lançamentos.
Merece crédito por isso!

Espero que ele esteja agora onde lhe é de direito e que os que ficaram tenham paciência e fé.
Todo castigo pra cover é pouco!
http://moveiscimo.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
JeanFabricio
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1418
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 7:32 am

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor Douglas » Seg Abr 26, 2010 11:33 am

Não sei se ele era esnobe ou arrogante, acho que nem um e nem outro, era a forma dele ser mesmo. Tive uma conversa com ele por telefone, foi a primeira vez que nos falamos, ele estava de saída, mas voltou para atender o telefone e falou comigo uns 5 minutos, foi simpático, me atendeu numa boa e tirou minhas dúvidas, e ele nem sabia quem estava do outro lado. Anos mais tarde vim a conhecê-lo pessoalmente na sede da SPEPS.

Eu sei que ele era muito procurado por fãs do Brasil inteiro, imagine a quantidade de ligações que ele deveria receber, uma hora o cara fica de saco cheio, aí se vc. der azar de ligar em seguida, vai pegar o camarada "azedo", a vida tem dessas coisas.

Eu sei que ele trabalhou muito na década de 80 e início de 90 para promover o Elvis. Inclusve a música Always On My Mind - versão da orquestrada da caixa vermelha, ele foi responsável direto por ela ter entrado nas paradas. O que aconteceu foi o seguinte: a RCA/BMG lançou a caixa nas lojas e ponto. O Marcelo ganhou algumas e saiu procurando amigos das rádios e ofereceu a caixa de presente e pediu que tocassem algumas faixas em especial Always On My Mind. Não deu outra: a música entrou nas paradas brasileiras.

Em 1992, por ocasião dos 15 anos da morte do Elvis a BMG não ia lançar nada no Brasil, aí o Marcelo pentelhou os caras e finalmente lançaram o Good Rockin Tonight 2, mesmo assim, excluíram muitos alt takes, dizendo que tinha "alternativas demais". algumas faixas do bootleg "Just Pretend" foram selecionadas para um lançamento (seria o GRT 2? não sei ) mas foram rejeitadas num teste de qualidade sonora da própria BMG. Isso, eu ouví dele pessoalmente.

Outros albuns que ele se esforçou para lançar foi: The Memphis Record ( o do jornal), Good Times, Alternate Aloha (mas com outra capa).

Tem uma estória, não sei até que ponto é verdadeira, mas havia o projeto de uma coletânea ao vivo chamada "Elvis International Hotel - live" (se me lembro bem do título, uma espécie de In Person melhorado, contendo I Got A Woman, What'd I Say, Jailhouse Rock/don't Be Cruel, entre outras. Já estava sendo feita a matriz do LP quando a BMG/USA proibiu o lançamento - isso eu ouví de terceiros, não foi dele. Ou seja, durante um período ele teve influência no que ia ser lançado no país.

Mais tarde a BMG passou a fazer os lançamentos acompanhando os EUA e foram proibidas as coletâneas locais.
Avatar do usuário
Douglas
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1326
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 5:24 pm

Re: Falecimento de Marcelo Lemos Costa

Mensagempor Sergio Biston » Seg Abr 26, 2010 4:55 pm

Marcelo me falou uma vez que o Good Rocking Tonight teria um volume 3. A capa chegou até ser feita, mas o projeto não foi para frente. Uma pena porque a julgar pelos outros dois volumes, teria sido excelente.
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante