MORRE CRIADOR DA GUITARRA LES PAUL

Àrea livre para discussão dos mais variados assuntos

MORRE CRIADOR DA GUITARRA LES PAUL

Mensagempor João Domingos » Qui Ago 13, 2009 3:10 pm

O guitarrista Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul, morreu nesta quinta-feira (13) no hospital White Plains, em Nova York, nos Estados Unidos, aos 94 anos. Vítima de pneumonia, o músico foi responsável pela criação da guitarra Les Paul, um dos modelos mais reproduzidos e usado por nomes como Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Pete Townsend, do The Who.

» Ouça rock no Sonora
» Confira letras de músicas

De acordo com a agência de notícias AP, Les Paul estava hospitalizado desde fevereiro de 2006, logo após vencer dois prêmios Grammy pelo álbum Les Paul & Friends: american Made World Played.

Além de criar o modelo Les Paul, um dos mais vendidos pelas marcas Gibson e Epiphone, como inventor, ele ajudou no processo para a gravação em várias faixas nos estúdios, aprimorando as gravações de diferentes instrumentos em canais separados.

Como músico, Les Paul recebeu 36 discos de ouro e esteve no topo das paradas americanas onze vezes com sucessos como Vaya Com Dio, How High the Moon, Nola e Lover.

criação do modelo Les Paul foi vital para o desenvolvimento da guitarra elétrica e a ascensão do rock nos anos 40 e 50. "De repente, todos perceberam que a força era algo importante na música. É preciso ter dinâmica para se expressar fora dos limites de um instrumento", explicou Les Paul em uma de suas entrevistas.

Com sua criação, o modelo Les Paul começou a ser produzido em 1952 pela Gibson e acabou parando na mão de guitarristas como Jimmy Page (Led Zeppelin), Pete Townsend (The Who), Steve Howe (Yes) e do jazzista Al DiMeola por seus timbres característicos e força.

(terra música)
João Domingos

Fã
 
Mensagens: 72
Registrado em: Qua Jul 01, 2009 7:55 am

Voltar para Off Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron