Um mundo além de Elvis

Àrea livre para discussão dos mais variados assuntos

Um mundo além de Elvis

Mensagempor Sergio Biston » Sex Dez 07, 2012 11:00 pm

Nos reunimos diariamente nesse espaço para compartilhar um hobby em comum, Elvis. Através dele ganhamos amigos, muitas alegrias e gastamos uma igualmente imensa quantidade de dinheiro nele.
Mas o objetivo desse tópico e mostrar qual o seu outro Hobby. Sei por exemplo que o Jean é plastimodelista, o Posser gosta de música dos anos 50 e 60, a Paula de livros, o Erik de filmes e por ai vai. A idéia é que a pessoa compartilhe um pouco sobre seus outros hobbies, falando sobre eles, como ele funciona, etc etc, a exemplo do que vou fazer abaixo, com meu segundo hobby. Vale qualquer coisa, qualquer coleção ou qualquer interesse que ocupe seu tempo livre. Vale tudo, menos, por incrível que pareça, Elvis Presley!

O meu maior interesse é por paleontologia. Um campo fascinante da ciência que estuda as formas de vida que habitaram nosso planeta, centenas de milhões de anos antes de existirmos.
Basicamente a paleontologia se concentra no estudo dos restos mortais deixados por essas formas de vida, conhecidos como fósseis. Basicamente, em linguagem simples, um fóssil é um osso que virou pedra.
Quem se interessa por paleontologia tem, assim como no hobby Elvis, uma gama de opções e cada um tem interesses específicos.
Mais ou menos como acontece no mundo Elvis.

Existem revistas especializadas sobre o assunto, lançadas bimestralmente. A mais popular é a Pre Historic Times.
Com cerca de 80 páginas, é impressa no formato grande, à cores ( São maiores, totalmente à cores emuito mais bem acabadas e mais baratas que as revistas de Elvis).
Em suas páginas estão as mais recente descobertas, resenhas de livros, DVDs e convenções paleontológicas ( soa similar? :) ) artigos a respeito de um determinado animal, entrevistas com paleontólogos, etc, tudo entremeado com ilustrações dos mais respeitados pale-artistas da atualidade.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Existe também um infinidade de livros sobre o assunto e assim como no mundo Elvis, temos que recorrer à importação, pois não ha nada a sério publicado no Brasil a respeito desses animais, com exceção do livro Dinosauros Do Brasil, que discorre sobre a fauna Paleozóica do Brasil.
Alguns livros são extremamente técnicos, escritos em termos científicos e incrivelmente detalhadados, a ponto de concentrarem-se em um único grupo de Dinosauros entre as várias clades conhecidas ( Clades são como famílias, assim como roedores, insetos, etc etc).
Alguns exemplos de livros que tenho em minha coleção:

The Princeton Field Guide Of Dinosaur - Uma das obras mais importantes atualmente, lista nada menos do que todas as ( 600) espécies conhecidas até o momento, com descrição dos restos encontrados, estudos anatômicos e comportamentais e ilustrações que partem do esqueleto, passando pela muscultaura até a reconstrução final de como era a aparência do animal.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Dinosaur Art: The World´s Greatest paleoart Art - O "Photo-book" de quem se interessa pela ciencia, incluindo mais de 200 ilustrações dos mais renomados paleo artistas da atualidade.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Assim como nós, os aficcionados por paleontologia também discutem online, em diversos fóruns onde eles também brigam, discordam, se ofendem e trocam opiniões a respeito de suas coleções e sobre os mais diversos assuntos relacionados à paleontologia. O For Elvis CD Elvis Collectors da paleontologia é o Dinosaur Mailing List, no ar desde 1994 (!), com milhões de postagens arquivadas e que fica hospedado no The Cleveland Museum of Natural History.
http://dml.cmnh.org/

Um outro ramo desse colecionismo, e um que particularmente muito me interessa, é a paleo-escultura. Basicamente, a reconstrução do animal feita por um escultor. No Brasil, temos um excelente paleoescultor chamado Ademar Pereira , são deles os modelos abaixo. Verdadeiras obras de arte do gênero, que em nada devem aos escultores americanos e Europeus. Feitas com extremo rigor cientifico e grande talento na pintura das peças. O amigo Jean, que se não me engano é plastimodelista, pode dar uma opinião à respeito das esculturas abaixo ( embora elas sejam feitas de resina). As fotos não fazem justiça aos modelos.

Carnotaurus
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Giganotosaurus Carolinni.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Adamantinasarus
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Outra forma de paleoescultura é a réplica em escala miniaturizada, dos fósseis originais, como essas abaixo que tenho em minha coleção:

Crânio de Styracosaurus
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Crânio de Brachiosaurus
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Por fim, o segmento mais interessante de quem é aficionado por paleontologia: Fósseis! Fazendo novamente um paralelo com o colecionismo Elvis, os fósseis são as memorabilias do paleoaficcionado. É mais ou menos como ter algo que pertenceu à Elvis. Só que esse pertenceu a um animal que viveu a no mínimo 65 milhões de anos.
Na minha coleção o item mais importante são 3 vertebras da cauda de um Edmontosauro, um dinosauro herbívoro que viveu nos Estados Unidos e no Canadá. Infelizmente o comércio de fósseis Brasileiros é proibido por Lei,então temos que recorrer à exemplares Americanos e Europeus.
Os ossos...
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

...E a Criatura:


Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Essa é uma parte da minha coleção. Tenho muito mais livros, esculturas, fósseis, etc etc, mas a idéia é dar uma noção geral do Hobby e da sua coleção sem deixar o tópico enfadonho.
Agora é com vocês. Lembre-se que nãi importa o tamanho de sua coleção, mas sim o seu interesse. Aquilo que preenche sua mente quando voce não está trabalhando ou com a família. Então, qual é o seu outro hobby?
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor paula » Sáb Dez 08, 2012 10:18 am

Muito bom este tópico!!! Os fósseis são fascinantes mas minha praia ainda é o Egito Antigo, Sergio.rs
Meu filho ficaria enlouquecido na sua casa!
Em breve voltarei para falar do meu hobby, como começou, etc..
Avatar do usuário
paula
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1064
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 3:00 pm

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor Sun » Sáb Dez 08, 2012 12:11 pm

O mais bacana de um tópico criado por um fã de Elvis ,que vai além do mundo Elvis,é que nome do Elvis é citado umas 10 vezes no texto :mrgreen:

Brincadeiras a parte,maravilha de coleção essa sua,Sérgio.Acho realmente fascinante o mundo dos Dinossauros,pensar que criaturas tão grandes ocupavam esse planeta antes da gente,mas eu conheço muito pouco.Conheço até um pouquinho mais sobre a civilização Egípcia,citada pela Paula,que é outro assunto que me aguça a imaginação.Pensar que um grande contingente de pessoas criaram monumentos de alvenaria que até hoje espanta engenheiros e arquitetos.

Minha contribuição vai no ramo da música.Desde 2010 passei ter interesse por música experimental psicodélica,não só dos grupos dos anos 60,mas de artistas africanos,brasileiros,enfim... no interesse de conhecer de forma geral.Acabei por criar uma pequena coleção,exponho aqui alguns dos materiais que mais me agradam no estilo.

O legal foi ouvir o material da Sun Records,depois de toda essa experiencia psicodélica,e constatar que Elvis,Scotty e Bill(um pouco depois D.J Fontana) foram muito inovadores e experimentais,no tratamento da sonoridade, no eco,na percussão, no estilo de canto.E,hoje, eu percebo que o The Sun Sessions foi o trabalho mais experimental da carreira do Elvis e lançou sementes para o Rock psicodélico dos anos 60.Mas já que é para fugir de Elvis,vamos alguns materiais:

Começo com o disco de estréia do africano Fela Kuti.Grande descoberta,realmente uma variedades de timbres,sons e ritmos que impressionam demais.
cover.jpg


O segundo album(Anthem Of The Sun) da banda Great Full Dead, considero um dos melhores no gênero,muitas passagens e mudanças sonoras em um disco sensacional.
050612_anthem_of_the_sun.jpg


Outro belo disco, é o de 1965 de Ravi Shankar,The Sound Of Citar.Pai da cantora Norah Jones(que já gravou Elvis)foi uma das maiores influencias de George Harrison.
791680812_3e9e406509.jpg


O excelente primeiro disco do Pink Floyd,ainda com Syd Barret
61uEsGmK-SL._SL500_AA300_.jpg
61uEsGmK-SL._SL500_AA300_.jpg (31.93 KiB) Exibido 7912 vezes


Termino com o fantástico disco que o Brian Jones gravou com músicos locais em Joujouka.
MMJ07mW.jpg


Uma parte da coleção,mas 5 discos que representam bem o movimento.

Abraços.
''Virei Flamenguista por causa do Elvis Presley''

''João Bosco''Violonista e compositor brasileiro.
Avatar do usuário
Sun
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 2381
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 10:28 am

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor ERIK » Sáb Dez 08, 2012 2:47 pm

Muito bacana o tópico Sergio...e que coleção caprichada a sua de paleontologia, eu já sou meio relaxado, mas me entendo na minha bagunça de anos.

Gostei do diferencial do Sun também pela música experimental psicodélica , muito interessante!

Eu, como o Sergio já citou sou aficcionado por filmes, e devo estar com mais de 3 mil títulos entre dvd´s, blu-rays e divx....como alguns já sabem cheguei a montar uma sala de projeção em casa a alguns anos e construí meu próprio projetor de cinema com peças importadas dos EUA, deve existir o tópico no forum antigo ainda.

Eis minha bagunça em casa, tem dvd no guarda roupa meu, no do filho, na sala, no quarto, a mulher não aguenta mais :D e confesso que não assisti nem metade ainda de tudo que coleciono.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Outro paixão minha são motos antigas, com preferência pelas excelentes Hondas Cb 400 II, Cb 450 Custom e as últimas Cb 450 dx...tive algumas delas, mas desde 2010 devido a meu filho estar entrando na idade da aborrência :p , vendi a última e não pretendo tê-las mais por enquanto.

Cb 400 II ano 82
Imagem
Cb 450 Custom ano 84Imagem
Cb 450 DX ano 90 Luxury Sport
Imagem

Coleciono aparelhos de som antigos, caixas de som antigas, projetores 8mm, posters antigos, bem como livros também!

Um dia quem sabe organizo toda esta minha bagunça, rsrs!

;)
"Welcome To My World"
Avatar do usuário
ERIK
Platinum Member
Platinum Member
 
Mensagens: 419
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 11:03 pm
Localização: PARANÁ

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor paula » Sáb Dez 08, 2012 3:27 pm

Tem uns dois CDs aí que fiquei muito interessada em ouvir Sun! Nunca pensei muito em música psicodélica e me interessei pelo assunto. Vou dar uma pesquisada, seu hobby é bem legal e diferente!

A vontade de ter a leitura como hobby surgiu antes mesmo de aprender a ler, por causa de minha avó paterna. Ela era analfabeta e minha loucura era aprender a ler para poder ensiná-la e poder ler tudo para ela. A pobrezinha me suportou lendo jornais e revistas sílaba por sílaba, por horas infindáveis enquanto ela cozinhava. Acho fascinante a quantidade de estórias que podem ser inventadas, a quantidade e qualidade de experiências que podem ser vividas lendo um livro. É um mundo mágico para mim. Atualmente tenho 393 livros, fora os ebooks que leio bem pouco. Vou trocando os livros que menos gosto pelos que quero manter através do site http://www.skoob.com.br. Meu objetivo é ter uma estante com todos os meus livros preferidos. Abaixo, parte da minha estante:

O livro A Batalha do Silêncio, (logo a esquerda, bem acabadinho, foi o único exemplar que achei a venda) foi publicado por um jornal da resistência francesa durante a ocupação nazista. Outro livro do mesmo autor é o Silêncio do Mar, publicado também na mesma época mas que pode ser encontrado em sites de livrarias portuguesas. O Cidades dos Ossos é um sucesso atual.

Imagem




"Alce Negro Fala" é um livro que procurei muito antes de achar. Gosto muito da história dos índios norte americanos:

Imagem




Adoro o ladrão Arsène Lupin!

Imagem




O livro Por Mais Um dia é lindo mas muito difícil de achar. Comprei um para presentear mas só encontrei em sebo...

Imagem




Nefertiti e Elvis juntos. Que dupla...

Imagem



Literatura russa é uma paixão. Ramsés também mora em minha estante.

Imagem




Guerra também é um assunto que me interessa muito.

Imagem




Sim! Também gosto de vampiros (alguns), fantasmas e bruxos! rs

Imagem
Avatar do usuário
paula
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1064
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 3:00 pm

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor paula » Sáb Dez 08, 2012 3:29 pm

ERIK!!! Amei sua coleção de filmes!! É o paraíso na terra! :x
Avatar do usuário
paula
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1064
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 3:00 pm

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor Douglas » Sáb Dez 08, 2012 5:10 pm

Que legal essas coleções !! Haja dinheiro !!

Também muito DVD, mas não são de um gênero específico e confesso estou parando de comprar, pois como o próprio Erik escreveu eu também tenho DVDs que nunca abri a caixa, ainda estão lacrados !

Sérgio, esses ossos são verdadeiros ou reproduções ?
Avatar do usuário
Douglas
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1326
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 5:24 pm

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor ERIK » Sáb Dez 08, 2012 8:01 pm

paula escreveu:ERIK!!! Amei sua coleção de filmes!! É o paraíso na terra! :x


Paula, tua coleção de livros é muito legal e diferente, com raridades ainda, parabéns...eu amo ler!

Quanto aos filmes eu sabia que você ficaria apaixonada, sei que gosta muito, já falamos sobre o tema uma vez...e se estiver a procura de algum título raro que gostaria de rever ou ter, me avise!

Como disse o amigo Douglas eu parei de comprar dvd's e blurays também...ou trocar, pois creio que o que tenho em casa, eu irei morrer e não irei rever ou assistir todos :D, e com a tecnologia do jeito que está, a internet cada vez mais rápida, temos tudo muito a mão, o que é legal, mas triste ao mesmo tempo, pois antigamente sempre dava aquele friozinho esperando as encomendas :-D

Até livros eu leio em e-books ultimamente em um tablet....evidente que nada jamais irá tirar a magia de folhear página a página um livro.

Legal ver a diversidade de todos aqui, espero ver a participação de outros colegas também e seus mimos...rsrs!

;)
"Welcome To My World"
Avatar do usuário
ERIK
Platinum Member
Platinum Member
 
Mensagens: 419
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 11:03 pm
Localização: PARANÁ

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor Sun » Sáb Dez 08, 2012 9:14 pm

Muito bacana as coleções do Erik e da Paula,bacana mesmo!
''Virei Flamenguista por causa do Elvis Presley''

''João Bosco''Violonista e compositor brasileiro.
Avatar do usuário
Sun
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 2381
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 10:28 am

Re: Um mundo além de Elvis

Mensagempor Sergio Biston » Sáb Dez 08, 2012 10:07 pm

Douglas escreveu:Sérgio, esses ossos são verdadeiros ou reproduções ?

São verdadeiros Douglas. Foram retirados da formação Hell Creek, nos EUA e possuem cerca de 65 milhões de anos, no período de extinção da espécie:
Imagem
Elas fazem parte da ponta da cauda, um pouco antes das vertebras finais:
Imagem

Sun escreveu:O mais bacana de um tópico criado por um fã de Elvis ,que vai além do mundo Elvis,é que nome do Elvis é citado umas 10 vezes no texto :mrgreen:

Brincadeiras a parte,maravilha de coleção essa sua,Sérgio.Acho realmente fascinante o mundo dos Dinossauros,pensar que criaturas tão grandes ocupavam esse planeta antes da gente,mas eu conheço muito pouco.
Minha contribuição vai no ramo da música.Desde 2010 passei ter interesse por música experimental psicodélica,não só dos grupos dos anos 60,mas de artistas africanos,brasileiros,enfim... no interesse de conhecer de forma geral.Acabei por criar uma pequena coleção,exponho aqui alguns dos materiais que mais me agradam no estilo.

Pois é Sun. não escapo de Elvis nunca. Até em alguns livros sobre dinosauros é comum nomearem exemplares fósseis de "Elvis", geralmente algum dinosauro com algum tipo de crista que lembre um topete :lol: Também como a Paula e você mencionaram, o Egito me fascina, assim como a Roma antiga. Sou um afficionado pela história Romana e o que ela deixou como legado.
Sun, muito bacana a sua contribuição. Confesso que fora a música norte-americana, conheço muito pouco sobre outras culturas. Vou aproveitar os seus exemplos e buscar material no Youtube.


paula escreveu:Tem uns dois CDs aí que fiquei muito interessada em ouvir Sun! Nunca pensei muito em música psicodélica e me interessei pelo assunto. Vou dar uma pesquisada, seu hobby é bem legal e diferente!

A vontade de ter a leitura como hobby surgiu antes mesmo de aprender a ler, por causa de minha avó paterna. Ela era analfabeta e minha loucura era aprender a ler para poder ensiná-la e poder ler tudo para ela. A pobrezinha me suportou lendo jornais e revistas sílaba por sílaba, por horas infindáveis enquanto ela cozinhava. Acho fascinante a quantidade de estórias que podem ser inventadas, a quantidade e qualidade de experiências que podem ser vividas lendo um livro. É um mundo mágico para mim. Atualmente tenho 393 livros, fora os ebooks que leio bem pouco. Vou trocando os livros que menos gosto pelos que quero manter através do site http://www.skoob.com.br. Meu objetivo é ter uma estante com todos os meus livros preferidos. Abaixo, parte da minha estante:


Paula, Parabéns. Já sabia de sua paixão por livros e também estou montando de pouquinho a pouquinho a minha estante. O único problema é que cada vez mais ela vai sendo ocupada por livros de Elvis e Dinosauros :lol:
A Paula é uma espécie de guru literário para mim e minha esposa, devo confessar. De vez em quando ela indica um livro e até agora, todos foram sensacionais. Quando vamos ao Shopping, minha esposa até pergunta se a Paula indicou algum livro :-D . Graças a uma indicação da Paula, tive que me esconder no banheiro para chorar com o final de Deus É Meu Camarada.
E ai vai uma foto de um livro que comprei recentemente, mas ainda não tive tempo de ler:
Imagem

ERIK escreveu:Muito bacana o tópico Sergio...e que coleção caprichada a sua de paleontologia, eu já sou meio relaxado, mas me entendo na minha bagunça de anos.

Gostei do diferencial do Sun também pela música experimental psicodélica , muito interessante!

Eu, como o Sergio já citou sou aficcionado por filmes, e devo estar com mais de 3 mil títulos entre dvd´s, blu-rays e divx....como alguns já sabem cheguei a montar uma sala de projeção em casa a alguns anos e construí meu próprio projetor de cinema com peças importadas dos EUA, deve existir o tópico no forum antigo ainda.

Eis minha bagunça em casa, tem dvd no guarda roupa meu, no do filho, na sala, no quarto, a mulher não aguenta mais :D e confesso que não assisti nem metade ainda de tudo que coleciono.

Coleciono aparelhos de som antigos, caixas de som antigas, projetores 8mm, posters antigos, bem como livros também!

Um dia quem sabe organizo toda esta minha bagunça, rsrs!

;)

Erik, sua coleção é fantástica. Eu e minha esposa gostamos muito de assitir a filmes. Vi que você tem muitos filmes clássicos. Por um acaso você tem A Flor Do Pantano e Por Quem os sinos dobram?
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron