por Sergio Biston » Ter Jun 23, 2009 4:56 pm
Infelizmente a perda do endereço original ( domínio) foi um golpe duro para o site. Embora um fórum como esse seja em sua essência cíclico, com picos e baixas de tempos em tempos, após a mudança de endereço forçada, nossos acessos despencaram.
Antes dos problemas e do site sair do ar por quase 3 semanas tínhamos uma média de 650 visitas diárias. Hoje não passa de 130 visitas. Como não tivemos a chance sequer de redirecionar os visitantes para o novo endereço ( através de uma pagina com redirecionamento automático para o novo domínio) muitas pessoas simplesmente concluiram que o site deixou de existir.
Além disso simplesmente sumimos do Google, Yahoo e outras ferramentas de busca. Antes da queda, nosso site era o segundo ou terceiro a aparecer nos buscadores com a palavra Elvis. Hoje não mais.
Literalmente dezenas de links, principalmente em sites internacionais continuam até hoje quebrados, mesmo com pedidos de retificação. Alguns artigos da wikipidia e até em sites da imprensa direcionam para o antigo endereço, o qual leva o internauta a maldita página da Hostgold, empresa que não tem sequer a decência de redirecionar corretamente o navegante.
Some-se a isso o fato de que muitas pessoas não quiseram efetuar um novo cadastro no fórum, coisa que foi necessária já que o backup estava corrompido e isso explica muita coisa. Também pesa o fato de que muitas pessoas querem apenas ler as postagens, mas não participar efetivamente.
Como internauta sempre detestei sites/foruns desatualizados. Por isso eu faço atualizações no site quase que diárias. Toda notícia interessante é postada com o máximo de urgência. É claro que nem sempre posso estar presente no site,e nem todo dia é dia de notícia, mas a não ser que eu fique isolado do mundo num lugar onde não haja conexão, dedico pelo menos 15 minutos do dia para atualizar o site no tocante a notícias, responder e-mails, ler as mensagens etc. Mas com o fórum não posso fazer nada, depende exclusivamente da participação/vontade dos internautas. Por isso mesmo, acho que se o movimento não se recuperar, talvez eu estude a possibilidade de encerrar o fórum e continuar somente com o site. Vamos ver o que o tempo vai dizer.
Abraços,
Sergio Biston