Writing For The King

Fórum destinado a postagem de assuntos relacionados a vida e obra de Elvis Presley

Writing For The King

Mensagempor Sergio Biston » Dom Jul 26, 2009 5:03 pm

No forum antigo houve uma ótima discussão sobre esse lançamento da FTD. Na época eu ainda não tinha o livro e pude comentar somente sobre algumas faixas que ouvi. Agora finalmente o adquiri e gostaria de ressucitar a discussão aqui no fórum. Achei o CD de demos muitíssimo interessante por mostrar o processo criativo no estúdio. Elvis por vezes se atinha fielmente as demos e outras vezes o mudava completamente. Para não me repetir, deixo o link da minha opinião feita na resenha do livro:

http://www.elvisbrasil.com.br/epbrasil/ ... heking.htm

Como fica enfadonho citar musica por musica na resenha, gostaria de trazer essa discussão aqui para o fórum e ouvir a opinião dos amigos com relação ao processo criativo de Elvis no estúdio e sua opinião na comparação direta.



Gostaria de listar as mudanças feitas em algumas músicas que não citei na resenha e que achei muitíssimo interessantes.

MARY IN THE MORNING - A adição do solo de harmônica ficou sensacional.
TROUBLE- O arranjo criado pro final onde Elvis repete o "Im Evil, Evil, Evil as can be, so dont mess around, dont mess around..." ficou muito melhor do que o fade do demo. Sem falar que no original o interprete parece um adolescente louco, um imitador barato de jerry lee lewis
WEARIN’ THAT LOVED ON LOOK - A Versão de Dallas Frazier é também ótima, mas a de Elvis é fenomenal. A primeira é mais funk e a de Elvis mais soul. O estilo meio declamado no início, com o orgão em evidência ficou sensacional.
I’VE LOST YOU - Nesse número em particular eu achei que Elvis deveria ter usado para o final da canção, o arranjo do compositor. Os violinos ficaram ótimos também.
T-R-O-U-B-L-E Além de ter transformado um country num rock, Elvis modificou o final, repetindo os I say hey, I say hey...
RAISED ON ROCK - Achei a mudança para pior. Acho que nesse caso, teria sido melhor ter seguido a simplicidade do demo.
BURNING LOVE - Achei muito interessante as mudanças de fraseamento feitas por Elvis e o fato dele ter usado o "gritinho" de Dennis Linde feito uma unica vez na canção e colocado isso no final repetindo várias vezes. Virou a marca registrada da canção.
WAY DOWN- Acho que a introdução de um solo de piano extra foi muito feliz. Uma pena que foi retirado da versão final
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Writing For The King

Mensagempor POSSER » Seg Jul 27, 2009 8:31 am

Será que a FTD vai lançar no futuro esse CD 2 separado? Só ele para ficar mais barato?

Estou recebendo esse livro mas eu o comprei apenas por causa do CD 2.
Down to my last peso, but I'm not afraid to say so
Avatar do usuário
POSSER
Diamond Member
Diamond Member
 
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 4:42 pm

Re: Writing For The King

Mensagempor JeanFabricio » Ter Jul 28, 2009 9:15 pm

Eu gostei muito do cd das demos.

Nas suas análises, eu concordo 100% com Raised on Rock. É uma música que gosto muito (do disco todo!), e achei que a demo era superior à parafernália da RCA no disco do Elvis...
Todo castigo pra cover é pouco!
http://moveiscimo.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
JeanFabricio
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1418
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 7:32 am

Re: Writing For The King

Mensagempor Sergio Biston » Qua Jul 29, 2009 2:56 pm

POSSER escreveu:Será que a FTD vai lançar no futuro esse CD 2 separado? Só ele para ficar mais barato?

Estou recebendo esse livro mas eu o comprei apenas por causa do CD 2.


Acho improvável. O CD de demos tem pouquíssimo ou nenhum apelo comercial. É só uma curiosidade mesmo.

JeanFabricio escreveu:Eu gostei muito do cd das demos.

Nas suas análises, eu concordo 100% com Raised on Rock.


E nas demais?
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Writing For The King

Mensagempor paula » Qui Jul 30, 2009 8:55 am

Há séculos não ouço esses CDs. Mas me lembro que achei o CD2 um complemento que fez do lançamento uma coisa bastante interessante mas, sem dúvida, direcionada pra fãs somente. A maioria das pessoas que curte uma música ou outra não teria a curiosidade de saber como funcionava o processo.
Apesar disso, é o tipo de CD que eu ouvi uma ou duas vezes, meio que pra comparar mesmo, e não ouvi mais. Algumas faixas achei tão chatas que nem consegui ouvir inteiras.rs
Depois das férias escolares preciso ouvi-lo de novo.
Avatar do usuário
paula
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1064
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 3:00 pm

Re: Writing For The King

Mensagempor POSSER » Qui Jul 30, 2009 10:07 am

Eu ainda não tenho o livro mas, ao que tudo indica, são paginas e mais páginas com muita rasgação de seda.

Como disse, não o tenho mas tudo leva a crer que o conteudo (texto) é o mais fraco.

Oque salva, para mim, é esse CD 2. Uma grande curiosidade.
Down to my last peso, but I'm not afraid to say so
Avatar do usuário
POSSER
Diamond Member
Diamond Member
 
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 4:42 pm

Re: Writing For The King

Mensagempor Sergio Biston » Qui Jul 30, 2009 4:04 pm

paula escreveu:Há séculos não ouço esses CDs. Mas me lembro que achei o CD2 um complemento que fez do lançamento uma coisa bastante interessante mas, sem dúvida, direcionada pra fãs somente. A maioria das pessoas que curte uma música ou outra não teria a curiosidade de saber como funcionava o processo.
Apesar disso, é o tipo de CD que eu ouvi uma ou duas vezes, meio que pra comparar mesmo, e não ouvi mais. Algumas faixas achei tão chatas que nem consegui ouvir inteiras.rs
Depois das férias escolares preciso ouvi-lo de novo.

Realmente Paula, é um CD apenas como curiosidade. Mesmo porque na quase maioria absoluta as versões de Elvis são superiores.

POSSER escreveu:Eu ainda não tenho o livro mas, ao que tudo indica, são paginas e mais páginas com muita rasgação de seda.

Como disse, não o tenho mas tudo leva a crer que o conteudo (texto) é o mais fraco.

Oque salva, para mim, é esse CD 2. Uma grande curiosidade.


Não chamaria de rasgação de seda. A opinião dos compositores é quase sempre positiva, e é compreensível a julgar pelos demos. Mas ha compositores que não ficaram satisfeitos com as versões de Elvis, como por exemplo John Fogerty que achou Proud Mary muito "vegas", Joe South que não ficou satisfeito com sua Walk A Mile in My Shoes, (mas que mais tarde no livro diz ter visto Elvis toca-la ao vivo e que ele fez uma grande versão) Não quero estragar sua leitura então vou citar somente esses exemplos :-D
O estrutura da narrativa dá ênfase na história da composição, como a idéia surgiu e no fim geralmente o compositor comenta sobre o que ele achou da versão de Elvis. O mais importante é ficar sabendo sobre a história da música.
o texto é interessante, mas realmente não é fascinante. Não é um texto cativante como o Rocking Across Texas por exemplo. Depois de um tempo, a estrutura da narrativa se torna repetitiva. É mais uma (bastante cara) curiosidade.

Queria aproveitar e citar também Heartbreak Hotel, que acho que não fiz justiça a ela quando fiz minha resenha. Ontem ouvi a demo novamente e em seguida a versão de Elvis e e o fraseamento e maneira como Elvis modula a voz de maneiras diferentes nas duas partes distintas da música, além do solo de piano e guitarra adicionadas a versão final é mais do que apenas a voz espetacular de Elvis e a enunciação das palavras que mencionei na resenha.
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Writing For The King

Mensagempor VALENÇA » Qui Jul 30, 2009 6:13 pm

Neste CD, eu destacaria duas músicas que realmente eu gostei muito das "demos", inclusive acho que ambas são interpretadas pela mesma pessoa ( vou conferir hoje à noite ). São elas:

Pocketfull of rainbows e Dont ask me why.
Only the Strong survive
Avatar do usuário
VALENÇA
Platinum Member
Platinum Member
 
Mensagens: 528
Registrado em: Sex Mar 27, 2009 2:26 pm
Localização: Brasil

Re: Writing For The King

Mensagempor JeanFabricio » Qui Jul 30, 2009 10:16 pm

Sergio Biston escreveu:
JeanFabricio escreveu:Eu gostei muito do cd das demos.
Nas suas análises, eu concordo 100% com Raised on Rock.

E nas demais?


Nada digno de nota de minha parte.
Todo castigo pra cover é pouco!
http://moveiscimo.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
JeanFabricio
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1418
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 7:32 am


Voltar para Elvis Presley

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron