Melhores Gravações de Platéia?

Fórum destinado a postagem de assuntos relacionados a vida e obra de Elvis Presley

Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Sergio Biston » Ter Jun 16, 2009 3:08 am

Tenho ouvido recentemente, com frequencia, shows de Elvis gravados da platéia. Desde que descobri os soundboards lá por 1999, 2000 acabei relegando esse tipo de gravação quase que por completo. Devo admitir entretando, que esse tipo de registro tem crescido no meu apreço.
Diferente dos Soundboards, que apresentam em sua grande maioria boa qualidade sonora, as gravações de platéia possuem uma ambientação inexistente nos registros de mesa. Quando essas gravações de Platéia são feitas com equipamento superior, o resultado, na minha opinião é melhor que 99% dos soundboards, pelo menos no que se refere a capturar com mais realismo a sensação de se estar numa arena. Entre as gravações de platéia que possuo, cito as melhores:

A Profile - Indubitavelmente a melhor gravação de platéia já lançada. A ambientação do showroom é fantastica, o som é vivo e tanto Elvis quanto a banda são explicitamente audíveis
profile1-1.jpg
profile
profile1-1.jpg (11.04 KiB) Exibido 4827 vezes


High Spirits In Vegas - Quase Tão Bom quanto o CD da Profile. O show é razoável.
highspiritinvegas.jpg
spirits
highspiritinvegas.jpg (10.4 KiB) Exibido 4772 vezes

Adios/The Last Farewel - Embora os fãs anseiem por um soundboard, acho que será difícil superar essa gravação de platéia.
thefinalfarewell.jpg
farewell
thefinalfarewell.jpg (9.2 KiB) Exibido 4825 vezes


Unchained Elvis - Um dos melhores shows de 1977 com qualidade sonora excelente
unchained_front.jpg
unch
unchained_front.jpg (18.46 KiB) Exibido 4824 vezes



Royal Gambit In Richfield
cd_royal_gambit.jpg
royal
cd_royal_gambit.jpg (37.95 KiB) Exibido 4826 vezes


Tennesse Starlight bom show de 1977 com ótimo balancemento
cd_tennesseestarlight.jpg
starlight
cd_tennesseestarlight.jpg (44.98 KiB) Exibido 4825 vezes


Kicking And Rolling
cd_kickingandrolling.jpg
kick
cd_kickingandrolling.jpg (45.82 KiB) Exibido 4825 vezes


Going Back In Time
cd_goingbackintime.jpg
goingback
cd_goingbackintime.jpg (36.78 KiB) Exibido 4824 vezes


Elvis Presley - King Of Entertainment - Show de 1975, "piorzinha" das melhores, mas ainda interessante
king_of_entertainment.jpg
entertaining
king_of_entertainment.jpg (12.4 KiB) Exibido 4824 vezes


Na opinião dos usuários do fórum, quais são suas gravações de platéia favoritas? E as piores?

Abraços,
Sergio Biston
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor JeanFabricio » Ter Jun 16, 2009 8:15 am

Eu não gosto de gravação de platéia.
Me dá nos nervos mal ouvir Elvis por causa do péssimo aparelho de gravação, dos gritos, conversas, piadas e demais demonstrações da platéia!
Todo castigo pra cover é pouco!
http://moveiscimo.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
JeanFabricio
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1418
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 7:32 am

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Nassib » Ter Jun 16, 2009 4:19 pm

As gravações feitas pela audiência, sem dúvida alguma, nos ajudam a entender algumas fases de Elvis nos palcos. Não sou grande fã deste tipo de material, pois, como músico, gosto de escutar "cada instrumento" em separado (principalmente a guitarra de james B ) e percebo muitas diferenças e improvisações, o qual para mim, quase sempre, se torna uma nova versão de cada música. Num show gravado pela audiência, esta possibilidade fica muito difícil, Muita gritaria, conversas e gritinhos %-( das fãns exageradas, etc. Muitas pessoas não percebem as diferenças que acontecem em diferentes shows por parte de alguns músicos do Elvis. Acho sensacional a apresentação solo dos músicos e embora para Elvis fosse como um "mata tempo", acho importante ele ter feito isso para mostrar a qualidade de cada um. Por exemplo, o baixista Duck Bardwell (não sei se escrevemos assim), não chega nem perto do Jerry sheef. Não sei quem foi que indicou esse cara para o lugar, mas graças a Deus o Jerry voltou.
Bom, embora existam alguns cds muito bons, como o sérgio nos mostrou, são cds que servem apenas como curiosidades (pelo menos para mim), mas não sou um grande colecionador deste tipo de material.
abraços
"Se a vida fosse justa, Elvis estaria vivo e todos os imitadores estariam mortos." – Johnny Carson, comediante, 1997
Avatar do usuário
Nassib
Platinum Member
Platinum Member
 
Mensagens: 454
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 12:34 pm
Localização: Brasil

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Sergio Biston » Ter Jun 16, 2009 9:33 pm

Nassib escreveu: Por exemplo, o baixista Duck Bardwell (não sei se escrevemos assim), não chega nem perto do Jerry sheef. Não sei quem foi que indicou esse cara para o lugar, mas graças a Deus o Jerry voltou.


Eu sempre achei Duke muito ruim também. E essa é opinião geral sobre ele. O maior exemplo da inabilidade dele, na minha opinião, fica óbvia na versão de Polk Salad Annie do CD Its Midnight. Repare que Elvis prolonga o final e Duke vai tocando como se estivesse só batendo o dedo na corda, descendo as casas, até que uma hora as casas acabam e ele retoma de novo, total falta de criatividade. Elvis implicou muito com Duke, e esse certamente foi um dos motivos. "Get it right Duke, Dammit" :-D

Abraços,

Sergio Biston
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Rogério Saliba » Qua Jun 17, 2009 6:38 pm

Bom, eu infelizmente não posso falar em pior ou melhor porque ainda tenho um grande caminho a trilhar sobre as audições de shows do Elvis dos anos 70, sejam eles de platéia ou não, mas acho interessante ouvir estes shows já que são os únicos registros deles o qual podemos saber como eram em determinado período ou local, o clima e eventualmente descobrir gravações curiosas e/ou inéditas e algumas muito boas como é o caso da versão de Bridge Over Troubled Water do último e derradeiro show!
Avatar do usuário
Rogério Saliba

Fã
 
Mensagens: 104
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 1:12 pm
Localização: São Paulo

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Sergio Biston » Qui Jun 18, 2009 7:33 pm

Realmente, não fosse por algumas gravações de platéia, algumas preciosidades não teriam sido conhecidas. You Can Have Her e Pieces Of My Life são duas delas que serão os únicos registros caso um soundboard não apareça.

Abraços,

Sergio Biston
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Douglas » Sex Jun 19, 2009 7:05 pm

Também acho as gravações de platéia um tesouro. Somente através dessas gravações pode ouvir a reação da platéia aos shows do Elvis, em geral, muito boas. Pieces of My Life, na minha opinião é um dos melhores. Também Royal Gambit In Richfield é muito bom. Vale a pena ter alguns. Ultimamente, acredito que por conta da avalancha de soundboards do boa qualidade, os selos foram forçados a procurar gravações de platéia também de boa qualidade, isso empurrou prá cim a qualidade geral desses lançamentos.
Avatar do usuário
Douglas
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1326
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 5:24 pm

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Sergio Biston » Sex Jun 19, 2009 7:31 pm

Douglas escreveu: Ultimamente, acredito que por conta da avalancha de soundboards do boa qualidade, os selos foram forçados a procurar gravações de platéia também de boa qualidade, isso empurrou prá cim a qualidade geral desses lançamentos.


É verdade. E a Straight Arrow tem sido a maior representante dessa melhoria.

Abraços ,
Sergio Biston
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Biston
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 2563
Registrado em: Qui Mar 05, 2009 5:47 pm
Localização: Curitiba, PR

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor paula » Sáb Jun 27, 2009 9:10 am

Excelente tópico Sergio!
Tenho um problema com gravações de platéia. Nuca ouvi uma que não me desse nos nervos. Só ouvia o ba-fá-fá das pessoas tagarelando e a voz de Elvis láááááááááá no fundo. Irritante. Mas me interessei por esses itens que vc colocou aqui. Vou dar uma conferida. :-bd
Avatar do usuário
paula
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1064
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 3:00 pm

Re: Melhores Gravações de Platéia?

Mensagempor Douglas » Sáb Jun 27, 2009 10:13 am

sérgio, vc. sabe se aquele CD Elvis At The Forum tb. tem boa qualidade sonora? Apareceu prá comprar esse aí, e ainda está lacrado...Acho que é o único show CD onde Elvis apresentou You Can Have Her.

Aliás, estou mesmo esperando o lançamento daquele show de Atlanta onde Elvis canta Memphis TN, parece que é um dos melhores shows do período 1973 e está com boa qualidade sonora.

Se vc. souber de algo, agradeço,
Abração,
Avatar do usuário
Douglas
Wall Of Fame
Wall Of Fame
 
Mensagens: 1326
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 5:24 pm

Próximo

Voltar para Elvis Presley

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron