happenedalbum (197K) 

 

Elvis It Happened At World´s Fair- 

(US) RCA LSP / LPM 2697

Lado 1

Beyond The Bend

Relax

Take Me To The Fair

They Remind Me Too Much Of You

One Broken Heart For Sale

Lado 2

Im Falling In Love Tonight

Cotton Candy Land

A World Of Our Own

How Would You Like To Be

Happy Ending

 

 

Elvis It Happened At World´s Fair- An Original Soundtrack Recording - Por Sergio Biston

It Happened at Word´s Fair é o epítome do que os lançamentos discográficos de Elvis se tornaram durante a década de sessenta, com poucas exceções. A capa do disco já traz a imagem sem graça que começou a ser construída com G.I. Blues. Quando lançado em 1963, esta imagem de bom moço e queridinho de pais e filhos já estava concretizada. Tanto o filme, que encomendou toda uma mudança visual utilizando-se de ternos e gravatas para compor o visual de um jovem empreendedor, quanto a trilha sonora deixam essa transformação bem explícita. Mas como o que importa é o conteúdo, podemos deixar isso de lado e partirmos contentes para as dez canções que compõe a trilha sonora do filme, certo? Errado. Assim como a capa a seleção musical é pobre. E curta. A duração total do álbum é de pouco mais de 22 minutos, um absurdo até mesmo para os padrões da época. As músicas que compõe o álbum vão do medíocre ao fenomenal. A trilha até abre bem, com uma simpática Beyond The Bend que remete a agradável trilha de Kid Galahad. Relax, embora uma irmã pobre de Fever também agrada. No meio disso o ouvinte terá que lidar com coisas irritantes e infantis como  How Would You Like To Be e Cotton Cand Land . Im Falling In Love Tonight e A World Of Our Own são as tradicionais baladas medíocres que irão começar a infestar os albuns de Elvis até o fim da década. A primeira ainda retém algum brilho, mas a segunda já é a consumação deste fato. Happy Ending é uma tentativa de rock água com açúcar que não funciona, mas não chega a ser das piores.

A exemplo de outros discos dessa fase negra de Elvis, ha sempre um ou mais pequenos "oásis" onde o ouvinte pode buscar refúgio. Neste album eles são dois. O primeiro é a genial balada They Remind Me Too Much Of You, da pena de Don Robertson, compositor talentosíssimo que emplacou outras genialidades com Elvis como Anything That´s Part Of You. É uma das mais belas interpretações de sua carreira e além da voz e afinação impecáveis, Elvis imprime grande sentimento à faixa. O resultado é arrepiante e certamente salva o álbum do ocaso. A outra faixa que merece atenção especial é um roquinho sessentista cujo único defeito é ser por demais curto. One Broken Heart For Sale não surpreendentemente foi lançado como música de trabalho do disco, como lado A da dupla com They Remind Me Too Much Of You. Incrivelmente, o compacto alcançou apenas a décima primeira posição, tornando-se a mais baixa colocação de Elvis nas paradas até então.

Ainda mais surpreendente, tanto a crítica especializada quanto o público engoliu o vinil, rotulando-o como "arrasa-quarteirão" ( Billboard), ajudando-o a vender trezentas mil cópias e garantindo assim a quarta posição nas paradas.

O fato é que It Happened At Word´s Fair é o prenúncio de uma derrocada artística que só iria ser revertida por completo cinco anos mais tarde. A existência de somente duas canções que se destacam entre as demais faixas inauguraria uma triste tendência deste ponto em diante. Trilhas piores virão. It Happened At World´s Fair fica no meio do caminho.  




® Sergio Luiz Fiça Biston, Junho de 2009




home (7K) 

 

® 2005-2009 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.