elvissingsthewonderfulworldofchristmas(45K)

 

Elvis Sings The Wonderful World Of Christmas

(US) RCA LSP 4579

 

LADO 1

O Come All Ye Faithful
First Noel
On A Snowy Christmas Night
Winter Wonderland
Wonderful World Of Christmas
It Won't Seem Like Christmas (Without You)

LADO 2

I'll Be Home On Christmas Day
If I Get Home On Christmas Day
Holly Leaves and Christmas Trees
Merry Christmas Baby
Silver Bells

 

 

Elvis Sings The Wonderful World Of Christmas- Por Sergio Biston

Era 15 de Maio de 1971 quando Felton Jarvis montou uma enorme árvore de Natal no estúdio B em Nashville. Decorada com caixas de presentes vazias, ela foi colocada no meio do grande estúdio. Como produtor, Jarvis sabia que para conseguir o melhor de Elvis era preciso inspirá-lo.

A intenção era gravar um álbum natalino, o segundo desde o gigantesco sucesso de 1957 intitulado simplesmente de Elvis´ Christmas Album. Apesar da relutância inicial de Elvis em gravar um disco de Natal no meio de Maio, em seis dias Elvis Sings The Wonderful World Of Christmas estava pronto, bem como material suficiente para mais dois álbuns.

O disco é uma coleção bem acabada de clássicos natalinos e composições novas, todas muito bem arranjadas. Nas tradicionais Elvis faz um bom trabalho em O Come All Ye Faithful e passa sem grande alarde por The First Noel, Silver Bells e Winter Wonderland. No material novo e numa jam improvisada Presley brilha. Holly Leaves And Christmas Threes, composta pelo amigo e segurança Red West, evoca uma performance emocionalmente arrasadora. O mesmo vale para If I Get Home On Christmas Day. Ambas trazem a tona um indelével sentimento de solidão e desamparo,  interpretadas por Elvis com toda sinceridade. A melancólica I´ll Be Home On Christmas Day, interpretada com a dose ideal de remorso e anseio completa o soberbo trio de material novo.

Se Elvis´ Christmas Album contava com a apimentada Santa Claus Is Back In Town, Elvis Sings The Wonderful World Of Christmas  traz a explosiva Merry Christmas Baby, um blues pesado nascido de um momento de descontração tanto de Elvis quanto da banda. Ela é um desses momentos mágicos de Elvis no estúdio, onde o artista permite se perder no tempo, como se num transe hipnótico, criando em confluência com a banda, moldando a canção a medida que ela transcorre. Nesse processo cantor e banda passam a uma espécie de mutualismo, onde um depende imensamente do outro para criar. O mesmo tipo de momento que deu origem a That´s All Right.

Não é de admirar portanto, que essa jam tenha sido escolhida para o lado A do compacto com O Come All We Faithfull. E embora seu desempenho nas paradas tenha sido modestíssimo, Merry Christmas Baby é um de seus melhores singles na década.

Elvis Sings The Wonderful World Of Christmas foi lançado em Outubro de 1971 e ao contrário das expectativas iniciais, não conseguiu repetir nas paradas o sucesso do álbum da década de 50. Entretanto, ao longo dos muitos anos e re-edições, acabou superando o seu antecessor, vendendo mais de 3.4 milhões de cópias.


® Sergio Luiz Fiça Biston,Dezembro de 2010


home (7K) 

 

® 2005-2010- Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.