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Something For Everybody

(US) RCA LSP / LPM 2370

 

Lado 1

There's Always Me

Give Me The Right

It's A Sin

Sentimental Me

Starting Today

Gently

Lado 2

I'm Comin' Home

In Your Arms

Put The Blame On Me

Judy

I Want You With Me

I Slipped I Stumbled I Fell


 

 

Something For Everybody – Por Sergio Biston


Lançado em Junho de 1961, o quarto LP de Elvis após sair do exército é o sucessor direto do aclamado Elvis Is Back! É um álbum classudo, dominado pelo tipo de balada apropriada para a maturidade vocal recém adquirida. Há também rock e rhytm e blues de qualidade e a ocasional faixa descartável, representada por I Slipped I Stumbled I Fell , totalmente deslocada e fora de contexto no vinil.                                                                                                                                                                                                                                                

É parte fundamental de uma mudança de estilo e um pedaço de uma jornada que poderia ter levado Elvis a novos patamares. Quis o destino entretanto, que o sucesso de albuns de qualidade inferior, denotadamente Blue Hawaii e sua insossa trilha havaiana, mudasse completamente o caminho a ser trilhado, levando Elvis para uma longa ladeira, da qual só começaria a sair em 1967. Os colares havaianos e as músicas escritas entre o almoço e o jantar de compositores menores ganhariam a preferência do público e Something For Everybody se tornaria o penúltimo álbum de estúdio, antes que Elvis desesperadamente voltasse a entregar sua alma e sua voz num estúdio acanhado em Memphis, em 1969.                                             

There´s Always Me, dá a entrada saborosa de um prato refinado. As nuances delicadas e a sensível e sincera interpretação de Elvis completam um conjunto perfeito formado pelos vocalistas de fundo e músicos de respeito. Perfeita para os loucos românticos, desenha um cenário de grandes filmes românticos de antigamente. Não ha nenhum tipo de excesso, tudo perfeitamente harmonizado em arranjo de muito estilo.                                                                                                                                                                                                Give Me The Right é o tipo de canção perfeita para o “Estilo Presley”, marcada pelo insinuante sax do mago Boots Randolph e evocando suas gravações da década de 50. Um original de Elvis quase sempre negligenciado em sua discografia e que evoca uma performance sublime, combinação enormemente acertada entre a sensualidade latente do rock´n´roll e a nova suavidade de suas interpretações.                                                                                                                                                                                                                                  

O pop de qualidade é a marca de In Your Arms. Não tem potencial para ser um clássico, mas é uma frivolidade deliciosa no meio das composições de maior quilate. Tem a graça do pop descontraído dos anos sessenta, sem ser muito leviano.                                                                                                                                                                                      Comin´Home tem potencial rockabilly, mas não recebeu o devido tratamento. É um dos poucos casos equivocados do disco. A canção muito se beneficiaria de uma aproximação mais agressiva de Elvis. Não chega a ser fraca, apenas não é o que poderia ter sido.                                                                                                                                                                   I Want You Want With Me, tem a palavra clássico estampada por toda ela. Vocais de fundo carismáticos, clima de rock´n´roll sessentinha e um Elvis evocando a rispidez do início da carreira.                                                                                                                                                                                                                                                                         

O lado baladeiro conta com Gently e Its A Sin faixas menores mas não ruins. A primeira é uma original de Presley, enquanto a segunda é um cover de Andy Arnold, gravada originalmente em 1946. Ainda no grupo romântico, Starting Today é excepcional. Arranjos elegantes, com destaque para o piano de Floyd Cramer e um Elvis mergulhado profundamente na delicadeza pensada para a letra. É mais um testemunho de seu talento em interpretar a letra e a melodia de forma a passar ao ouvinte as emoções pretendidas.                             

Mas a melhor faixa do álbum é sem dúvida Put The Blame On Me. Mais um original do disco, é um pop-rock de primeira, com letra maliciosa e batida cativante. Elvis ataca-a com gosto, resultando em uma performace clássica, cheia de energia e belo representante do material mais agressivo do início da década de 60.                                                        

Something For Everybody, apesar do título insípido é um excelente álbum. Não tão bom como o magistral Elvis Is Back!, mas um sucessor digno e o segundo melhor álbum da trilogia Nashville.                                                                                                                                                                                                                                                                       

O público o recebeu bem, catapultando-o a primeira posição nos EUA e a segunda no Reino Unido. Trata-se de um álbum de denotada qualidade que figura entre os melhores trabalhos de Elvis na década de sessenta.                                                                                                                                                                                                                                           

É impossível resistir a tentação de imaginar o que poderia ter sido da carreira de Elvis na metade dos anos sessenta caso albuns como esse tivessem tido mais apreço por parte do público do que o fenômeno das trilhas sonoras. Embora esse desejo jamais possa se materializar, a existência de Something For Everybody é um representante digno do legado de Elvis. É sobretudo um ótimo álbum, com material original de qualidade que irá resistir ao teste do tempo.

 

® Sergio Luiz Fiça Biston, Fevereiro de 2009




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