promisedlandalbumoriginal (59K)

 

Promised Land

RCA APL 1 0873 

LADO 1

Promised Land 
There´s A Honk Tonk Angel
Help Me
Mr. Songman
Love Song Of The Year

LADO 2

Its Midnight  
Your Love´s Been A Long Time Coming
If You Talk In Your Sleep
Thinking About You
You Asked Me To

 

Promised Land- Por Sergio Biston

O ano de 1973 viu Elvis Presley realizar um concerto via satélite para todo o mundo e entre shows em Vegas e turnês lotadas pelos EUA, por duas vezes no ano, o cantor esteve em estúdio para gravar material inédito para seus próximos projetos. Realizadas em momentos bastante destintos na sua vida, as gravações resultantes variaram do medíocre ao melhor que Elvis gravou até então. As canções foram espalhadas em três álbuns ao longo de três anos. Promised Land, lançado no início de 1975, é o último capítulo da trilogia STAX, que iniciou-se com Raised On Rock, lançado ainda em 1973 e seguido de Good Times em 1974. Graças ao esquema absurdo da RCA, os álbuns foram montados de forma a incorporar todo o trabalho realizado no STAX, entremeando grandes canções com material de segunda. Se houvesse algum tipo de zelo por parte da RCA, de seu empresário e até mesmo de sua parte, no tocante a sua integridade artística, as canções mais fracas deveriam ser rejeitadas e arquivadas, e o material de maior qualidade agrupado em um só album, quiçá duplo. Se assim fosse, esse álbum certamente figuraria entre seus melhores trabalhos na década de 70. Mas a política da RCA e seus executivos era totalmente oposta, objetivando somente o lucro e o resultado dessa mentalidade refletiu-se em vendas medíocres para o padrão Presley. Para efeito de comparação, Aloha From Hawaii vendeu nada menos do que três milhões de cópias ainda em 1973, enquanto Raised On Rock ficou abaixo das duzentas mil unidades.

É interessante notar que embora os três álbuns lançados não tenham sido sucessos comerciais, a soma total das vendas provavelmente ultrapassou as 500.000 cópias. Sendo assim, se as melhores canções do STAX tivessem recebido um tratamento mais adequado, posicionadas em um só album, Elvis teria ganho mais uma certificação de ouro da RIAA e talvez com uma opinião mais favorável dos críticos, o álbum pudesse chegar a marca do milhão de cópias vendidas.

Obviamente, sucesso comercial e qualidade nem sempre andam de mãos dadas e sendo assim, Promised Land constitui prazeirosa audição, mesmo com momentos de pouco brilho. Não há dúvidas que a faixa título, composição de Chucky Berry que inicia o disco, é o grande destaque do álbum. Com arranjos pesados e um Elvis vibrante atacando com gosto a letra criativa, a faixa entra para o hall das melhores coisas que Elvis fez na década de 70. Com isso, é de se esperar que o disco fosse um retorno às seu período Rock´n´Roll, mas a direção muda completamente para o country e o pop nas nove faixas seguintes. Não chega a ser uma decepção, mas fica um sabor de "quero mais", já que Elvis simplesmente brilha nesse Rock.

A faixa seguinte, There´s A Honk Tonk Angel, fica inevitavelmente apagada depois de uma abertura tão genial. Não deixa de ser entretanto, um bom country de raiz, sucesso na voz de Conway Twitty que a lançou apenas algumas semanas depois de Elvis gravá-la em estúdio. Segundo notas explicativas no encarte da edição remasterizada em CD, é possível que Elvis e Jarvis tenham considerado a faixa para compacto,  antes de Conway adiantar-se. As duas faixas que se seguem, Help Me e Mr. Songman, não empolgam, especialmente a segunda, uma composição de Donnie Summer que cai no lugar comum. Love Song Of The Year, tem melodia simpática e harmonias deliciosas, mas ainda é muito genérica e não tem qualidade suficiente para erguer o disco.

 A salvação vem com Its Midnight, a primeira grande faixa depois de Promised Land. Esse clássico original de Elvis, composto por Jerry Chesnut seria usado como lado B do compacto Promised Land e promovido por Elvis em diversos shows em 1974 e 1975. Muito bem mixada, o trabalho dos vocais, tanto de Elvis como de seus vocalistas de fundo dão a medida certa da solidão e tristeza enunciadas pela letra. Daí pra frente a qualidade gera uma curva ascendente revigorante. You Love´s Been A Long Time Coming é Country pop de boa qualidade, com notável confiança de Elvis nos vocais. If You Talk In Your Sleep, composição de seu segurança e "amigo" Red West é um funk de primeira com letra maliciosa que casa perfeitamente com os metais cuidadosamente inseridos e vocais relaxados e eficientes de Presley. As duas faixas finais terminam o vinil de maneira positiva.O excelente country pop Thinking About You conta com letra cativante e bem escrita e arranjos bonitos de violão e vozes. Ainda com sabor contemporâneo, poderia ter potencial se explorada como compacto. Encerra o disco a composição da pena de Waylon Jennings, a excelente You Asked Me To que conta com trabalho magistral de Burton na guitarra, à par com a performance firme de Elvis.

Promised Land foi lançado em Janeiro de 1975 e alcançou a modesta 47ª posição na Bilboard Hot 100. As vendas foram regulares, mas a crítica especializada não simpatizou com o bolachão. Os compactos extraídos dele obtiveram mais sucesso, Promised Land/Its Midnight atingiu a 14ª posição na Bilboard e a 9ª posição no Reino Unido. If You Talk In Your Sleep/Help Me ficou com a 17ª e a 40ª colocação na Bilboard e no Reino Unido, respectivamente. Curiosamente, o album fez bonito na Bilboard Country e garantiu a 1ª posição, mostrando definitivamente a mudança de direção que lentamente acontecia na carreira de Elvis nos últimos anos. Na década de 80, o country se tornaria um movimento extremamente presente, com artistas de grande popularidade como , The Judds, George Strait, Chris Ledoux e Garth Brooks. Ironicamente, Elvis liderou esse movimento que na década de 50 e 60 atribuiu seu declínio justamente ao movimento Rock And Roll liderado por ele.

Como um todo,Promised Land é um bom álbum mas que fica de alguma forma no meio da estrada. Alternando momentos maravilhosos interpretados por um cantor em excelente forma vocal,vibrante e apaixonado nos melhores números, com uma parcela significativa de composições de segunda, consegue ainda assim constituir uma agradável audição.
 

® Sergio Luiz Fiça Biston, Maio de 2008




home (7K) 

 

® 2008 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.