Pot Luck - Por Sergio Biston

A primavera de 1962 veria o último álbum de Elvis não vinculado aos filmes, até o lançamento, cinco anos mais tarde, de How Great Thou Art. Nessa meia década Elvis dedicaria-se exclusivamente às trilhas sonoras, com resultados variados. Embora a qualidade das trilhas fosse musicalmente inferior aos seus outros trabalhos, elas se provaram sucessos absolutos de público. G.I Blues vendeu duas vezes mais que Elvis Is Back, Blue Hawaii, 6 vezes mais que Something For Everybody e Girls!Girls!Girls! venderia duas vezes mais que Pot Luck. Com números tão explícitos, seria um contrasenso seguir outro caminho que não o das trilhas de filmes.
Pot Luck conta com a característica sonoridade pop presente nos três discos anteriores, com ênfase nas baladas classudas que Elvis dominava cada vez mais, como a excelente Something Blue. O disco traz a distinção de ter uma das composições com a participação de Elvis,That´s Someone You Never Forget, talvez o ponto alto do disco. Elvis e os Jordanaires criam uma atmosfera profundamente melancólica, acompanhados pela discreta guitarra de Scott Moore. O disco é marcado pelas harmonias precisas entre Elvis e os Jordanaires, deliciosamente executadas por exemplo em Such An Easy Question, jóia perdida na coroa do rei. Tanto Presley quanto os cantores de fundo preenchem a sonoridade com harmonias e "doo-woops" nesta composição do lendário Otis Blackwell. 
Suspicion é outra grande balada, composta pela dupla fantástica Doc Pomus e Mort Shumman. A canção faria sucesso com Terry Stafford dois anos mais tarde e a RCA tentou correr atrás do hit perdido, mas agiu tarde demais e o compacto com Suspicion nem chegou as paradas.
Pot Luck traz também um dos maiores sucessos de Elvis no Brasil, a canção Kiss Me Quick. Executada à exaustão nas rádios na década de 60, após a morte de Elvis tornou-se eternamente associada ao cantor em nosso país.
O disco conta ainda com Gonna Back Home Somehow, um bom número pop que se distância um pouco do clima mais romântico do álbum.
Com ênfase em baladas de alto nível e vocais encorpados, Pot Luck permanace como um ponto alto da discografia de Elvis nos anos 60.






                     


 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Outubro de 2013



 



® 2005-2013 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


Pot Luck With Elvis

(US) LPM/LSP 2523

Lado 1
1. Kiss Me Quick 2:49 (Doc Pomus/Mort Shuman)
2. Just For Old Time Sake 2:11 (Sid Tepper/Roy C. Bennett)
3. Gonna Get Back Somehow 2:31 (Doc Pomus/Mort Shuman)
4. (Such An) Easy Question 2:22 (Otis Blackwell/Winfield Scott)
5. Steppin' Out Of Line 1:56 (Wise/Weisman/Fuller)
6. I’m Yours 2:22 (Don Robertson)
Lado 2
7. Something Blue 3:01 (Paul Evans/Al Byron)
8. Suspicion 2:36 (Doc Pomus/Mort Shuman)
9. I Feel That I've Known You Forever 1:42 (Doc Pomus/Alan Jeffreys)
10. Night Rider 2:11 (Doc Pomus/Mort Shuman)
11. Fountain of Love 2:16 (Bill Giant/Jeff Lewis)
12. That's Someone You Never Forget 2:52 (Red West/Elvis Presley)