How Great Thou Art - As Sung By Elvis Presley - Por Sergio Biston

Em 1966 a carreira de Elvis encontrava-se em franco declínio. Afastado da apresentações ao vivo desde 1961, sua presença fazia-se apenas através de filmes cada vez mais absurdos e trilhas sonoras idem. A invasão britânica iniciada no começo de 1964 tornou ainda mais óbvio seu distanciamento da cena pop. A frustração com os rumos da carreira respingou também na vida pessoal e o levou a uma busca espiritual profunda. Elvis mergulhou em livros religiosos e em estudos bíblicos e espirituais que beiraram a neurose. Como costumava fazer em momentos como este Elvis voltou-se às canções sacras, uma das mais profundas raízes de sua música. Quando pequeno o primeiro contato de Elvis com a música se deu na Igreja frequentada por seus pais, Gladys e Vernon. Lá ouviu os hinos religiosos que o acompanhariam por toda a vida, especialmente nos momentos em que, longe dos holofotes, juntava os amigos para longas sessões de música sacra que só terminavam quando o sol já estava alto no céu. Não por acaso muitas dessas músicas estão neste LP, lançado num tempestuoso momento de sua vida e carreira.
Partindo da busca espiritual de Elvis, How Great Thou Art começou a tomar forma em Maio de 1966, no meio de uma onda de entusiasmo musical que ficou registrada em fitas caseiras onde Elvis, Charlie Hodge e Red West cantam e ensaiam músicas compostas e arranjadas pelo trio e também velhos hinos religiosos. A partir daí Elvis começou a visualizar o tipo de disco que queria fazer, o primeiro em dois anos e meio de trilhas sonoras contínuas. A princípio Elvis queria a presença de Jimmy Jones, cantor negro de gospel que sempre admirou, mas Jimmy não foi localizado e Tom Diskin sugeriu o recém formado quarteto - The Imperials. O grupo foi criado por Jake Hess, outro ídolo juvenil de Elvis. A visão de Elvis era clara: Reproduzir no disco o som dos corais de igreja que tanto o encantavam quando criança e cuja sonoridade admirava também  na vida adulta. Para isso, incluiu o grupo Jordanaires, a soprano Millie Kirkham e as cantoras June Page e Dolores Edgin. Um coral celestial de 11 cantores.
A última peça a ser encaixada se deu na figura de um jovem produtor, fã de longa data de Elvis, Felton Jarvis. Jarvis era então uma promessa no mundo da música, que chamou a atenção ao produzir o compacto Sheila de Tommy Roe, número 1 na parada pop em 1962. Foi Chet Atkins quem sugeriu Felton à Elvis e o bom humor, entusiamo e boa vontade de Felton rapidamente casaram com  a energia de Elvis. Seria a primeira colaboração de uma parceria que duraria 11 anos.
Tudo estava no lugar. O talento, a vontade e a paixão pela arte. Os ingredientes que fazem um verdadeiro grande álbum.
Assim Elvis entrou no estúdio B em Nashville, no dia 25 de Maio e com "Run On" iniciou a criação de How Great Thou Art, seu segundo LP sacro. Um álbum que reúne uma seleção majestosa do cancioneiro sagrado, alternando entre composições contemplativas, de júbilo e de louvor.
Entre elas está a fabulosa Where Could I Go But To The Lord?, magistralmente arranjada por Elvis. Com o estalar de dedos dando o rítmo, a faixa é um deslumbre de harmonias entre Elvis e os cantores de fundo, tudo adornado pelo piano de Floyd Cramer, de cujos dedos saem notas com pitadas de jazz e blues. É uma dessas músicas que quem ouve não quer que acabe. A faixa deixa evidente a visão de Elvis em reunir um grupo diverso de vozes e criar uma sonoridade que é ao mesmo tempo grandiosa e delicada. As harmonias são o ponto forte do disco e ouvir a voz de Elvis em contraponto com os grupos vocais é um deleite.
Grandiosa, a música que dá nome ao disco é um antigo hino do século 19 adaptado à língua inglesa e que Elvis ensaiou à exaustão antes das sessões iniciarem-se. É uma performance brilhante, em que cada palavra é cantada com total entrega, fervor e cuidado. Cada nuance cuidadosamente executada. Para Jerry Schilling, presente às sessões, foi como se Elvis tivesse sido possuído por um espírito. Elvis usaria How Great Thou Art frequentemente em suas apresentações ao vivo na década de 70, adicionando um final ainda mais apoteótico no palco e, merecidamente, ganharia um Grammy por sua interpretação ao vivo em 1974.
Contrapondo a grandiosidade de How Great Thou Art está a intimista Stand By Me. Conduzida por notas delicadas do piano a faixa encanta pela sutileza e controle vocal de Elvis, com falsettos extremamente naturais belamente adornados pelos também sutis vocais de fundo. Na mesma leva está Farther Along. A bonita letra convida à reflexão e a interpretação de Elvis bebe na fonte dos "spirituals" cantados pelos negros em momentos de lamentação.
Equilibrando muito bem os momentos de reflexão com os de alegre júbilo estão as faixas So High e By And By, que conta com inesperados riffs de guitarra em uma propostas ousada para a música gospel. Além delas ha ainda a divertida If The Lord Wasnt Walking By My Side, onde os vocalistas alternam respostas com Elvis
Quase no fim do disco está Where No One Stands Alone, uma performance de imensa bravura e igualmente tocante. A performance exigiu tremendo esforço de Elvis para alcançar as notas mais altas e anos mais tarde, Jake Hess lembraria assim desta interpretação: " Elvis era uma dessas pessoas que quando cantava uma canção, ele parecia viver cada palavra dela. Talvez outros cantores possuam uma voz tão boa ou melhor do que a dele, mas ele tinha aquele  "algo a mais" que todos buscam em suas vidas."
Lançado nove meses após as sessões de gravação, a paixão e dedicação de Elvis pelo projeto foram reconhecidas quando How Great Thou Art ganhou o Grammy como melhor performance sacra de 1967. Com mais de três milhões de cópias vendidas até hoje, o disco continua encantando e inspirando gerações. Acima de tudo, inspirou um artista perdido a reencontrar seu caminho.

"A tua palavra é lâmpada
que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho."
Salmos 119:105
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® Sergio Luiz Fiça Biston, Dezembro de 2016



 



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HOW GREAT THOU ART - AS SUNG BY ELVIS PRESLEY
( RCA LSP / LPM 3758)
Lado A

1 - How Great Thou Art
2 - In The Garden
3 - Somebody Bigger Than You And I
4 - Farther Along
5 - Stand By Me
6 - Without Him

Lado B


1 - So High
2 - Where Could I Go But To The Lord?
3 - By and By
4 - If The Lord Wasnt Walking By My Side
5 - Run On
6 -  Where No One Stands Alone
7 - Crying In The Chapel



 

 
ELVIS EM DOIS MOMENTOS DURANTE AS SESSÕES DE HOW GREAT THOU ART. ACIMA: COM OS JORDANAIRES E A SOPRANO MILLIE KIRKHAM. ABAIXO: COM KITTY WELLS, JONNIE WRIGHT, BOB WRIGHT.
FIRST CHURCH OF CHRIST, IGREJA LOCALIZADA NA PEQUENA CIDADE DE SANDWICH, EM MASSACHUSSETS, USADA NA CAPA DO LP HOW GREAT THOU ART.