Elvis Golden Records Vol 3 - Por Sergio Biston

Iniciada em 1958 a série Golden Records produziu 4 fantásticos LPs, dentre eles os lendários Golden Recods Vol 1 e Vol 2, considerados  sínteses do rock da década de 50 e da mudança cultural que o acompanhou.
O mercado fonográfico de então era orientado para o compacto e as músicas mais comerciais ficavam fora dos álbuns. Com uma sucessão sem prescedentes de numerosos compactos batendo a marca de 1.000.000 de cópias, requisito para a certificação ouro,  a RCA e Tom Parker criaram o conceito da série. E numa época em que reunir compactos milionários suficientes para preencher uma compilação de 10 faixas era um feito enorme para qualquer artista, a série de Elvis chegava ao seu terceiro volume em 1963.
E em se tratando de vendas milionárias, nenhum outro compacto poderia ter a honra de abrir o disco senão It´s Now Or Never, o single mais vendido de Elvis. A canção tem origem Italiana, baseada na canção O Sole E Mio, e sua letra foi adaptada para o inglês pela dupla Schroeder e Gold. Lançada em 1960, logo após seu retorno do exército, Its Now Or Never é um superlativo na carreira de Elvis, atingindo o topo das paradas americanas e inglesas, permanecendo como o compacto mais vendido por cinco semanas no seu país natal e por oito na terra da rainha. O sucesso da canção influenciou significativamente sua carreira.
Stuck On You é mais uma gravação da mesma sessão de It´s Now Or Never que também chegou ao topo das paradas. É um dos grandes momentos de Elvis no pós exército e junto com (Marie´s The Name) His Latest Flame, I Gotta Know e Good Luck Charm, mostra uma suave transição para uma sonoridade mais pop, que vai se tornar comum no decorrer da primeira parte da década.
Surrender é outro exemplo da fórmula bem sucedida de adaptar canções italianas, desta vez com a antiga Torna A Surriento. Assim como em Its Now Or Never Elvis faz um trabalho brilhante, passeando com maestria entre as partes altas e baixas e mostrando o amadurecimento vocal recém descoberto.
  Além das adaptações de românticas italianas, o disco conta com três  baladas superlativas: Fame And Fortune, Are You Lonesome Tonight? e Anything Thats Part Of You. Reza a lenda que Are You Lonesome Tonight? teria sido a única vez em que seu empresário, o Coronel Parker, teria pedido que Elvis gravasse uma canção. Ele a teria pedido para dedicá-la à sua esposa. Verdade ou mito, Are You Lonesome Tonight? é uma soberba ode  à solidão. Da versão usada como base Elvis usou apenas os vocais de fundo sombrios e reduziu o acompanhamento para um singelo violão.
Anything Thats Part of You é uma composição de Don Robertson que extrai de Elvis uma interpretação intimista e carregada de sentimento, acompanhando apenas pelo piano, vozes e um discretíssimo violão. É outro grande exemplo da versatilidade da voz de Elvis, que aqui se expressa com maestria nas partes delicadas, sem perder consistência.
I Feel So Bad é um cover da canção de Chuck Willis de 1953. A grande diferença entre as versões está na interpretação e não nos arranjos. Elvis dá uma entonação muito mais frenética, com maior influência rock do que Willis, que prefere uma abordagem mais melodiosa, com puxadas de jazz. Destaque para o estupendo solo de sax do inigualável Boots Randolph.
Little Sister é o momento mais rock da compilação e talvez o seu melhor rock do início da década. Com guitarras pesadas e letra maliciosa, Little Sister mostra um caminho que poderia ter sido trilhado por Elvis mais frequentemente na década, coisa que infelizmente não se concretizaria quando as trilhas sonoras de qualidade musical inferior acabaram por ofuscar o material de estúdio regular.
  Antes disso acontecer, o disco deixa muito evidente a tremenda qualidade do material produzido nos três primeiros anos após o retorno de Elvis da Alemanha.  Com vendas iniciais de 500.000 cópias Golden Records chegou a 3ª posição nos Estados Unidos e à 6ª no Reino Unido, mostrando que Elvis continuava a dominar as paradas musicais ao redor do mundo, com uma seleção cada vez mais eclética de músicas.

































































 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Maio de 2016



 



® 2005-2016 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


ELVIS GOLDEN RECORDS VOL3
(RCA LSP-2765)
Lado A

1 - Its Now Or Never
2 - Stuck On You
3 - Fame And Fortune
4 - I Gotta Know
5 - Surrender
6 - I Feel So Bad

Lado B


1 - Are You Lonesome Tonight?
2 - ( Marie´s The Name) His Latest Flame
3 - Little Sister
4 - Good Lucky Charm
5 - Anything That´s Part Of You
6 -  She´s Not You



 

 
ELVIS EM ABRIL DE 1963 COM SUA HARLEY.