elvisoriginalnow (198K)

 

Elvis Now

(US) RCA LSP 4671

Lado 1

Help Me Make Through The Night

Miracle Of The Rosary

Hey Jude

Put Your Hand In The Hand

Untill It´s Time For You To Go

Lado 2

We Can Make The Morning

Early Morning Rain

Sylvia

Fools Rush In (Where Angels Fear To Tread) 

I Was Born About Ten Thousand Years Ago


 

 

Elvis Now– Por Sergio Biston


Lançado em Janeiro de 1972, Elvis Now é fruto de uma sessão cheia de boas intenções, em Nashville, no ano de 1971. O objetivo era duplicar o sucesso da maratona do ano anterior e produzir um disco gospel, um álbum natalino e alguns compactos. Elvis tinha também um projeto particular, o de gravar um álbum de música folk, um estilo que havia caido em seu apreço. Infelizmente as intenções foram por terra quando Elvis foi afetado por problemas oculares, que o obrigaram a cancelar as gravações após uma passagem pelo hospital. Presley voltaria em Maio e Junho para arredondar as canções natalinas e o material sacro, mas o projeto folk parece ter ficado para trás. Com pouca coisa restando além do material sasonal e do gospel, a gravadora decidiu cerzir uma colcha de retalhos usando sobras de outras sessões e de diferentes momentos da carreira de Elvis e assim criar um álbum pop viável. O resultado é um disco que atira para todos os lados, sem nunca acertar um alvo, mas que traz faixas excelentes em sua individualidade. Por isso ao invés de analisar o álbum como um todo, o ouvinte deve encarar as canções como peças em separado, representativas de diversos estilos e momentos do intérprete.

O material folk é sem dúvida o melhor do disco, com covers excelentes de Early Morning Rain, Help Me Make Through The Night e da balada Untill Its Time For You To Go. Elvis está fantástico nas três faixas, com interpretações contemplativas e arranjos precisos. Untill Its Time For You To Go é deliciosamente melancólica, enquanto Help Me Make é tingida de rancor. Trilhas sonoras perfeitas para as tardes nubladas. We Can Make The Morning é outra que merece atenção especial. Faixa de sonoridade interessante com letra marcante e vocalização envolvente.

O disco conta também com duas músicas sacras, muito possivelmente sobras do projeto gospel. Uma é a fraquíssima Miracle Of The Rosary, a outra é a surprendentemente cativante Put Your Hand In The Hand, que certamente ficaria muito melhor alocada no disco He Touched Me, talvez substituíndo a requentada He Is My Everything.

Entre as faixas menores, uma releitura com solo de guitarra copiada nota por nota do clássico de Ricky Nelson Fools Rush In e uma bizarra Hey Jude, gravação descartada das sessões do American em 1969 em que a voz de Elvis contrasta brutalmente com as demais faixas do vinil.

sylviacompacto (23K)

O compacto brasileiro com Sylvia.

Apesar da aparente falta de direção e da fraca recepção da crítica nos EUA, "Now" obteve muito sucesso no Brasil. A canção Sylvia foi enorme sucesso nas rádios locais, fazendo com que a matriz brasileira da gravadora lançasse um compacto exclusivo de nosso país com a faixa. O disco também influenciou artistas brasucas. Celly Campelo fez uma versão para Put Your Hand In The Hand, intitulada "Deixe Estar Como Está Para Ver Como Fica" e I Was Born About Then Thousand Years Ago influenciou ninguém menos do que Raul Seixas, que a usou como inspiração para seu clássico absoluto; Eu Nasci A 10.000 Anos Atrás.

Mesmo com o sucesso em terras tupiniquins, Elvis Now não teve nenhum impacto na carreira de Elvis, passando desapercebido por público e crítica e eclipsado por dois "monstros" do próprio Elvis: As Recorded Live At Madison Square Garden e He Touched Me, o disco gospel originado da mesma sessão, que lhe renderia um Grammy. Além deles, Burning Love estouraria nas paradas pelo mundo todo, deixando seu primeiro disco do ano ainda mais ofuscado. Entretanto, mesmo como um projeto inacabado e remendado, Elvis Now proporciona bons momentos aos ouvintes, especialmente para aqueles que conseguem enxergar a obra de Elvis sob um aspecto mais amplo: O do artista sem fronteiras musicais.

Celly Campelo e sua versão para Put Your Hand In The Hand

Raul Seixas: "Eu Nasci A 10.000 Atrás"

 

® Sergio Luiz Fiça Biston, Junho de 2010




home (7K) 

 

® 2005-2010 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.