Last Vegas - The King In Motion - Por Sergio Biston

O mais recente projeto do selo pirata Venus é um híbrido de livro e DVD. É também o típico projeto com o qual os fãs sonhavam nas décadas de 80 e 90, combinando toneladas de fotos inéditas com filmagens raras de Elvis no palco. Talvez a maneira mais honesta de analisar este lançamento seja  pela ótica do livro com DVD ao invés de DVD com livro. Isso porque o livro é sem dúvida o melhor da combinação, enquanto o DVD serve apenas como um complemento dentro do projeto.
Com mais de 450 páginas, o livro é um calhamaço de capa dura com praticamente o mesmo número de fotos, a sua  maioria em ótima qualidade. Ele cobre a última temporada em Vegas, 10 dias marcados por altos e baixos, e retrata um Elvis mais em forma do que no começo do ano, mas que aparenta um evidente deterioramento físico. Em muitas fotos fica evidente o inchaço de seus olhos.
Com exceção da reprodução de um artigo de jornal da época das apresentações, não ha texto no livro.





































O DVD que acompanha o livro traz 4 shows de Elvis em Vegas, sendo três de 1976 e um bônus de Dezembro de 1975. O disco abre com uma montagem simulando a chegada de Elvis à Vegas, utilizando para isso filmagens 8mm de Elvis saindo de hotéis e embarcando em aviões, e uma animação do avião de Elvis voando rumo à Vegas. A animação em sí é um tanto quanto tosca e teria sido melhor se os produtores a tivessem deixado de lado.
O primeiro show, do dia 03, gira em torno de 45 minutos, estando portanto bastante completo. O ângulo de filmagem e a proximidade da câmera garantem uma ampla visão do palco e de Elvis, sem as incômodas sombras dos fãs na frente da câmera, que muitas vezes marcam as filmagens desse tipo. Ha um erro de edição na canção Love Me, onde o segmento de Elvis cantando I Got A Woman/Amen é inserido no lugar da música correta.
O show do dia 4 é uma filmagem um pouco mais curta, com uma rara versão de What Now My Love, completa nesse registro. Por fim, o show de encerramento aparece de forma extremamente curta e incompleta, mas ainda assim interessante. Infelizmente a qualidade das fontes é praticamente a mesma do velho VHS, com uma pequena melhora na granulação, mas ainda sem muita nitidez. Dos quatro capítulos, o bônus é que teve uma melhora mais sensível em relação ao material que já circulava.
O menu do DVD é bem montado e permite escolher os shows e as faixas de cada show individualmente.
O próximo lançamento da Venus na série será o show de Elvis em Omaha em 1974. A filmagem circula a décadas entre os fãs e é bastante completa. Seria muito interessante que a Venus utilizasse uma fonte melhor do que a que circula, mas a julgar pelo primeiro projeto não se deve esperar por isso.

Livro: 4/5
DVD : 2,8/5









                     




.
 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Março de 2014



 



® 2005-2014 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.