barra livros (38K)

 

Elvis in Texas – The Undiscovered King 1954-1958 - Por Luiz Henrique

 

 

Digitalizar0015 (2457K)

 

 

“Elvis in Texas” foi lançado em 2002 pela “Republic f Texas Press”. O pesquisador do livro é Stanley Oberts , um professor de piano , e a escritora é Lori Torrance.  Torrance possui uma prosa leve e descompromissada , que torna a leitura muito fácil e geralmente divertida. Por isso não espere um livro com grandes pretensões literárias e sim apenas divertimento e, em alguns momentos, real amadorismo.  

 

Apesar de o melhor livro sobre Elvis Presley ter sido escrito a respeito dos anos 50 (“Last Train to Memphis” do Peter Guralnick), não existe muita literatura profunda a respeito da época. Esse livro não preenche essa lacuna, mas é uma das melhores fontes a respeito dos shows de Elvis no período.     

 

 

Digitalizar0017 (274K)

Carl Nelson, o primeiro "cover" de Elvis - Texarkana 1955.  

 

 

 

O livro objetiva contar as historias dos shows de Elvis entre 2 de Outubro de 1954 em Nashville ate o show em 14 de Outubro de 1956 em San Antonio , já no auge da “presleymania”. Em cada show analisado, temos um texto com média de 4 paginas e ,principalmente, um conjunto impressionante de fotos raras do período, infelizmente todas em preto e branco.

 

 

 

Digitalizar0018 (291K)

O Inicio : Shows em cima de caminhões.

 

 

 

Através dos textos, temos acesso a historias curiosas e divertidas, em um momento em que a carreira de Elvis ainda era amadora e, consequentemente, mais emocionante. Muito agradável ler a respeito da evolução da fama de Elvis. O inicio em cidades minúsculas, às vezes cantando em cima de caminhões para caipiras desconfiados , ate o reconhecimento e o sucesso.

 

 

 

Digitalizar0019 (553K)

Rara Foto com Jimmy Day na Steel Guitar , DeKalb 1955.

 

 

 

Algumas historias pitorescas atravessam o livro, como detalhes do primeiro “cover” de Elvis em 1954, suas infinitas namoradas através da estrada e as condições mínimas de shows em cidades minúsculas como DeKalb , Alpine , Joirnerville e outras que , provavelmente , os leitores nunca ouviram falar , mas que tiveram a oportunidade de ver um Elvis em seu momento decisivo.

 

 

 

Conclusão

 

Essencial para os fãs dos anos 50, o livro é agradável para qualquer amante de musica. Apesar de pecar em alguns momentos como uma leveza excessiva, é um dos poucos livros sobre os shows dos anos 50, então tem seu valor na literatura sobre Elvis Presley.

 

Agradecimento especial à amiga (sumida) Valéria, que fez essa análise possível.    

 

®  Luiz Henrique Costa Gonçalves, Junho de 2008



 

home (7K) 

 

® 2007 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.