barrainterview (16K)

 

jat (52K)

Joseph A. Tunzi  é profundo conhecedor e pesquisador da música e vida de Elvis Presley. Renomada autoridade da obra gravada do cantor, os três volumes de sua "sessionografia" Sessions I, II e III estão entre os mais respeitáveis e recomendados livros pelos estudiosos do legado musical de Elvis Presley.

Também é autor de vários livros de fotos bem como DVDs , entre eles Hot Shots And Cool Clips que inclui filmagens raras.Nessa segunda rápida entrevista, Tunzi fala sobre os novos projetos e nos atualiza a respeito de sua infindável busca por material inédito.

ECB: Seu mais novo projeto é Elvis Presley And Nancy Sinatra On The Speedway. O que os fãs irão encontrar no livro e como foi o processo de pesquisa?

JT: O livro é uma jornada que vai do começo da produção do filme até a festa de encerramento. Algumas fotos publicitárias, amadoras e de ensaios também fazem parte. Ha uma grande quantidade de fotos nunca antes publicadas. A pesquisa foi simplesmente ter a documentação e as fotos e partir daí. Uma grande quantidade foi obtida do diretor Norman Taurog.

 
ECB: O que os fãs devem esperar do livro Elvis By Request:71 at 40´s?
JT:  Nunca fizemos um livro sobre 1971. Capturamos cada elemento da carreira de Elvis, menos 1971. A turnê de Novembro me escapou até agora, trabalhando em conjunto com Paul Lichter. Acho que os fãs ficarão contentes com o resultado em Junho.

image500 (445K)image501 (450K)

Elvis 71 at 40´s pode ser adquirido diretamente do site Jat Publishing. Clique na prévia acima para ser direcionado ao site.

ECB:  Na última conversa que tivemos, ha pouco mais de quatro anos atrás, Você mencionou a descoberta de uma nova canção, chamada Let Me Be The One. Sua informação estava correta e em 2009 a gravação apareceu através de uma gravadora clandestina. Então é impossível não perguntar: Podemos esperar alguma nova canção nos próximos dois ou três anos?
JT: Acho que nos próximos anos pelo menos uma, senão várias canções nunca antes ouvidas, irão ser lançadas.
 
 
ECB: Enquanto estamos nesse assunto, Let Me Be The One parece ser parte de uma "jam" com o grupo Voice. Você tem alguma informação se ha mais material nessa fita?
JT: A fita com “Let Me Be The One” era de Sherrill Nielsen. Ela contém também “Spanish Eyes” que também foi lançada. Ele disse que a gravação era de 1974.
 
ECB: Vamos falar um pouco a respeito da seção "rumores" do livro Sessions III. Na nossa última conversa falamos a respeito de um filme caseiro de Elvis tocando com Tom Jones, Stormy Monday Blues, Out Of Left Field e Will It Be Me. Alguma nova informação com relação a existência desse material? 
JT: A filmagem de Elvis cantando com Tom Joneson existe. Acho que o próprio Tom menciona isso em seu livro. “Stormy Monday Blues,” “Out of Left Field,” “Dark As a Dungeon” e “It’ll Be Me” são, o que agora acredito, músicas que foram sugeridas para uma sessão de gravação cancelada em 1974. Mais informação a respeito disso estará no livro Sessions IV.
 
 
ECB: Naquela ocasião, você mencionou que novas evidências tinham lhe dado esperanças a respeito da filmagemThe Pied Pipper Of Cleveland. Alguma nova descoberta a respeito dela? 
JT: Nada. Eu estava otimista num determinado momento, mas agora estou pessimista. Essa é uma daquelas coisas que parece que vção levar a algum lugar e aí, nada. A última informação que obtive sobre seu paradeiro não indica nenhuma conecção com Bill Randle (N.E: O DJ responsável pelas filmagens) e a Universal Pictures mas  sim com o espólio de Alan Freed que por qualquer motivo. adquiriu o filme. O mistério continua!
 
ECB: Os últimos lançamentos da série Hot Shots and Cool Clips foram criticados por conterem pouco material interessante, de acordo com alguns. Como você responde essa critica e ha planos para continuar a série?
JT: O volume 5 trará novos clips e clips antigos em perfeita ou melhor qualidade do que nos volumes anteiores. Não temos permissão para usar a música de Elvis, mas a quantidade de filmagens nos quatro volumes é incrível e com esse próximo lançamento, teremos usado tudo o que se sabe existir de filmagem profissional, fora obvimante, o material feito para os estúdios e televisão.
 
ECB: Ha mais filmagens do Madison Square Garden? 
JT: Até onde sei, a filmagem profissional feita pela NBC é tudo o que existe.
 
ECB: No DVD Hot Shots and Cool Clips Vol 2 ha uma fabulosa filmagem em 8mm de Elvis em Chicago. A filmagem é bastante próxima. Ha mais dessa mesma fonte?
JT: Gostaria que sim, mas duvido muito. Ela foi basicamente feita por uma equipe de televisão para uma matéria a respeito da primeira visita de Elvis em Chicago. A Emissora tinha acesso limitado ao show. 
 
ECB: Que tipo de informação podemos esperar do livro Sessions IV?
JT: Nesse momento estamos com 2000 pagina com fotos preto e branco e coloridas, no formato 30x30. Isso ainda pode mudar. Haverá uma boa quantidade de novas informações bem como algumas correções.
 
ECB: Na sua busca por material inédito, você encontrou alguma nova informação sobre alguma das músicas supostamente gravadas na SUN?
JT: A única surpresa ainda guardada pode ser uma versão de “Satisfied.” Espero como todo fã, que ela apareça.
 
 
ECB: No seu site ha uma lista de futuros projetos. Poderia comentar a respeito deles? 
JT: “Rock, Sex and Roll” Foca no ano de 1956, quando a música e a sexualidade mudaram para sempre. Irá cobrir o período de Janeiro a Dezembro e irá conter cerca de 200 fotos, muitas inéditas.
 
“Atlanta in Black and White” Deveria ter sido lançado já a alguns anos, mas acaba sempre adiado por novos projetos. Irá ser lançado com muitas fotos fabulosas.
 
ECB:Parece que com a nova tecnologia disponível, que permite restaurar e sincronizar com melhores resultados, as filmagens 8mm estão ganhando novo fôlego entre os colecionadores. Você tem planos de fazer uma coletânea desse tipo de material? 
JT: Talvez, se o material em particular for de 1969 ou 1970, mas não podemos usar as músicas de Elvis. Se for uma ótima filmagem, iremos usar. Talvez haja mais de Elvis em Chicago 72, no próximo Hot Shots. 
 
ECB: Você viu Elvis ao vivo algumas vezes. Como foi a experiência?
JT: Eu vi Elvis várias vezes. Tive a sorte de conhece-lo em Chicago, do dia 14 de Outubro de 1976. Contei esses episódios nos livros  “Elvis Encore Performance IV” e “Elvis Concerts.” Ouvir sua música e ver seus shows na TV embora seja ótimo, realmente não pode ser comparado com a experiência de vê-lo no palco. Alguns shows foram melhores que os outros, claro, mas as coisas são assim. A experiência visual, sonora e emocional jamais pode ser captura em filme. Quando você vê Elvis  no palco, aquela visão, aquele som, a voz...Os registros chegam perto, mas não perto o suficiente, se você me entende. Foi emocionante e um privilégio.
 
ECB: Nas suas pesquisas você encontrou alguma evidência de registros visuais ou de aúdio da coletiva de imprensa para o especial de 1968 e a do seu retorno aos palcos em 1969?
JT: Nenhuma filmagem, mas tenho uma transcrição completa da coletiva de 1968, que estará no livro Sessions IV. Então deduz-se que uma gravação deva existir ou foi apagada em algum momento. Uma equipe da NBC filmou alguns pedaços da coletiva de 1969, mas nada foi encontrado ainda. A NBC tem até os direitos de algumas fotos da ocasião. Maria Columbus tem também cerca de cinco minutos gravados após o final da coletiva. Na gravação é possível ouvir Elvis pedindo uma caneta emprestada à Maria.
A KVBC, a afiliada da NBC em Las Vegas também filmou cerca de 45 segundos da noite de abertura em 31 de Agosto de 1969 e aproximadamente 10 minutos de entrevistas com celebridades. Em 1972 eles também filmaram a noite de abertura da temporada Agosto- Setembro e alguns shows. Nessa filmagem de 16 minutos, cerca da metade é de Elvis no palco e o resto de entrevistas com os fãs. Foi a KVBC que também filmou a coletiva para o Aloha From Hawaii.
 
ECB: No seu livro Elvis Presley As The One Called Charro, ha uma informação bastante interessante a respeito de Elvis cantando e tocando para a equipe de filmagem e os atores. Ha alguma chance dessas apresentações de improviso terem sido capturadas de alguma forma? 
JT:  É muito improvável. Não acredito que exista. A única coisa que vi de Charro foi uma cena cortada onde Elvis está num bar e uma das moças levanta a blusa e mostra os seios. Elvis começa a gargalhar. Provavelmente irá aparecer no Youtube algum dia.
 
ECB: Você sabe da existência de mais fotos ou filmagens das últimas férias de Elvis em 1977?
JT: Não saberia responder. É algo da qual não tenho nenhuma informação.  

O ECB gostaria de agradecer Joseph por ter respondido nossas perguntas. Joseph Tunzi entrevistado por Sergio Biston. Março de 2011.

 Visite o site de Joseph Tunzi aqui: http://www.jatpublishing.com/ 

home (7K) 


 

2011 Elvis Collectors Brasil. Proibida a reprodução total ou parcial dessa entrevista sem o prévio consentimento por escrito do autor.