seloqualidade (52K)



Este CD nos traz as músicas originais do disco Elvis Today, e ainda com os takes alternativos das músicas. Contém também os takes master sem os overddubs adicionados por Felton Jarvis, que permaneceram inéditos por 30 anos

Músicas:

CD1:

T-R-O-U-B-L-E
And I Love You So
Susan When She Tried
Woman Without Love
Shake A Hand
Pieces Of My Life
Fairytale
I Can Help
Bringing It Back
Green Green Grass Of Home
Outtakes
Tigerman ( Walk A Mile In My Shoes Essential 70´s Masters )
And I Love You So (Take 2) ( Platinum- A Life In Music )
Pieces Of My Life (Take 1) ( Today, Tomorrow And Forever )
Fairytale (Takes 1,2) ( Take 2- Great Country Songs)
Bringin’ It Back (Take 1)
Green, Green Grass Of Home (Take 1) ( Great Country Songs )
Shake A Hand (Take 1)
Susan When She Tried (Take 3)
Pieces Of My Life (Takes 2,3)
And I Love You So (Take 3)

CD2 - Original Mixes:

Fairytale
Green Green Grass Of Home
I Can Help
And I Love You So
Susan When She Tried
T-R-O-U-B-L-E
Woman Without Love
Shake A Hand
Bringin’ It Back
Pieces Of My Life

6363 Sunset Material:
Green, Green Grass Of Home (Takes 2,3)
Susan When She Tried (Takes 1,2)
And I Love You So (Take 1)
Bringin' It Back (Takes 2,3)
T-R-O-U-B-L-E (Take 1)
Shake A Hand (Take 2)

 

Today Extended Version- Por Sergio Luiz


O mais recente lançamento da FTD é edição expandida do clássico álbum de 1975, TODAY.

Quando lançado em Maio de 1975, o álbum não teve a atenção merecida, mas trazia uma excelente mistura de pop e country, inaugurando uma tendência que se tornaria o padrão nas décadas vindoras, especialmente quando o country explodiu na cena musical.

O CD duplo vem abrigado no já tradicional formato "mini-vinil", com a arte original e dentro um livreto com fotos, memorabilias e informações. É com certeza o que a FTD faz de melhor em se tratando de design visual. Dentro do livreto, fotos raras de Elvis dentro e fora do palco, acompanhadas de informações sobre as sessões e sobre o período em questão.

 

 

                                       todaysin (32K)

                                

                           

 

O primeiro CD possui o álbum original, infelizmente sem a remasterização tão esperada, portanto nada de novo nas primeiras 10 faixas que compunham o album original.

O material mais interessante vem a partir da 11 primeira faixa com a blueseira Tiger Man, uma supreendente Jam session que já havia aparecido na caixa 70´s Masters e alternates que já haviam aparecido em diversas compilações como And I Love You So ( Platinum) Green Green Grass Of Home e o take 2 de Fairytale ( Great Country Songs) e o take 1 de Pieces of My Life ( Today, Tomorrow and Forever)

 

 

                                             marco75 (11K)

Elvis na saída do estúdio em Março de 1975

 

O filet mignon do álbum entretanto são os takes inéditos, embora muito infelizmente eles sejam escassos, sendo que apenas 6 faixas ainda permaneciam inéditas.

O primeiro alternate take é a primeira tentativa de Fairytale que é interrompida 1:20 após o seu início. O primeiro take é fraco, Elvis ainda não “pegou” a canção de maneira correta e falta muita energia. O take dois entretanto, é uma performance explosiva.

 

 

3wheeler7576 (15K)3wheeler090875 (19K)0675hcinema (11K)

 

Elvis divertindo-se em Memphis em 1975 com seu tricíclo acompanhado por Linda Thompson e no estacionamento do cinema, após uma sessão de madrugada

 

A primeira faixa propriamente inédita é o primeiro take de Bringing It Back. Com um fraseamento notavelmente diferente na segunda metade da canção, é uma versão bastante agradável desta boa balada pop/country.

Shake A Hand é outra agradável performance, embora  a voz de Elvis não esteja em toda sua glória nesse take em particular.

Já em Susan When She Tried, Presley exercita seus vocais como de costume, fazendo uma excelente performance muito próxima ao master. Excelente country.

Encerrando o disco 1 temos o take 2 e 3 de Pieces Of My Life e o take 3 da belíssima canção de Don Mclean ,And I Love You So. Em “Pieces” Elvis interrompe o take 2 após sentir que esta versão não ficaria à contento e parte para uma fantástica 3ª tentativa. Embora o take 3 não tenha a mesma classe do master, esta versão sobressai-se pela emoção na voz de Elvis. Nota-se nitidamente sua voz embargada em “l found the bad parts, find all the sad parts, but I guess I trew the best parts away” ( Encontrei as partes ruins, encontrei todas as partes tristes, mas acho que joguei fora todas as partes boas). É justamente essa habilidade de passar a emoção da musica para o ouvinte que faz Elvis ser o fenômeno que é, e no fim, o que faz suas músicas terem tanto significado após tantas décadas. Fabulosa performance desta pérola esquecida.

Encerrado o disco 1, partimos para o disco 2, que trás os masters originais, sem os overdubs feitos mais tarde por Felton e ainda contando com o baixo de Duke Bardwell, apagado e substituído pelo baixo de Mike Leech e Norbert. Putman

Nada de muito novo aqui também, a não ser que alguns masters soam melhor sem os overdubbs, como é o caso de Woman Without Love e em outros casos a falta dos overddubs é sentida.

Fairytale é um desses casos em que a ausência dos overdubs torna a performance mais agradável. Especialmente porque Elvis está à todo vapor neste bom country originalmente gravado pelas irmãs Pointer. A ausência dos overddubs permite que apreciemos toda a energia impostada por Elvis nos vocais. Excelente performance.

I Can Help é a única faixa que soa mais diferente aos ouvidos, muito devido aos solos de guitarra de James Burton, consideravelmente diferentes ( e mais simples)

O disco 2 se encerra com o material já lançado no CD 6363 Sunset, o que no mínimo é uma decisão errônea, uma vez que o material já fora lançado anteriormente num CD da própria gravadora e porque no lugar deste material deveria estar os pouquíssimo takes inéditos que ainda faltam a serem lançados e que tornaria o CD muito mais completo e interessante como um todo.

O material que ainda continua inédito é tão pouco que não justifica o lançamento de mais um CD, mas é o que irá ocorrer, fazendo com que os fans comprem material em dobro. Eis o que permanece inédito:

 

Green Green Grass Of Home: Take 4

And I Love You So: Take 4

Susan When She Tried: Takes 4 e 5

T-R-O-U-B-L-E: Takes 2 e 3

 

4 faixas portanto e somente 6 takes, que podem inclusive ser incompletos. Por questão de uma melhor visualização dessas sessões e também para oferecer mais material ao fã, este material restante deveria ter sido incluído nesta compilação. Infelizmente não foi o que ocorreu.

No geral, um bom lançamento da FTD, deste que foi um dos melhores álbuns de Elvis. Entretanto, a falta de maior quantidade de material inédito, aliado a repetição de material já lançado, tira um pouco do brilho deste CD.

Em compensação a qualidade do material gravado por Elvis, fundindo o country com o pop, durante essas sessões, combinada com a arte geral do CD compensa por algumas de suas falhas mais graves.

 

Som: 4,5/5 ( esperávamos uma remasterização do material original)

Conteúdo: 3,5/5

Arte;5/5


© Sergio Luiz Fiça Biston, 10 de Setembro de 2005

 






  

home (7K)

Home