Elvis Collectors Brasil - FTD - Taking Tahoe Tonight

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Show de 13 de Maio de 1973 .

Músicas:

2001 Theme
See See Rider
I Got A Woman / Amen
Help Me Make It Through The Night
Steamroller Blues
You Gave Me A Mountain
Love Me
Blue Suede Shoes
Long Tall Sally / Whole Lotta Shakin' Going On / Shake Rattle and Roll
My Way
Hound Dog
What Now My Love
Suspicious Minds
I'll Remember You
I Can't Stop Loving You
Bridge Over Troubled Water
Funny How Time Slips Away
It's Over
Release Me
Faded Love
Can't Help Falling In Love
Bonus songs:
I'm Leavin' (Midnight Show)
A Big Hunk O' Love. (Midnight Show)



 

 

Takin Tahoe Tonight- Por Sergio Luiz

 

  

A FTD mais uma vez mostra, com esse lançamento, o porque de seu sucesso e justifica sua missão.

O lançamento de Taking Tahoe Tonight vem para suprir um vazio na “discografia” de Presley, sendo o primeiro soundboard da temporada de Elvis em Lake Tahoe em 1973.

Até o seu lançamento em 2004, nenhum outro documento dessa temporada havia sido lançado.

Não obstante, a qualidade da performance também faz desse CD uma aquisição imprescindível  para colecionadores deste tipo de material.

Gravado no dia 13 de Maio de 1973, este foi o 3º (!) show da noite, mas Elvis não demonstra nenhum cansaço e a atmosfera do show é bastante relaxada.

Como de costume, Elvis abre o show com See See Rider, seguida de I Got Woman/Amen. O som é limpo e claro, um tanto baixo, mas sem ruídos e tanto Elvis quanto a banda podem ser apreciados sem nenhum esforço.

A primeira variação do repertório vem logo em seguida, com Help Me Make Through The Night, mostrando que esse não será mais um show comum. Tirada da sessão de 1971 e lançada no disco Elvis Now de 1972, a canção é uma ótima adição ao repertório. Elvis entretanto, ainda não está 100 % focado no show e portanto não faz uma perfomance tão envolvente deste número.

O show segue com Steamroller Blues e então temos a primeira grande performance da madrugada. James Burton brilha na guitarra enquanto Ronnie Tutt quebra tudo com muita classe.

O nível se mantém com You Gave Me  A Moutain, uma excelente versão com ótima vocalização e com o piano de Glen Hardin em evidência.  Perto dela, Love Me fica ainda mais sem graça.

Blue Suede Shoes vem para novamente levantar o show. Elvis ainda colocava alguma energia em suas canções antigas e por isso “Blue Suede” ainda tem algum apelo. Infelizmente, em poucos anos Elvis irá se desinteressar completamente

por esses clássicos.

 

 

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                                                                                         1973

 

É claro hoje, que Elvis apenas as cantava para agradar seu público, que as pediam em todos os concertos. Por isso, Presley procurava uma maneira de mudar os arranjos ou mistura-las em “medleys” e tentar assim, trazer algum frescor aos antigos clássicos. A idéia funciona em Hound Dog, onde um arranjo “blueseiro” faz parte da primeira metade da canção, até explodir num ritmo mais acelerado. Elvis também achou uma maneira de despachar alguns clássicos no “Rock Medley”  misturando Long Tally Sally/ Whole Lot A Shakin Going On/ Shake Rattle And Roll. O resultado é eficaz e vai ficar perfeito no show de Memphis em 1974.

 

My Way vem em seguida, em uma versão muito parecida com a do Aloha From Hawaii. Uma boa versão, mas Elvis se atrapalha na letra, deixando um pouco a desejar no que seria uma ótima versão. My Way fez sua estréia nos palcos em 1972, mas Elvis já mostrava seu apreço pela canção em 1971, quando fez uma tentativa de grava-la em estúdio. Os resultados não foram satisfatórios e Elvis abandonou a canção. As versões ao vivo entretanto, se transformariam em “highlights” de seus shows, com a arena totalmente apagada, iluminada apenas pelos isqueiros da platéia. Em 1977 Elvis faria a versão definitiva da canção.

Elvis continua a série de boas intrepretações em What Now My Love. A clássica balada foi trazida do seu especial de 1973 via satélite, e além da dramática e bela letra, é uma canção perfeita para demonstrar toda a qualidade da voz de Elvis.

A versão desta madrugada não deixa nada à desejar a versão do especial e Elvis impõe todo seu talento dramático nos versos da canção, concluindo com a inacreditável longa nota final. Um clássico.

 

 

As inconfundíveis notas iniciais de  Suspicious Minds ecoam no showroom, dando origem a uma boa performance deste que é talvez o maior clássico de Presley. Burton mostra mais uma vez suas qualidades, enquanto o baixo discreto de Emory Gordy trabalha com a precisão habitual. Ronnie “ 6 braços” Tutt  mostra porque é considerado um dos melhores bateristas de todos os tempos. Elvis faz uma boa performance, embora sem o mesmo vigor das versões de 1969-70.

O bom humor de Elvis brilha em I´ll Remember You, onde podemos ouvir mais uma vez a sua contagiante risada. A canção é arruinada, mas quem se importa? Afinal é isso que faz o show de Elvis ser o que é.

Com os ânimos em alta após a divertida I´ll Remember You, Elvis faz uma excelente versão do clássico I cant Stop Loving You. Presley balança o teto do showroom nos versos finais. Uma versão tão boa quanto as do começo da década.

 

 

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                                                                                            1973

 

Uma exuberante Bridge Over Troubled Water é a próxima. Sempre um clássico,  Elvis nunca fez uma versão ruim desta pérola de Simon e Garfunkel. Além da belíssima letra e melodia, “Bridge” é uma dessas canções que mostra porque Elvis é “Elvis”. O controle vocal empregado  nas partes mais suaves e a força impostada nas passagens mais dramáticas, mostram todo seu talento vocal e mostram porque a versão de Presley para “Bridge” é a definitiva. Vale o reprise.

Uma mediana Funny How Times Slips away segue, substituindo The Impossible Dream ( que é pedida por Elvis, mas infelizmente a Al Tronti Orchestra não sabe como executa-la)

Mais um clássico do “Aloha From Hawaii” faz sua aparição, a belíssima Its Over.

Talvez uma das mais belas canções de Presley a versão aqui apresentada seria ligeiramente melhor do que a do Aloha, não fosse por Elvis mais uma vez se atrapalhar com a letra. Uma ótima performance mesmo assim. Elvis emenda Release Me direto, num tom mais alto que o normal e logo intenrrompe a canção, partindo para o maior destaque deste lançamento: Faded Love. É a primeira e única versão ao vivo disponível deste bom country gravado em Junho de 1970. Presley omite um dos versos, deixando-a mais curta. Uma versão muito boa.

A cada lançamento a FTD surpreende lançando algo raro ou inédito, e Taking Tahoe Tonight é um ótimo exemplo desta política..

Cant Help Falling In Love  encerra mais um concerto.

Como bônus temos duas ótimas canções da mesma temporada I´m Leaving e Big Hunk O´Love.

Em suma, mais um grande lançamento da FTD, apresentando um ótimo show, com repertório variado, de uma rara temporada e com uma rara performance de Faded Love. Recomendado.

 

Som:   4/5

Show: 4,2/5

 

 

 


Resenha:© Sergio Luiz Fiça Biston,



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