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Raised On Rock

Músicas:

CD 1:

 

Raised On Rock

Are You Sincere

Find Out What’s Happening

I Miss You

Girl Of Mine

For Ol’ Times Sake

If You Don’t Come Back

Just A Little Bit

Sweet Angeline

Three Corn Patches

 

Session Highlights

 

I Miss You (Take 10-11)

Find out What’s happening (Take 6)

It’s Different Now (Rehearsal, unedited)

Three Corn Patches (Take 1-2)

If You Don’t Come Back (Take 5)

Girl Of Mine (Take 9)

I Miss You (Take 5)

Three Corn Patches (Take 13-14)

Are You Sincere (Take 2)

Find Out What’s Happening (Take 8, 7)

For Ol’ Times Sake (Take 4)

 

Instrumental Tracks

 

Color My Rainbow

Sweet Angeline

 

CD 2:

 

Rough Mixes

 

For Ol Times Sake

If You Don’t Come Back

Find Out What’s Happening

Raised On Rock

Three Corn Patches (Including FS)

 

Session Outtakes

 

If You Don’t Come Back (Take 1-3)

I Miss You (Take 1)

Girl Of Mine (Take 1)

Find Out What’s Happening (Takes 1,2,4,5)

Three Corn Patches (Take 4-6)

For Ol’ Times Sake (Take 5-7)

I Miss You (Take 10)

If You Don’t Come Back (Takes 8, 6)

Find Our What’s Happening (Takes 8, 7)

Are You Sincere (Take 1)

Girl Of Mine (Take 3-6)

Three Corn Patches (Take 9-10)

I Miss You (Take 12-15)

 

Instrumental

 

The Wonders You Perform

Good, Bad But Beautiful 

Raised On Rock (FTD) - Por Sergio Biston

 

Mais um petardo da FTD em forma de reedição da discografia clássica. Desta vez quem ganha o tratamento de luxo é o álbum de 1973, Raised On Rock.

Reproduzindo a arte original do bolachão, o digipack da FTD abriga dois CDs recheados de material inédito, acompanhado de um livreto com fotos e memorabília do período. Ao todo são 28 faixas e quase quarenta takes contendo quase que exclusivamente material inédito das conturbadas sessões do Stax no meio do ano de 1973.

Infelizmente, apesar da quantidade exuberante de material inédito apresentado nessa reedição, as sessões para o álbum original figuram entre os trabalhos menores de Elvis. As dezenas de takes presentes nos CDs mostram o evidente desinteresse de Presley pela sessão, refletido na falta de foco e dedicação ao processo de criação artística que se faz obrigatório no trabalho de estúdio.

Os responsáveis e envolvidos na carreira de Elvis, aparententemente também demonstravam estar alheios à situação. Em um documento presente no livreto, datado de 11 de Outubro de 1973 e relacionado à sessão de overdubb em Palm Springs, O coronel comunica à Joan Deary que desconhece qualquer canção entitulada Girl Of Mine, e ainda adiciona que nem Charlie Hodge nem Grelun Landon, presentes nas sessões, sabiam algo sobre “uma canção chamada Girl Of Mine.”

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Agravando esse aspecto, a qualidade francamente inferior de parte do material certamente influenciou  o desempenho de Elvis e possivelmente foi responsável pelo seu comportamento arredio durante as sessões.

 É o caso, por exemplo, de Three Corn Patches. Saída da pena da lendária dupla Leiber/Stoller, que aqui erra imperdoavelmente, produzindo uma peça completamente descartável e sem sentido. Há também o country insosso Girl Of Mine e o pop simpático, porém descartável de Sweet Angeline. Todas indignas da grandiosidade artística de Elvis.

Outras canções mostram maior qualidade como a belíssima For Ol Time Sake´s . Com cinco takes presentes, é possível acompanhar o desenvolvimento da canção. O take 4 ( já lançado anteriormente no CD Rhythm & Country)por exemplo, é belíssimo e Elvis acerta em cheio. A bela versão inspira até um comentário de Felton Jarvis ( presente no início do take 5)“ Você colocou um ótimo sentimento na canção, Elvis”. O take 5, é incompleto à exemplo do sexto, onde Elvis é interrompido por Felton, incontente com o fraseamento. Apesar da aparente má vontade em gravar, Elvis responde com uma risada, mostrando humildade rara em artistas de seu porte, perante uma interrupção como esta.  Por fim, o take de número 7 é um tanto irregular, com vocalizações aquém do esperado de Presley. O take termina em nota positiva, quando Elvis erra a letra e inevitavelmente cai no riso, assim como os músicos presentes.

Elvis parece juntar maior interesse nas faixas mais “funks”, que marcam o tom desse lançamento. É o caso por exemplo, da excelente If You Dont Come Back e de Find Out What Is Happening. A primeira está representada por seis takes, dos quais quatro são inéditos. Mais uma vez, pode-se acompanhar o processo de criação da faixa, com quase todos os takes existentes presentes. Há pequenas, mas interessantes variações nos solos de guitarra e na bateria aqui e acolá.

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Já a segunda apresenta um desafio para Elvis, que encontra dificuldades na letra. São necessárias quatro tentativas para que a canção seja cantada do começo ao fim. Elvis demonstra bom humor com os erros, rindo e ameaçando humorosamente em quebrar os dedos do compositor.

Mesmo com momentos de bom humor como este, é evidente que o cantor estava pouco inspirado e disposto a gravar. Isso se torna ainda mais claro quando a sessão é interrompida após apenas quatro dias de trabalhos. Elvis simplesmente desaparece e não cumpre a agenda de gravação. Para tapar o buraco, Felton Jarvis, seu produtor, usa o tempo pago pelo estúdio para gravar faixas instrumentais, na esperança que Elvis apareça para colocar sua voz nelas. Elvis não mais retorna, voando para Los Angeles no dia 29, para ensaiar a nova temporada em Vegas.

Essas faixas instrumentais tornaram-se “lendas urbanas” durante décadas, com rumores dando conta destas serem músicas inéditas de Elvis. Infelizmente Elvis nunca colocou sua voz nelas, e Ernst põe um ponto final no mito ao adicionar as faixas instrumentais nos discos. A inclusão dessas faixas é muito propícia e interessante. Particularmente interessantes as melodias de Color My Rainbow e The Wonders You Perform.

 

       

                                              

Shirley Bassey: Good, Bad but Beautiful

Tammy Wynette: The Wonders You Perform

Para compensar o encerramento abrupto das sessões, Jarvis consegiu fazer com que Elvis adicionassse sua voz à três faixas instrumentais: Sweet Angeline, I Miss You e Are You Sincere. As faixas foram gravadas dois meses depois, na mansão de Elvis em Palm Springs. Nelas temos um Elvis em muito melhor forma vocal, resultando em performances de maior calibre. I Miss You e Are You Sincere são também composições de maior qualidade e os takes alternativos são excelentes e muito sinceros.

Além dos takes alternativos e as faixas originais, o album duplo apresenta também as mixagens cruas dos masters. Essas mixagens são em sua grande maioria muito bem vindas, já que apresentam os masters da maneira que foram gravados originalmente, sem a adição de outros instrumentos. A canção mais interessante nesse aspecto é a canção título, Raised On Rock. A versão crua é um pouco mais longa, beneficiando-se da empolgação de Elvis em sua parte final.

Entre takes alternativos, mixagens cruas e o álbum original, a FTD criou uma subseção no disco  entitulada Sessions Highlights. Nesse ponto, a compilação de Ernst Jorgensen e Roger Semon, faz um bom trabalho em extrair o melhor dessa sessão pouco inspirada, juntando no primeiro CD, uma seleção dos melhores takes alternativos, que em algumas vezes superam os masters escolhidos por Jarvis.

Nessa subseção, o destaque é o take integral de Its The Different Now. Originalmente lançada na belíssima caixa Walk A Mile In My Shoes – The Essential 70 Masters,  a gravação informal foi editada pelos produtores. Agora ela aparece completa, com um verso extra cantado de maneira atravessada por Elvis, justificando seu corte quando de seu lançamento. São poucas linhas mas extremamente interessante.

Com todo esse conteúdo inédito e com pedaços das conversas de estúdio incluídas, somadas à documentos das sessões, a reedição de Raised On Rock pinta um panorâma muito interessante e importantíssimo para a compreensão dos trabalhos de Elvis em estúdio.

Mesmo com a qualidade irregular do material e das performances, esta re-edição de luxo pela FTD proporciona uma viagem fantástica ao passado, levando o ouvinte dentro da sessão de gravação e lhe proporcionando a rara oportunidade de presenciar o processo criativo de estúdio.

 

 

Apresentação: 4,5/5 

Conteúdo: 4,2/5


 

® Sergio Luiz Fiça Biston - 2008

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