On Stage (FTD) - Por Sergio Biston

Com On Stage a FTD disponibiliza, enfim, tudo o que Elvis gravou oficialmente para a RCA em 1970.
Espalhadas em dois CDs estão todas as faixas gravadas por Felton Jarvis durante a segunda temporada de Elvis em Las Vegas.
Mesmo com o objetivo de montar um álbum ao vivo, Jarvis capturou apenas um único show em sua íntegra, optando por registrar apenas partes de outros shows e preferindo o material novo.  O show do dia 19 é o mais completo, faltando provavelmente apenas as duas músicas da abertura.
Elvis está em excelente forma, como era de se esperar. Também fica claro que Felton escolheu o melhor material disponível para montar o disco, já que nenhuma faixa excluída é melhor do que o master.
O que sobrou, entretanto, é um fascinante registro de Elvis em sua melhor fase. A voz ainda rouca passa como uma locomotiva por Long Tall Sally, a primeira faixa capturada do Midnight do dia 18. Ela saiu pela primeira vez em 1999 na re-edição expandida do álbum On Stage pela BMG e reaparece aqui junto com as demais faixas que Jarvis gravou nessa noite. Elas incluem uma espetacular versão de I Cant Stop Loving You e uma belíssima Let It Be Me que não deve nada a performance escolhida como master. O show ainda conta com mais uma sensacional versão de Suspicious Minds, que junto com as versões de 69 e agosto de 70 são as melhores execuções ao vivo da canção. Com exceção de The Wonder Of You ( 30 # Ones) e Walk A Mile In My Shoes ( Bootleg Closing Night) todas as faixas são inéditas.
Ha uma engraçada Dont Cry Daddy, ou Don´t Cry Charlie como canta Elvis. "Se vocês ouvirem o disco, o riso não está incluso", finaliza Elvis.
Kentucky Rain também é vítima do seu bom humor.
O que fica claro nesses concertos é que Elvis estava determinado a não deixar os shows cairem na rotina. Quase todas as músicas da primeira temporada foram eliminadas e covers de sucessos recentes foram adicionados ao repertório.  Pelo menos em dois momentos, Elvis gentilmente recusa pedidos de Heartbreak Hotel e Blue Suede Shoes. Na primeira responde que só tem tempo de cantar 15 músicas e Heartbreak Hotel não está no programa. Em outro  alguém pede Blue Suede Shoes e Elvis responde bem humorado : "Sem Blue Suede Shoes, só sapatos de couro branco." referindo-se às suas hoje famosas botas brancas.
Do dinner show do dia 18 só 5 canções sobreviveram, entre as quais ótimas versões de Dont Cry Daddy ( Greatest Hits Vol 1  -BMG) e Walk A Mile In My Shoes (Rebooked At International - Backdraft 2011). Infelizmente em ambos os shows do dia 18, Felton não gravou In The Ghetto, parte do medley com Walk A Mile In My Shoes. Polk Salad Annie (Rebooked At International - Backdraft 2011) é a última gravação deste show. É sempre sensacional ouvir mais uma versão de Polk Salad dessa temporada.
A parte final do segundo CD é ocupada pelo excelente midnight show do dia 19. O repertório é o mesmo dos outros shows e traz o mesmo Elvis trabalhando à toda carga em cada canção. Com exceção de quatro faixas, todas as demais são inéditas. Os destaques ficam por conta de seus sucessos mais recentes, Dont Cry Daddy e Kentuck Rain e dos covers de Let It Be Me e Polk Salad Annie. Ha ainda mais uma ótima versão de Walk A Mile In My Shoes, dessa vez com o medley In The Ghetto preservado. O maior sucesso dessa temporada, The Wonder Of You ganha uma emocionante versão, com um delicado trabalho na guitarra de James Burton. Release Me, outro destaque, é puro Rock ´N´Roll no melhor estilo Elvis. Cant Help Falling In Love assume nessa temporada seu papel definitivo como número de encerramento numa versão arrebatadora.
O som é excelente e a mixagem bastante agradável, dando mais evidência à bateria do que o álbum original. Ha uma leve distorção em Let It Be Me, um quase impeceptível chiado que se manifesta mais evidentemente nos fones de ouvido. Possivelmente a fita apresenta algum dano nessa parte. O encarte é ilustrado com uma boa quantidade de fotos do período, com um Elvis absolutamente em sua melhor forma física. Infelizmente entre as informações não se faz presente uma necessária listagem do que é inédito e do que já estava disponível em outros lançamentos da Sony/BMG, mas nada que diminua o brilho deste lançamento essencial da FTD. Clássico.

Arte do CD: 5/5
Conteúdo: 5/5
® Sergio Luiz Fiça Biston, Maio de 2012



 



® 2005-2012 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


Disc 1:
Original Album
01. See See Rider
02. Release Me (And Let Me Love Again)
03. Sweet Caroline
04. Runaway
05. The Wonder of You
06. Polk Salad Annie
07. Yesterday
08. Proud Mary
09. Walk a Mile in My Shoes
10. Let it Be Me (Je t'appartiens)

The February 18 Midnight Show Recordings
11. Long Tall Sally
12. Don't Cry Daddy
13. Kentucky Rain
14. Let it Be Me (Je t'appartiens)
15. I Can't Stop Loving You
16. Walk a Mile in My Shoes
17. The Wonder of You
18. Introductions
19. Suspicious Minds
20. Can't Help Falling in Love

Disc 2:
The February 18 Dinner Show Recordings
01. Long Tall Sally
02. Don't Cry Daddy
03. Walk a Mile in My Shoes
04. Release Me (And Let Me Love Again)
05. Polk Salad Annie



The February 19 Midnight Show Recordings
06. Long Tall Sally
07. Don't Cry Daddy
08. Hound Dog
09. Love Me Tender
10. Kentucky Rain
11. Let It Be Me (Je t'appartiens)
12. I Can't Stop Loving You
13. Walk a Mile in My Shoes
14. In The Ghetto
15. The Wonder of You
16. Release Me (And Let Me Love Again)
17. Polk Salad Annie
18. Introductions
19. Suspicious Minds
20. Cant Help Falling In Love