Evis - Murfreesboro ´74 - Murfreesboro, TN - 14 e 19 De Março De 1974 - Por Sergio Biston

Em 1974 Elvis embarcaria em nada menos do que quatro turnês, além de duas temporadas em Las Vegas e mais duas em Lake Tahoe, num total de inacreditáveis 158 concertos. A frenética vida na estrada não deixou espaço para nenhuma sessão de estúdio, mas o ano viu o lançamento do disco Good Times e dos compactos  I´ve Got A Thing About You Baby/Take Good Care Of Her, If You Talk In Your Sleep/Help Me e Promised Land/ Its Midnight, material gravado no ano anterior nos estúdios Stax. O disco foi um fracasso de vendas, mas os compactos mostravam que Elvis ainda era uma força a ser reconhecida, alcançando boas posições nas paradas e movimentando cerca de 500.000 cópias cada.
  No meio de toda essa movimentação, a RCA escolheu produzir mais um disco ao vivo, tomando em consideração o imenso sucesso de projetos similares nos anos anteriores e que garantiram vendas espetaculares e o topo das paradas.  Assim, a RCA botou seu equipamento na estrada na turnê de Março e depois de alguns testes, o show de Elvis em Memphis no dia 20 foi escolhido para lançamento. Embora não tenha igualado seus antecessores, o disco vendeu muito bem e tornou-se um queridinho dos fãs ao longo das décadas e devido a performance energizada de Elvis, é para muitos seu melhor disco ao vivo. Desde então, cada lançamento dos shows da turnê é festejado pelo círculo de colecionadores.
  Motivo de comemoração dupla, Murfreesboro 74 traz as duas apresentações na cidade que dá título ao disco. Originalmente apenas o show no dia 14 (disco 1) estava programado para a cidade, mas devido à alta demanda por ingressos, um segundo concerto foi arranjado para o dia 19. O setlist das apresentações é basicamente o mesmo nos dois concertos, com exceção de Mystery Train, cantada no show extra e que está, lamentavelmente, incompleta. Nos dois shows Elvis se apresenta no mesmo calibre dos concertos já lançados desta turnê, o que significa que ao contrário da onda de lançamentos de 1976 do selo FTD, aqui o ouvinte pode apreciar Elvis em plena forma, botando muita energia e bom humor nos concertos, interagindo com a platéia sem entretanto arruinar as músicas com piadas no meio delas. De fato, mesmo o setlist não trazendo nada de diferente dos outros lançamentos da turnê, a motivação e dedicação de Elvis neste período faz com que a audição destes registros seja sempre um prazer. Soma-se à isso, a qualidade sonora destas gravações, muito bem balanceadas, ambientadas e nítidas, assemelhando-se à qualidade dos melhores reels-to-reels.
  Apesar de estranhamente não colocar I´ve Got A Thing About You Baby no repertório, como era praxe com seus compactos , Elvis trouxe o segundo single do ano ao setlist, o bonito gospel Help Me. Na platéia do dia 19 está o compositor da canção, Larry Gatlin, que recorda a noite dessa forma no livro Writing For The King:

“ Minha esposa e eu fomos ao show. Estávamos numa seção alta, atrás de Elvis. (...) Ele disse: "Quero cantar uma música de um jovem compositor, Larry Gatlin. Levante-se Larry" Bem, eu estava atrás dele. O público não conseguiria me ver nem com binóculos. Um moleque cheio de espinhas na terceira fileira levatou-se e colocaram a luz sobre ele e ele cumprimentou e acenou para o público ( risos). Elvis disse " Obrigado Larry, ótima canção!" (...) Estava tão distante de Elvis e esse moleque de 16 anos estava roubando meu momento (risos). Mas foi incrível vê-lo cantar minha música ao vivo. É como alguém dizer que seus filhos são lindos."

Além de Help Me no disco 2, os ouvintes devem apreciar a fantástica versão de Steamroller Blues do primeiro show, com direito à falsettos blueseiros no solo de James Burton. Os rocks Polk Salad Annie e Johnny B. Good , também do disco 1, são performances destacadas, em especial pelo trabalho monstruoso de Tutt na primeira. Das antigas, Elvis faz performances espetaculares de Trying To Get To You, com direito a todos os meneios vocais que a música pede. Vale mencionar também que as “oldies” como Hound Dog e All Shook Up, ao contrário das versões vindouras, são bem cantadas, mesmo que de maneira abreviada. Sempre sinal de um Elvis comprometido e focado em sua apresentação.

CD 1:
Show : 4/5
Som 5/5

CD 2
Show: 4/5
Som: 5/5

® Sergio Luiz Fiça Biston, Junho de 2018



 



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Elvis no concerto do dia 14. Foto retirada do site www.elvis-tkc.com
ELVIS MURFREESBORO´74 (FTD)
(Gravação ao vivo)
14 e 19 De Março de 1974. Murfreesboro, TN
CD-1: Murfreesboro, 14 de Março de 1974

01 Also Sprach Zarathustra
02 See See Rider 3:36
03 I Got A Woman / Amen 4:13
04 Love Me 1:41
05 Trying To Get To You 2:09
06 All Shook Up 1:01
07 Steamroller Blues 3:01
08 (Let Me Be Your) Teddy Bear / Don't Be Cruel 2:06
09 Love Me Tender 1:53
10 Johnny B. Goode 1:40
11 Hound Dog 1:11
12 Fever 3:06
13 Polk Salad Annie 3:38
14 Why Me Lord 3:58
15 Suspicious Minds 3:55
16 Introductions 1:58
17 I Can't Stop Loving You 2:41
18 Help Me 2:44
19 American Trilogy 4:04
20 Let Me Be There 3:59
21 Funny How Time Slips Away 2:42
22 Can't Help Falling In Love 1:41)
23 Closing Vamp 1:00

 

CD-2: Murfreesboro, 19 de Março de 1974

01 Also Sprach Zarathustra (Theme From 2001: A Space Odyssey) 1:15
02 See See Rider 3:37
03 I Got A Woman / Amen 5:56
04 Love Me 1:46
05 Trying To Get To You 2:12
06 All Shook Up 1:02
07 Steamroller Blues 2:56
08 (Let Me Be Your) Teddy Bear / Don't Be Cruel 1:58
09 Love Me Tender 1:55
10 Medley: Long Tall Sally / Whole Lotta Shakin' Goin' On/Mama Don't Dance / Flip, Flop and Fly / Jailhouse Rock / Hound Dog 3:37
11 Fever 3:08
12 Polk Salad Annie 3:39
13 Why Me Lord 4:00
14 Suspicious Minds 3:51
15 Introductions 2:37
16 I Can't Stop Loving You 2:32
17 Help Me 3:11
18 American Trilogy 4:00
19 Let Me Be There 4:15
20 Funny How Time Slips Away 2:32
21 Mystery Train 0:45 (incomplete)
Jornal de Murfreesboro reporta que " a resposta ao anúncio do primeiro show foi tão grande que tinhamos o suficiente para lotar dois shows, e ainda não poderíamos atender à todos." Elvis voltaria à Murfreesboro para uma série de shows em 75.