seloqualidade (52K)






 

Compilação de Outakkes De Várias Seções entre 1969-1976 

 

In the Ghetto (Take 13)

You'll Think of Me (Take 8)

Do You Know Who I Am (Take 4)

If You Don't Come Back (Take 5)

Three Corn Patches (Takes 5 & 6)

Find out What's Happening (Take 7)

It's Midnight (Take 11)

Thinking about You (Take 3)

You Asked Me To (Take 1)

Solitaire (Take 7)

She Thinks I Still Care (Takes 3 & 4)

Moody Blue (Take 6)

Bitter They Are, Harder They Fall (Take 1)

Love Coming Down (Take 4)

For the Heart (Take 5)

Baby, What You Want Me to Do (private jam 11/1973)

I'm So Lonesome I Could Cry (private jam 11/1973)

Spanish Eyes (private jam 11/1973)

See See Rider (private jam 11/1973)

That's All Right, Mama (private jam 11/1973)

 

 

Made in Memphis- Por Luiz Henrique

 

 

Quando a FTD anunciou que lançaria um cd com takes alternativos dos anos 70 todos aprovaram. Quando saiu o Track-list a perceptiva diminuiu. Qual foi o resultado no final?

A FTD decidiu escolher musicas de vários anos que foram gravadas em Memphis. Essa é a única conexão visível. De 69 a 76 temos 20 musicas neste cd, divididas nos períodos:

 

 

American Studios,  Janeiro de 1969

 

 Essa é sessão com mais material lançado pela pirataria e pela própria RCA . Logo pouca coisa surpreende, mas os alt-takes dessas sessões são sempre interessantes pois os master eram recheados de overdubs e as versões “limpas” são geralmente bem diferentes:  

 

1) In the Ghetto – começamos com o take 13 de “In the Ghetto”. Definitivamente a musica funciona melhor sem os Overdubs e todos os takes alternativos são excelentes e esse não é exceção. 

 

2) You'll think of Me-  esse take 8 ainda esta um pouco longe do que Elvis iria considerar ideal. Mas já é uma versão segura, pouco diferente dos out-takes já lançados pela RCA. 

 

3) Do you Know Who I am- Elvis ainda esta inseguro nesse take 4. Elvis chega a comentar isso no final do take. Outros melhores viriam.

 

   

Stax Studio, Julho e Dezembro de 1973

 

 Em julho Elvis estava com uma depressão visível e a sessão rendeu poucos clássicos. Nenhum deles estão aqui mas alt-takes dos anos 70 sempre são especiais. Já em dezembro Elvis estava bem melhor e a sessão foi excelente.

 

 

4) If you don't Come Back – Fantástico e surpreendente take. A mixagem ajuda muito colocando em evidencia os vocais femininos. Isso da um toque funk ainda maior. Uma musica desconhecida injustamente da discografia de Elvis.  

 

5) Three Corn Patches-  confesso que sempre achei essa musica fraquíssima mas esse take é muito melhor que o original. A musica esta mais lenta, os vocais femininos mais discretos e da a musica uma conotação Blues muito mais adequada do que o master exagerado . Felton pede mais entusiamo das backing vocais no fim do take. Um erro...

 

6) Find Out What's Happening – Outra surpresa é o take 7 dessa musica , já que a empolgação é crescente . Elvis encerra o take comentando com as garotas “Hey, that's good girls, whatever you're doing”. Ele estava gostando e nós também...  

 

7)  Its midnight- take 11 – Elvis começa um tanto inseguro o take mas no chorus a versão cresce e é quase perfeita. Mais 8 takes foram necessários para Elvis ficar satisfeito. A vocalização de Elvis na ultima frase esta diferente da original. Bela versão.

 

8 ) Thinking about You – aqui temos o take 3 ( com 2 false star) desse belo country. Uma versão segura e tranqüila, mais longa que a original com um solo diferenciado de Burton.

 

 

9) You Asked me To – aqui temos o take 1. Temos cerca de dois minutos de conversa de Elvis com os músicos e produtores , vocalização,  palavrões , brincadeiras com Charlie , emfim tudo o que gostamos em alt-takes. O take em si não é muito diferente do original , os vocais femininos é que estão um tanto diferente. Elvis encerrando a musica com “"Fade this sonof@b.. right now... " já vale o take.

 

Graceland, Jungle Room – Março e Outubro de 1976

 

Por anos essa sessão foi considerada péssima , um desastre. Felizmente tivemos o cd ‘Jungle Roon” e tivemos outra visão de tudo. Aqui  a visão positiva é mais valorizada ainda.

 

 

10) Solitaire – Elvis começa o take fazendo estranhos sons e dizendo que iria “matar Neil Sedaka”  Uns podem considerar isso um sinal de mau humor de Elvis mas depois de ouvir os out-takes dessa sessão sabemos que o bom humor imperava e não é diferente aqui. Elvis ainda esta um tanto inseguro nas partes mais calmas da musica, mas da tudo de si no “chorus”. Bela versão, ajudada pela excelente qualidade sonora.

 

11) She Thinks I Still Care- Aqui temos o incompleto take 3 e o take 4 completo. Temos um take mais lento que a original. Ainda a preferimos...

 

 

12) Moody Blue- Esse take 6 é bem parecido com a original . Elvis já esta acostumado com a complicada letra e poucos ajustes foram necessários. Versão longa, 4 minutos.

 

13) Bitter They are, Harder They fall- Pouco a se falar desse take 1. A versão já é perfeita, Elvis poderia ficar satisfeito com ela.

 

14) Love coming down- Outra balada melancólica cantada com perfeição por Elvis. O take está quase idêntico ao original, mas aqui não temos os overdubs para atrapalhar a voz de Elvis. O piano esta em evidencia. 

 

15) For The Heart- Esse take 5 é favorecido pela bela mixagem. Novamente a versão é bem parecida com o master.

 

16-20 ) Aqui temos as gravações caseiras feitas na residência de Sam Thompson. Sem surpressas aqui já que as musicas são conhecidas da maioria dos fãs. O som esta um pouco melhor do que nos piratas e no “Elvis by the Presleys”. Podiam deixar a bela “Your life has just begun” cantada por Linda....

 

 

Conclusão:

 

O resultado é positivo apesar de preferirmos o foco em alguma sessão de gravação do que musicas de varias. Não há nenhum take ruim e a qualidade sonora é perfeita, mas há também poucas surpresas. Acredito que as gravações caseiras não deviam fazer parte do cd, era melhor preservar elas para um futuro cd de gravações caseiras.

 

 

Qualidade sonora: nos alt-takes 5/5 , na gravação caseira 2,5/5

Performances:- 4/5

 

 

 




® Luiz Henrique Costa Gonçalves, Abril de 2006




® 2006 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.