Compilação
de Outakkes De Várias Seções entre
1969-1976
In the
Ghetto (Take 13)
You'll
Think of Me (Take 8)
Do You
Know Who I Am (Take 4)
If You
Don't Come Back (Take 5)
Three
Corn Patches (Takes 5 & 6)
Find out
What's Happening (Take 7)
It's
Midnight (Take 11)
Thinking
about You (Take 3)
You
Asked Me To (Take 1)
Solitaire
(Take 7)
She
Thinks I Still Care (Takes 3 & 4)
Moody
Blue (Take 6)
Bitter
They Are, Harder They Fall (Take 1)
Love
Coming Down (Take 4)
For the
Heart (Take 5)
Baby,
What You Want Me to Do (private jam 11/1973)
I'm So
Lonesome I Could Cry (private jam 11/1973)
Spanish
Eyes (private jam 11/1973)
See See
Rider (private jam 11/1973)
That's
All Right, Mama (private jam 11/1973)
Made
in Memphis- Por Luiz Henrique
Quando a FTD
anunciou que lançaria um cd com takes alternativos dos anos 70 todos aprovaram.
Quando saiu o Track-list a perceptiva diminuiu. Qual foi o resultado no
final?
A FTD decidiu
escolher musicas de vários anos que foram gravadas
American
Studios, Janeiro de
1969
Essa é sessão com mais material lançado
pela pirataria e pela própria RCA . Logo pouca coisa surpreende, mas os
alt-takes dessas sessões são sempre interessantes pois os master eram recheados
de overdubs e as versões “limpas” são geralmente bem diferentes:
1)
In the Ghetto – começamos com o take 13 de “In the Ghetto”. Definitivamente
a musica funciona melhor sem os Overdubs e todos os takes alternativos são
excelentes e esse não é exceção.
2)
You'll think of Me- esse take 8
ainda esta um pouco longe do que Elvis iria considerar ideal. Mas já é uma
versão segura, pouco diferente dos out-takes já lançados pela RCA.
3)
Do
you Know Who I am- Elvis ainda esta inseguro nesse take 4. Elvis chega a
comentar isso no final do take. Outros melhores viriam.
Stax
Studio, Julho e Dezembro de 1973
4)
If you don't Come Back – Fantástico e surpreendente take. A
mixagem ajuda muito colocando em evidencia os vocais femininos. Isso da um toque
funk ainda maior. Uma musica desconhecida injustamente da discografia de
Elvis.
5)
Three
Corn Patches- confesso que sempre
achei essa musica fraquíssima mas esse take é muito melhor que o original. A
musica esta mais lenta, os vocais femininos mais discretos e da a musica uma
conotação Blues muito mais adequada do que o master exagerado . Felton pede mais
entusiamo das backing vocais no fim do take. Um
erro...
6)
Find Out What's Happening – Outra surpresa é o take 7 dessa musica , já que a
empolgação é crescente . Elvis
encerra o take comentando com as garotas “Hey, that's good girls, whatever
you're doing”. Ele
estava gostando e nós também...
7) Its midnight- take 11 – Elvis começa um
tanto inseguro o take mas no chorus a versão cresce e é quase perfeita. Mais 8
takes foram necessários para Elvis ficar satisfeito. A vocalização de Elvis na
ultima frase esta diferente da original. Bela versão.
8
) Thinking about You – aqui temos o take 3 ( com 2 false star) desse belo
country. Uma
versão segura e tranqüila, mais longa que a original com um solo diferenciado de
Burton.
9)
You
Asked me To – aqui temos o take 1. Temos cerca de dois minutos de conversa de
Elvis com os músicos e produtores , vocalização, palavrões , brincadeiras com Charlie ,
emfim tudo o que gostamos
Graceland,
Jungle Room – Março e Outubro de 1976
Por
anos essa sessão foi considerada péssima , um desastre. Felizmente tivemos o cd
‘Jungle Roon” e tivemos outra visão de tudo. Aqui a visão positiva é mais valorizada
ainda.
10)
Solitaire – Elvis começa o take fazendo estranhos sons e dizendo que iria “matar
Neil Sedaka” Uns podem considerar
isso um sinal de mau humor de Elvis mas depois de ouvir os out-takes dessa
sessão sabemos que o bom humor imperava e não é diferente aqui. Elvis ainda esta
um tanto inseguro nas partes mais calmas da musica, mas da tudo de si no
“chorus”. Bela versão, ajudada pela excelente qualidade
sonora.
11)
She Thinks I Still Care- Aqui temos o incompleto take 3 e o take 4 completo.
Temos um take mais lento que a original. Ainda a
preferimos...
12)
Moody
Blue- Esse take 6 é bem parecido com a original . Elvis já esta acostumado com a
complicada letra e poucos ajustes foram necessários. Versão longa, 4
minutos.
13)
Bitter They are, Harder They fall- Pouco a se falar desse take
14)
Love coming down- Outra balada melancólica cantada com perfeição por Elvis. O
take está quase idêntico ao original, mas aqui não temos os overdubs para
atrapalhar a voz de Elvis. O piano esta em evidencia.
15)
For The Heart- Esse take 5 é favorecido pela bela mixagem. Novamente a versão é
bem parecida com o master.
16-20
) Aqui temos as gravações caseiras feitas na residência de Sam Thompson. Sem
surpressas aqui já que as musicas são conhecidas da maioria dos fãs. O som esta
um pouco melhor do que nos piratas e no “Elvis by the Presleys”. Podiam deixar a
bela “Your life has just begun” cantada por
Linda....
Conclusão:
O
resultado é positivo apesar de preferirmos o foco em alguma sessão de gravação
do que musicas de varias. Não há nenhum take ruim e a qualidade sonora é
perfeita, mas há também poucas surpresas. Acredito que as gravações caseiras não
deviam fazer parte do cd, era melhor preservar elas para um futuro cd de
gravações caseiras.
Qualidade
sonora: nos alt-takes 5/5 , na gravação caseira
2,5/5
Performances:-
4/5
® Luiz Henrique Costa
Gonçalves, Abril de 2006
® 2006 Elvis Collectors
Brasil. O conteúdo
deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer
reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e
consiste em falta de ética.