I Sing All Kinds.
Outtakes das sessões de 1971, em Nashville.
01. Bosom of Abraham
[take 4]
02. I've got confidence [take 1]
03. An evening prayer [take 5]
04. For lovin' me [take 10]
05. Early morning rain [take 11]
06.
Fools rush in [take 14]
07. Help me make it through the night [takes 6 &
7]
08. It's still here [takes 1, 2 & 3]
09. I will be true [take 1]
10. Until it's time for you to go [takes 5 & 6]
11. It's only love
[take 7]
12. I'm leavin' [take 3]
13. Love me, love the life I lead
[take 4]
14. Padre [take 2]
15. Seeing is believing [take 7]
16. A
thing called love [take 1]
17. Put your hand in the hand [take 1]
18.
Johnny B Goode [incomplete]
19. I'll be home on Christmas Day [take 3]
20. Holly leaves and Christmas trees [take 4]
21. If I get home on
Christmas Day [take 1]
22. It won't seem like Christmas [take 3]
23.
I'll be home on Christmas Day remake [take 2]
I Sing All
Kinds – Por Luiz Henrique
Depois de muitos
anos de espera, temos finalmente alt-takes gravados em Nashville em 1971. Os
produtores decidiram escolher músicas de vários estilos, logo temos countrys ,
musicas natalinas, gospels e musica pop, mostrando a versatilidade de Elvis
neste período de sua carreira. Nunca um titulo de um álbum foi tão correto.
O som masterizado
pela sempre contestada Lene Reidel está muito bom, a voz de Elvis perfeita nos
23 takes escolhidos.
Dentre eles
podemos destacar:
-An
Evening Prayer – Temos aqui o take 5 desse sucesso de Mahalia Jackson.
O take é de uma perfeição impressionante com um Elvis visivelmente comovido.
-Early
Morning Rain – Esse take 1 é o primeiro lançado desse
folk muito popular entre os fãs . O take é realmente diferente, mais lento, mais
parecido com a versão de Gordon Lightfoot. Os vocais femininos são muito
discretos quase imperceptíveis e a harmônica de McCoy faz falta neste take.
-It´s
Still Here / I Will Be True – Mesmo depois de ter gravado duas musicas,
Elvis continuava muito animado nesse 19 de junho. Sem nada previsto, ele decidiu
sentar ao piano e três musicas foram gravadas, apenas Elvis e o piano. Aqui
temos duas delas em seu formato original, sem os desnecessários overdubs feitos
por Felton Jarvios posteriormente. Em “It´s Still Here” Elvis ainda esta se
habituando a melodia e principalmente à letra e o take 3 já é magnífico. Melhor
ainda é o take 1 de “I Will Be True”, ainda melhor que o master, com Elvis
usando mais sua voz. Take perfeito.
-Until
It´s Time for You to Go- Nunca foi das minhas preferidas, mas o arranjo
desse take é melhor que a original. Começa muito simples, com um discreto piano
e as guitarras acústicas mais proeminentes e cresce muito no “chorus” com um
arranjo diferente do baterista Jerry Carrigam, que torna a musica mais potente.
-It´s
Only Love – O take é pior que o master. Essa é uma das poucas musicas
que os overdubs melhoraram a canção. Mas é impagável Elvis encerrando o take
cantando “It´s Only Sex”. Já vale o take...
-I´m
Leaving – Uma das melhores e mais difíceis musicas dos anos 70. Neste
take 3 Elvis ainda esta muito inseguro em relação a letra e a melodia. Porém, a
banda e o arranjo estão melhores que o master. O arranjo esta mais melódico e a
bateria de Carrigan mais firme. O mais interessante talvez seja o comentário de
Elvis no final da canção, comentando como ela é difícil, mas que valia a pena
continuar. Ele certamente estava correto.
- Love
the Life I lead / Padre: Esta duas
musicas são consideradas por muitos as piores musicas gravadas por Elvis nos
anos 70. “Love” inclusive, Elvis não queria que fosse lançada. Felizmente aqui,
as duas musicas estão melhores. “Love” continua mal cantada, mas os arranjos
mais discretos e a musica se beneficia disso. Já “Padre”, alem de se beneficiar
da falta de overdubs, Elvis esta mais comedido e não tão exagerado como no
master. As duas musicas continuam ruins, mas de alguma forma , “menos ruins”.
-If I Get
Home on Christmas Day – Considerada por muitos como a melhor musica de
natal cantada por Elvis. Elvis tem problemas com a letra, mas o “chorus” é
cantado de outra forma, mais delicada e muito mais bonita. Os overdubs são
perfeitos nessa musica, mas esse alt-take tem lugar garantido entre os melhores.
Conclusão
Os alt-takes dos
anos 70 sempre serão especiais por causa dos excessos de overdubs cometidos nos
álbuns originais. Sempre é um prazer ouvir takes mais simples e a voz de Elvis
mais presente. Mesmo um alt-take cantada de forma pior, será sempre interessante
pela sonorização da canção. Este álbum está ao lado de discos como “Essential
vol
Conteúdo: 4,7/5
Som: 4,5/5
® Luiz Henrique Costa
Gonçalves - Julho de 2007
® 2007 Elvis Collectors
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