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I Sing All Kinds.

Outtakes das sessões de 1971, em Nashville.

01. Bosom of Abraham [take 4]
02. I've got confidence [take 1]
03. An evening prayer [take 5]
04. For lovin' me [take 10]
05. Early morning rain [take 11]
06. Fools rush in [take 14]
07. Help me make it through the night [takes 6 & 7]
08. It's still here [takes 1, 2 & 3]
09. I will be true [take 1]
10. Until it's time for you to go [takes 5 & 6]
11. It's only love [take 7]
12. I'm leavin' [take 3]
13. Love me, love the life I lead [take 4]
14. Padre [take 2]
15. Seeing is believing [take 7]
16. A thing called love [take 1]
17. Put your hand in the hand [take 1]
18. Johnny B Goode [incomplete]
19. I'll be home on Christmas Day [take 3]
20. Holly leaves and Christmas trees [take 4]
21. If I get home on Christmas Day [take 1]
22. It won't seem like Christmas [take 3]
23. I'll be home on Christmas Day remake [take 2] 


I Sing All Kinds Por Luiz Henrique


Depois de muitos anos de espera, temos finalmente alt-takes gravados em Nashville em 1971. Os produtores decidiram escolher músicas de vários estilos, logo temos countrys , musicas natalinas, gospels e musica pop, mostrando a versatilidade de Elvis neste período de sua carreira. Nunca um titulo de um álbum foi tão correto.

O som masterizado pela sempre contestada Lene Reidel está muito bom, a voz de Elvis perfeita nos 23 takes escolhidos.

Dentre eles podemos destacar:

-An Evening Prayer – Temos aqui o take 5 desse sucesso de Mahalia Jackson. O take é de uma perfeição impressionante com um Elvis visivelmente comovido.

-Early Morning Rain – Esse take 1 é o primeiro lançado desse folk muito popular entre os fãs . O take é realmente diferente, mais lento, mais parecido com a versão de Gordon Lightfoot. Os vocais femininos são muito discretos quase imperceptíveis e a harmônica de McCoy faz falta neste take.

-It´s Still Here / I Will Be True – Mesmo depois de ter gravado duas musicas, Elvis continuava muito animado nesse 19 de junho. Sem nada previsto, ele decidiu sentar ao piano e três musicas foram gravadas, apenas Elvis e o piano. Aqui temos duas delas em seu formato original, sem os desnecessários overdubs feitos por Felton Jarvios posteriormente. Em “It´s Still Here” Elvis ainda esta se habituando a melodia e principalmente à letra e o take 3 já é magnífico. Melhor ainda é o take 1 de “I Will Be True”, ainda melhor que o master, com Elvis usando mais sua voz. Take perfeito.

-Until It´s Time for You to Go- Nunca foi das minhas preferidas, mas o arranjo desse take é melhor que a original. Começa muito simples, com um discreto piano e as guitarras acústicas mais proeminentes e cresce muito no “chorus” com um arranjo diferente do baterista Jerry Carrigam, que torna a musica mais potente.

-It´s Only Love – O take é pior que o master. Essa é uma das poucas musicas que os overdubs melhoraram a canção. Mas é impagável Elvis encerrando o take cantando “It´s Only Sex”. Já vale o take...

-I´m Leaving – Uma das melhores e mais difíceis musicas dos anos 70. Neste take 3 Elvis ainda esta muito inseguro em relação a letra e a melodia. Porém, a banda e o arranjo estão melhores que o master. O arranjo esta mais melódico e a bateria de Carrigan mais firme. O mais interessante talvez seja o comentário de Elvis no final da canção, comentando como ela é difícil, mas que valia a pena continuar. Ele certamente estava correto.

- Love the Life I lead / Padre: Esta duas musicas são consideradas por muitos as piores musicas gravadas por Elvis nos anos 70. “Love” inclusive, Elvis não queria que fosse lançada. Felizmente aqui, as duas musicas estão melhores. “Love” continua mal cantada, mas os arranjos mais discretos e a musica se beneficia disso. Já “Padre”, alem de se beneficiar da falta de overdubs, Elvis esta mais comedido e não tão exagerado como no master. As duas musicas continuam ruins, mas de alguma forma , “menos ruins”.

-If I Get Home on Christmas Day – Considerada por muitos como a melhor musica de natal cantada por Elvis. Elvis tem problemas com a letra, mas o “chorus” é cantado de outra forma, mais delicada e muito mais bonita. Os overdubs são perfeitos nessa musica, mas esse alt-take tem lugar garantido entre os melhores.


Conclusão

Os alt-takes dos anos 70 sempre serão especiais por causa dos excessos de overdubs cometidos nos álbuns originais. Sempre é um prazer ouvir takes mais simples e a voz de Elvis mais presente. Mesmo um alt-take cantada de forma pior, será sempre interessante pela sonorização da canção. Este álbum está ao lado de discos como “Essential vol 4” e “Nashville Marathon”, que mostram o grande cantor que era Elvis no inicio dos anos 70.

 

Conteúdo: 4,7/5

Som: 4,5/5



® Luiz Henrique Costa Gonçalves - Julho de 2007

 

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