Hometown Shows - Por Sergio Biston

Disco 1 - Memphis, 17 de Março de 1974 ( Evening)
Lançado a 42 anos, o álbum Elvis As Recorded Live On Stage In Memphis foi o último disco ao vivo de Elvis. O LP trazia a última de uma série de apresentações em Memphis, a primeira vez que cantava na cidade desde a década de 60. Os shows fizeram parte da excelente turnê de Março de 1974, que além do Tennessee passou também pelos estados do Mississipi, Virginia, Carolina do Norte, Alabama, Texas, Oklahoma e Louisiana.
Com exceção do show lançado oficialmente, as demais apresentações em Memphis naquele ano permaneceram inéditas. A gravadora pirata Rock Legends foi a primeira a lançar o material guardado com Hello Memphis! em 1997. Passados quase 20 anos desse lançamento, a FTD disponibiliza agora o show do dia 17 de Março, sendo esta a quarta apresentação da série de shows na cidade e completamente inédita em soundboard.
Trata-se de uma gravação de excelente qualidade, extremamente nítida, com mixagem balanceada e que conta com a sessão rítmica, em especial a bateria, em evidência.
É difícil achar algo para criticar nesta apresentação. O repertório agrada apesar da ausência de surpresas, o ritmo é energético sem ser apressado e Elvis canta com gosto, sem atropelar as letras, vocalizando verdadeiramente e respeitando o tempo das canções.  Até Love Me Tender ganha uma versão deliciosa, cantada com sinceridade e floreios vocais raramente dispensados à ela.
Ha estupendas versões de Steamroller Blues ( superior à versão do LP Aloha From Hawaii), Polk Salad Annie e An American Trilogy. Ronnie Tutt é uma monstruosidade em Suspicious Minds.
É preciso dar crédito ao excelente trabalho dos backing vocals masculinos e femininos, mais notadamente Kathy Westmoreland e Ed Enoch, na excelente Why Me Lord?, cantada com  a seriedade devida.
Perto do fim, uma surpreedentemente bem cantada Funny How Times Slips Away  precede o ponto alto da noite, That´s All Right "Little" Mamma, destaque não só pelo que representa sua inclusão no repertório nessa ocasião como pela excelente versão produzida por Elvis e pela banda.
Um show com S maiúsculo. 

Disco 2 - Memphis, TN - 09 de Junho de 1975
Após o sucesso das apresentações no ano anterior, Elvis voltou à Memphis na segunda turnê de 1975 com o show de encerramento. Lançado originalmente pela gravadora pirata DAE no meio da década de 90, tornou-se um dos soundboards favoritos dos fãs tanto pela qualidade sonora quanto pelo ótimo concerto. A versão da FTD possui uma qualidade sonora levemente superior, mas muitos fãs vão sentir a ausência do reverb adicionado pelos piratas, que confere à antiga versão uma atmosfera que se aproxima mais da experiência sonora de um concerto. 
Vocalmente Elvis está levemente abaixo das apresentações do ano anterior, ainda que como um todo o show esteja praticamente no mesmo patamar.
O repertório do show de 1975 conta com 3 músicas novas, incluíndo T-R-O-U-B-L-E e Fairytale, ambas do seu disco mais recente, Today, e Little Darlin ´, cover de um antigo sucesso da década de 50, cantada mais em tom de brincadeira do que levada à sério.  Além delas Elvis incluiu If You Love Me, o medley Mystery Train/Tiger Man e Burning Love,  sucesso de 1972 que Elvis inexplicavelmente escolheu ignorar em praticamente todos os shows entre 1973 e 1974. Numa comparação direta entre os shows de 1974 e 1975, os repertórios incluem 13 músicas diferentes.
O interesse de Elvis pelo material mais recente é evidente , e Presley investe muito mais nelas do que nas "oldies", que estão ainda mais "descartáveis" do que no ano anterior.
Infelizmente, ao contrário do show do disco 1 este não foi gravado na íntegra, terminando após Little Darlin. os produtores escolheram adicionar 3 faixas do show em Jackson no dia 09 para completar a gravação. Curiosamente, é o único show da turnê de Junho em que See See Rider e I Got A Woman foram gravadas.


Com o lançamento do show de 1974, ainda restam nos arquivos da Sony mais dois shows  em Memphis inéditos, o que torna a especulação de quando e como eles serão lançados inevitável. Dada a qualidade dos que foram lançados até agora, as expectativas aumentam.
Em 1976 Elvis faria um último concerto na cidade e embora sua condições físicas não permitissem mais o brilho dos anos anteriores, mais uma vez fez um concerto acima da média. Seja pelas lembranças, pela energia do público ou simplesmente por estar em casa, fica claro que cantar em Memphis trazia o melhor de Elvis à tona.
                                                              

Disco 1 - Memphis 17 De Março de 1974 (evening)
Som: 5/5
Show:4,8/5 (Dinner)

Disco 2 - Memphis 1975
Som: 5/5
Show:4,7/5






 























































 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Outubro de 2016



 



® 2005-2016 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


HOMETOWN SHOWS

Gravação ao vivo, Memphis 17 de Março de 1974 e 10 de Junho de 1975
DISCO 1

1 - Also Sprach Zarathustra
2 - See See Rider
3 - I Got A Woman/ Amen
4 - Love Me
5 - Trying To Get To You
6 - All Shook Up
7 - Steamroller Blues
8 - Teddy Bear
09 - Love Me Tender
10 - Johnny B. Good
11 - Hound Dog
12 - Fever
13 - Polk Salad Annie
14 - Why Me Lord?
15 - Suspicious Minds
16 - Introductions
17 -  I Cant Stop Loving You
18 - Help Me
19 - An American Trilogy
20 -  Let Me Be There
21 - Funny How Time Slips Away
22 - Thats All Right Mamma
23 -Cant Help Falling In Love
24 - Closing Vamp


 

 
DISCO 1

1 -
Also Sprach Zarathustra
2 - See See Rider
3 -
I Got A Woman/ Amen
4 -  Love Me
5 - If You Love Me
6 - Love Me Tender
7 - All Shook Up
8 - Teddy Bear/ Dont Be Cruel
9 -  Hound Dog
10 - Fairytale
11 - Burning Love
12 -
Introductions/Johnny B. Good
13 - Introductions/ School Daysl
14 - T-R-O-U-B-L-E
15 - Why Me Lord?
16 - How Great Thou Art
17 - Let Me Be There
18 - Funny How Time Slips Away
19 -
Little Darlin
20 - An American Trilogy
21 - Mystery Train/Tiger Man
22 - Cant Help Falling In Love