Fool -(FTD) - Por Sergio Biston

A edição clássica de Fool pela excelente FTD continua o trabalho primoroso de documentação dos trabalhos de Elvis em estúdio. Lançado originalmente em 1973 logo após o estrondoso sucesso do Aloha From Hawaii, o disco foi uma decepção de vendas. Trinta e sete anos depois de sua primeira aparição nas prateleiras musicais o disco aparece agora em formato expandido, com a inclusão de vários takes inéditos das canções que deram corpo ao disco original.
Desde sua concepção até ser finalmente lançado, o disco passou por diversos estágios e repertórios diferentes. Reconsider Baby do show de Nova York em 1972 e Blue Hawaii, Ku-U-I-P-O, No More, Hawaii Wedding Song e Early Morning Rain, gravadas após a transmissão do especial no Havaí em 1973 fizeram parte do repertório provisório em algum momento, antes de serem descartadas pela seleção final. Elas reaparecem agora como faixas bônus do disco um, que traz, como de costume, os masters do disco original.
Os takes alternativos, das sessões de Março, Maio e Junho de 1971, trazem algumas faixas já lançadas, em sua grande maioria na compilação da FTD I Sing All Kinds. Os takes inéditos, entretanto, constituem número suficiente para justificar este lançamento.
No disco 2 estão presentes 4 takes de (Thats What You Get) For Lovin´ Me que não trazem nenhuma surpresa, mas são um deleite para os ouvidos. Já os takes de Love Me, Love The Life I Lead mostram o desconfroto de Elvis com a canção e mostram porque, a pedido dele, ela deveria ter sido engavetada. Elvis parece sofrer para alcançar as notas mais altas no que parece ser um dia ruim para sua voz. O mesmo destino teria Padre se Felton e a RCA atendessem os pedidos de Elvis. Os 2 novos takes da canção não adicionam nada de novo, somente funcionam como mais  


                     


 
CD-1: Original Album
1: Fool
2: Where Do I Go From Here
3: Love Me, Love The Life I Lead
4: It's Still Here
5: It's Impossible
6: For Lovin' Me
7: Padre
8: I'll Take You Home Again Kathleen
9: I Will Be True
10: Don't Think Twice, It's All Right (edited)
11: Steamroller Blues (single mix)
12: For The Good Times
13: Until It's Time For You To Go [remake]
14: Love Me, Love The Life I Lead (alt. mix)
15: Padre (alt. mix)
16: Fool (alt. mix)
17: Where Do I Go From Here
18: Reconsider Baby
19: Blue Hawaii
20: Early Mornin' Rain
21: Hawaiian Wedding Song
22: Ku-U-I-Po
23: No More
24: Fool (single)

ELVIS -FOOL - [FTD]


® Sergio Luiz Fiça Biston, Julho de 2011



 



® 2005-2011 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


CD-2: Outtakes

1: For Lovin' Me (1)
2: Until It's Time For You To Go (1, 2)
3: Love Me, Love The Life I Lead (1, 2, 4)
4: Padre (1, 2)
5: For Lovin' Me (3, 7, 8)
6: It's Still Here (1, 2, 3)
7: I'll Take You Home Again Kathleen (undubbed master)
8: I Will Be True (1, 2)
9: It's Still Here (4, 5)
10: Until It's Time For You To Go [remake] (6)
11: Padre (11)
12: Love Me, Love The Life I Lead (5, 6)
13: My Way (1, 2)
14: My Way (3)
15: For Lovin' Me (9, 10)
16: Don't Think Twice, It's All Right (2ª Jam )


um testemunho da sua mediocridade. My Way por sua vez foi curiosamente engavetada e só apareceu em 1995 na caixa Walk A Mile In My Shoes. Entende-se que Elvis não ficou satisfeito nem com sua performance e nem com os arranjos. Elvis faria jus a canção anos mais tarde. Dois takes incompletos aparecem aqui pela primeira vez.
Untill Its Time For You To Go, entretanto, mostra o que Elvis sabia fazer de melhor e tanto o take 1, incompleto após um distração bem humorada com os músicos, quanto o take 2, mostram um Elvis belíssimamente melancólico nos vocais.
Felton Jarvis pode ser ouvido no final do primeiro take de Still Here, nascida num momento de espontâneidade: "Vamos grava-la Elvis, está ótima".
O disco encerra com um segundo take da Jam de Don´t Think Twice, It´s All Right, uma grande supresa já que sabia-se da existência de apenas uma versão da música, um único longo take que foi fatiado em diversas versões diferentes e espalhado em discos diversos. Descoberto em 2009 por Ernst Jorgensen, a segunda jam havia sido cortada do rolo original, onde estava junto com o take conhecido, e rotulado erronemente como uma cópia do take 1. Com mais de 11 minutos de duração, a diferença desse take para o primeiro está nas diferentes improvisações de Elvis e dos músicos, muito mais relaxados do que no primeiro.
O encarte traz as costumeiras informações sobre as sessões e respectivos takes e fotos do período. No geral, mais um ótimo lançamento da FTD.

Conteúdo: 4/5
Arte do CD:
4,5/5
Elvis em rota para os estúdios B em Nashville. 21 de Maio de 1971