Fashion For A King - Por Sergio Biston

Fashion For A King, o FTD de número 100, é um projeto ambicioso concebido para ser a referência definitiva das emblemáticas jumpsuits de Elvis. São mais de 500 páginas, ricamente ilustradas com fotos de todas as roupas usadas por Elvis sob os holofotes. Com tamanha responsabilidade as chances do projeto não fazer juz às expectativas dos fãs era grande. Agora com o livro em mãos, é possível dizer que os autores obtiveram sucesso em algumas áreas e falharam miseravelmente em outras.
Organizado em ordem cronológica, a estrutura do livro gira basicamente ao redor das turnês e temporadas de Elvis. Em cada uma delas, o  livro lista as jumpsuits usadas e os detalhes que as cercam. E aí reside a principal falha de Fashion For a King. O texto é absolutamente irrelevante e repetitivo, lotado de erros ortográficos, gritantes até para quem não tem o inglês como idioma natural. Tudo bem que o foco do projeto são as jumpsuits, mas dificilmente algum fã vai se interessar em saber quantos botões estão na manga da Peacock ou quantas pedras compõe a gola da Sunburst. Entretanto é esse tipo de informação que se repete página após página, enfadonhamente. Devo confessar, que depois de chegar a metade do livro, desisti do texto e me concentrei somente nas fotos. E nesse aspecto o resultado do livro é muito mais positivo, embora não sem falhas. Vamos aos fatos: Basicamente o livro é composto de 90 por cento de fotos conhecidas. Dessas, cerca de 60 por cento estão com qualidade muito melhor do que as que circulam na internet e em outras publicações. Um exemplo é o misterioso traje usado por Elvis na noite de abertura da primeira temporada em Vegas em 1975, cuja existência só é sabida graças a essa única foto. Com a melhoria da qualidade, agora é possível observar detalhes antes obscurecidos. O mesmo acontece com muitas outras imagens já conhecidas, agora mais claras, nítidas ou maiores. As fotos inéditas correspondem aos outros 10 por cento, cerca de 100 fotos.
Para dar ainda mais corpo ao projeto, a FTD decidiu incluir dois shows de Elvis gravados pela mesa de som.
O primeiro foi gravado em Omaha, Nebraska, em 1º de Julho de 1974. Trata-se de um excelente show, com um Elvis vibrante, bem humorado, alerta e em excelente voz. O concerto já era conhecido dos fãs ha muito tempo através de uma filmagem 8mm de excelente qualidade. Nela já era possível conferir todo o gás da apresentação. Agora com a qualidade sonora muitíssimo superior, pode-se conferir com mais clareza esse excelente momento de Elvis nos palcos.
O tape começa bem em cima de See See Rider, quase perdendo as primeiras palavras, e termina pouco antes do fim de Cant Help Falling In Love.
O setlist típico das primeiras turnês de 1974 inclui uma ótima versão de You Dont Have To Say You Love Me, cantada somente outras 3 vezes nas turnês de 74.


                     


 
CD-1: Omaha, NE 1º De Julho de 1974
See See Rider
I Got A Woman - Amen
Love Me
Trying To Get To You
All Shook Up
Love Me Tender
Hound Dog
Fever
Polk Salad Annie
Why Me Lord
Suspicious Minds
Introductions
I Can´t Stop Loving You
Help Me You Don´t Have To Say You Love Me
Bridge Over Troubled Water
Let Me Be There
Funny How Time Slips Away
Big Boss Man
Can´t Help Falling In Love
Bônus:
Steamrolles Blues ( Salt Lake City, 2 de Julho de 1974)

ELVIS - Fashion For A King


® Sergio Luiz Fiça Biston, Setembro de 2011



 



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CD-2: Las Vegas, NV 14 de Dezembro de 1975
See See Rider
I Got A Woman - Amen
Love Me
Trying To Get To You
And I Love You So
All Shook Up
Teddy Bear - Don´t Be Cruel
Hound Dog
Until It´s Time For You To Go
You Gave Me A Mountain
Polk Salad Annie
Introductions ( incompleta )
Just Pretend
How Great Thou Art
Burning Love
Softly As I Leave You
America
Little Sister
Heartbreak Hotel
O Sole Mio - It´s Now Or Never
Can´t Help Falling In Love


Livro: 3,7/5

CD 1:
Show:
4,3/5
Som:
4/5

CD2:
Show:
3/5
Som:
4,7/5
 
Também fazem parte do repertório Big Boss Man, Help Me e Why Me Lord?.  A primeira, seu compacto mais recente, ganha um reprise da parte final, enquanto a segunda é cantada com seriedade, sem as brincadeiras com JD Sumner. Merecem destaque também, as excelentes versões de Bridge e Trying To Get To You.
A qualidade sonora é boa, embora um pouco abafada, como a maiora dos soundboards desse período. No geral é um dos mais agradáveis shows de 1974. Deve-se notar entretanto, a tremenda mancada da FTD, que editou Amen, originalmente cantada nesse show depois de Love Me, e a colocou no lugar de costume, logo após I Got A Woman. Com isso transformou um momento incomum no show em algo ordinário. Pra piorar, preservou o diálogo original depois de Love Me, onde Elvis diz "Devíamos ter feito isso antes, mas não fizemos. Esquecemos a primeira parte do show", deixando a frase sem sentido.
O segundo CD captura Elvis um ano e cinco meses mais tarde, na temporada de Dezembro de 1975 em Las Vegas. Outros registros dessa temporada mostram um Elvis comprometido com a apresentação, em excelente forma vocal e com um repertório bem variado. Infelizmente e surpreendentemente este registro mostra que esta ótima temporada também teve seus momentos de menos brilho. Logo no ínicio percebe-se Elvis extremamente cansado e sem fôlego, numa das piores versões de See See Rider. Presley ainda faz uma boa versão de Trying To Get To You, mas o show só vai melhorar mesmo a partir de You Gave Me A Moutain. As curiosidades ficam por conta de uma incomum Heartbreak Hotel e de Elvis cantando
O Sole E Mio, antes da It´s Now Or Never. O som é excelente, apenas com um pouco de distorção nas partes mais altas. Apesar do bom som, com outros registros desta temporada apresentando shows de maior calibre, o destino deste show é ficar esquecido na coleção dos fãs, sem motivo nennhum para ser ouvido novamente senão pela curiosidade.
Fashion For A King é no geral um bom projeto, que tinha potencial para ser sensacional. Apesar das falhas e da maior parte do conteúdo do livro já ser conhecido, as cerca de 90 fotos inéditas e o show de Omaha compensam, em partes, suas falhas.
Pictures from Elvis Australia