Elvis Collectors Brasil


Este CD traz o polemico show do dia 03/09/1973. As 7 primeiras faixas são do Dinner Show e o resto é do Midnight Show.

Músicas:

Also Sprach Zarathustra
See See Rider
I Got A Woman / Amen
Love Me
Steamroller Blues
You Gave Me A Mountain
Trouble
Rock Medley
Love Me Tender
Fever
What Now My Love
Suspicious Minds/ Bridge Over Troubled Water
Bridge Over Troubled Water
Suspicious Minds
Introductions
My Boy
I Can’t Stop Loving You
An American Trilogy
A Big Hunk O’ Love
The First Time Ever I Saw Your Face
Mystery Train/Tiger Man
How Great Thou Art
Help Me Make It Through The Night
Softly As I Leave You
Can’t Help Falling In Love

Abaixo segue um review desse CD:

Closing Night é um dos soundboards que já viram a luz do dia oficialmente pela FTD. Até pouco tempo atrás esse show não constava nos arquivos da RCA e o tape foi adquirido com um colecionador particular. Três canções haviam sido usadas como faixa bônus no CD Opening Night 1972 lançado pela Fort Baxter.

É talvez um dos mais polêmicos FTD´s da história justamente pelo humor e sarcasmo usado por Elvis durante o show. Da primeira faixa até a canção Trouble, nota-se que a voz do Elvis está estranha (diríamos bem suave). Importante observar que este foi o primeiro soundboard com a canção Trouble. See See Rider e I Got A Woman não são novidades e são executadas da mesma maneira de sempre. O mesmo pode se dizer de Love Me e Steamroller Blues, onde ambas lembram um pouco a versão do show do Aloha do mesmo ano. You Gave Me A Mountain segue e não temos nenhuma surpresa e é apenas mais uma versão. Antes da canção Trouble, Elvis diz que fará um medley de canções espanholas e arrisca Guadalajara mas apenas cantarola. Aqui o som da guitarra de James Burton está muito diferente e as vezes parece até um blues. Essas canções pertencem ao Dinner Show do dia 03 de Setembro de 1973.

Daí em diante a data é a mesma porém, o show é da meia noite. E chega a ser impressionante como o humor de Elvis muda tanto pois ele entra com a corda toda. Rock Medley é um tanto estranho pois ele brinca bastante com a letra e J.D. Sumner faz parte dessa brincadeira. O final dela também é muito incomum. No final lembra-se muito a versão encontrada no show de Memphis 74 mas aqui, Ronnie Tutt e a orquestra dando um show a parte. Love Me Tender segue e Elvis começa as brincadeiras com a letra onde dispara o primeiro tiro: “....para o inferno com o Hilton, e o palco do show junto”.
Em seguida vem Fever e Elvis altera a letra e insinua que as Sweet Inspirations foram pegas pelo marido flertando com o pessoal dos Stamps Quartet!!! Depois é a vez de What Now My Love e podemos ouvir muitas risadas ao fundo. Elvis canta deitado em uma cama!! É isso mesmo!
Na verdade só de imaginar a cena a gente consegue ver qual não foi a cara e reação do público presente. Em seguida, Elvis canta uma bela versão de Bridge Over Troubled Water mas aqui não é diferente do humor que vinha sendo apresentado. Elvis brinca com a letra da canção mas acontece algo inusitado. Ele esquece a letra provavelmente por não estar concentrado e quem continua é o publico!!!!



september_1973_001.jpg (14K) 
Elvis durante o show do dia 03 de Setembro de 1973, Dinner Show.

E vem a próxima a canção. Enquanto a banda toca Suspicious Minds Elvis canta Bridge Over Troubled Water, e a versão dura quase 1 minuto. Logo depois ele executa mais uma versão séria de Suspicious Minds. Ao término Elvis apresenta o pessoal do grupo. My Boy é mais uma canção que ganhou lugar nesta temporada e nunca decepciona. Muito bem executada. Depois vem An American Trilogy onde Elvis solta o vozeirão que é para humilhar qualquer cantor. E também não foge a regra do humor do show pois, Elvis troca palavras como Dixieland por Disneyland!!
Outro rock da noite que estava presente em alguns shows de 1973 é A Big Hunk O´Love. Uma versão sem grandes novidades mas é bem executada. Logo depois uma canção que era mais rara ao vivo porém não nesta temporada é The First Time Ever I Saw Your Face, que não tem como errar. Excelente versão e a FTD nos brindou com mais um soundboard do mesmo.

Vem então um dos momentos mais tensos e conturbados do show. Elvis canta normalmente Mystery Train e na hora de emendar com Tigerman ele para e diz que oferece o próximo número para a alta hierarquia do hotel Hilton. A banda retoma a canção e começa os primeiros versos que caem como uma ameaça aos diretores do Hilton. Percebe-se a grande irritação na voz de Elvis e na parte instrumental James Burton faz um belo solo com Ronnie Tutt massacrando a bateria.
How Great Thou Art vem e Elvis faz dela um dos grandes momentos deste show e comenta no final: “...até que fim vocês apreciaram algo no show!”. E como se não bastasse ele faz dois reprises da canção! Outro número incluído no show é mais uma das pérolas perdidas no repertório de Elvis Presley: Help Me Make It Through The Night. Uma excelente versão e o tempo da canção está mais rápido do que a versão de estúdio. Em seguida a primeira versão ao vivo conhecida de Softly As I Leave You.
Aqui não existe nenhum dueto com Sherril Nielsen. Elvis faz a canção e declama a letras sozinho no palco e este momento tornou-se, segundo relato dos fãs, o momento mais tocante do show. Não se ouve nenhuma voz em todo o saguão a não ser a de Elvis sussurrando a canção.

Em seguida vem o número final Can´t Help Falling In Love, que lembra um pouco as versões de 1977 e em seguida o Closing Vamp. Como curiosidade fica o registro que neste show Elvis não entrou de uma maneira comum no palco. Ele usou Lamar Fike, um dos membros da Máfia de Memphis e o fez andar de cavalinho até o centro do palco e com Elvis em suas costas. Até nisso o show foi inusitado! A foto está abaixo.
Essa é a maior razão que muitos fãs não gostaram do show. Particularmente recomendo pois o humor chega a ser contagiante e sem dúvida foi um show com canções mais variadas e algumas mais raras. É sem duvidas uma grande adição a sua coleção de FTD´s por ser histórico, um belo show, inusitado e ao mesmo tempo um dos mais conturbados!



september_1973_002.gif (14K) 
Elvis durante o show do dia 03 de Setembro de 1973, Midnight Show.

® 2005 Elvis Collectors Brasil - Renan Augusto. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.



home (7K)

Home