seloqualidade (52K)



Show na integra do dia 26 de Agosto de 1969 e também considerado um dos melhores de sua carreira.

Músicas:

Blue Suede Shoes
I Got A Woman
All Shook Up
Love Me Tender
Jailhouse Rock / Don’t Be Cruel
Heartbreak Hotel
Hound Dog
I Can´t Stop Loving You
Mystery Train/Tiger Man
Monologue
Baby, What You Want Me To Do
Runaway
Are You Lonesome Tonight? (Laughing Version)
Rubberneckin'
Yesterday / Hey Jude
Introductions
In The Ghetto
This Is The Story
Suspicious Minds
Can’t Help Falling In Love

All Shook Up- Por Luiz Henrique

 

Quando a FTD comunicou que iria lança mais um cd de 69, eu meio que torci o nariz. Não por causa de Elvis, mas sim por que todos os shows de 69 eram idênticos. Eram, porque esse realmente é o melhor de todos já lançados. Isso porque, alem de Elvis estar em excelente humor, a presença de algumas canções raras nesse midnight  show de 26 de agosto faz toda uma diferença.

Como todos os shows lançados o som é muito bom, neste caso com o piano e a bateria de Tutt mais evidente. É verdade que as melhores musicas já tinham saído na caixa tripla “Collectors Gold” de 1990, mas isso não tira o prazer de ouvi-las no contexto do show.

As 8 primeiras musicas do show são clássicos do anos 50 , o que em anos posteriores seria algo ruim mas não neste show . Principalmente “I Got A Woman” e “All Shook Up” brilham como se fossem músicas contemporâneas. Antes de “Love Me tender” Elvis recebe o público com as piadas que conhecemos sobre funky angels , Las Vegas Throat, gatorade e outras, mas pelo bom humor de Elvis parecem piadas novas. O medley “Jailhouse Rock / Don’t Be Cruel “ também é excelente , completamente diferente das versões de 74 pra frente. “Heartbreak Hotel “ talvez seja a versão mais blues já cantada por Elvis , o piano de Mahuberac é fantástico. O discurso de Elvis antes de “Hound Dog” é histórico, a gargalhada que ele dá é contagiante, e a versão é bombástica. “I Can´t Stop Loving You “ é fraquinha porém “Mystery Train/Tiger Man “ já recupera o show , algumas gargalhadas no meio e  o segundo solo de Burton valem o cd.   

Depois vem mais um dos famosos monólogos de 69. Todos que já ouviram algum deles sabe o quanto interessantes eles são, Elvis fala sobre o inicio, Sun Records , Parker, Hollywood, Ed Sulivan , exercito e os terríveis filmes. Apenas em agosto de 1974 Elvis voltaria a se abrir tanto no palco. “Baby, What You Want Me To Do” e “Runaway” são brilhantes, a banda arrasa nas duas músicas, principalmente Burton .

Depois vem a musica mais famosa do disco, a versão da risada de “Are You Lonesome Tonight”. As lendas por trás do motivo da risada são fantásticas como, por exemplo, de perucas caindo de cabeças de velhos ou em sopas, mas são todas lendas. A verdade que Elvis já tinha usado o trocadilho da “careca” já em 68 como pode ser ouvido nos ensaios pro especial de 68. Elvis lembrou dela e cantou o que devia ser novidade pra banda e Elvis vendo a reação caiu na famosa risada.

Na próxima canção Elvis tenta “Rubberneckin”. A primeira tentativa é um fracasso total, Elvis entra na hora errada, fora de ritmo. Porem tudo funciona na segunda, uma pena que essa musica tenha saído do repertorio.

 Elvis brinca um pouco com a letra de “Yesterday” mas a versão é  tocante, melhor que a dos beatles. “Hey jude” é apenas o verso repetido porem é interessante pelos backing vocals.

Depois das introduções vem uma seria versão de “In The Ghetto” e uma tentativa com sucesso de mais uma musica da sessão de Memphis no mesmo ano , “This is the story” , única versão da musica que conhecemos.

 “Suspicions minds” em 69 sempre será fantástica, aqui temos uma versão de 7 minutos onde Elvis arrasa, isso em imagem seria fantástico.

Existe uma razoável discussão se a RCA cortou ou não do show “What´d I Say” já que ela aparece no cdr que tem esse show ( The Return of Tiger Man Vol. 3). Como também é difícil provar que a versão do audience seja da data correta e não é notado o corte no tape do FTD fica difícil uma solução.  Elvis fecha o show com uma mais lenta “Can´t Help Falling In Love”.

Definitivamente o show que devemos ter de 1969. Junto com as outras músicas raras que temos no “In Person” e no “Collectors Gold” temos uma visão completa do que foi essa primeira e brilhante temporada em Vegas.

Som: 4,5/5

Performance : 4,7/5 


Resenha:© Luiz Henrique Costa Gonçalves, Julho de 2005