Roustabout - Por Sergio Biston

O décimo sexto filme de Elvis, Roustabout, marca precisamente o fim de suas aspirações como ator. Lançado em Novembro de 1964, a película  é o último filme feito com algum capricho e que lhe deu alguma chance real  para atuar, antes que uma sequência de filmes descartáveis com trilhas sonoras igualmente irrelevantes, enterrasse sua carreira cinematográfica de vez.  Elvis interpreta o músico errante e brigão Charlie Rogers que após se envolver em uma disputa com valentões no bar onde se apresenta e ser demitido, decide partir em busca de uma nova oportunidade. Sem um tostão no bolso mas decidido, Charlie pega a estrada com sua moto ao som de Weels On My Heels. É aí que seu caminho se cruza com  o da proprietária de um parque de diversões, Maggie, intepretada pela veterana atriz Barbara Stanwyck, após se envolver em um acidente automobilistico causado por Joe Lean. Sentindo-se culpada pelo acidente, Maggie concorda em pagar pelos danos causados, levando Charlie para o parque até que sua moto esteja consertada. A partir daí a trama principal do filme se desenrola, com ênfase nas relações entre Elvis e o trio formado por Maggie, Cathy, seu interesse amoroso, e Joe, o pai raivoso e protetor da jovem.
  Roustabout resgata o clássico rebelde sem causa de seus melhores filmes, como King Creole e Wild In The Country, personagem que extraiu suas melhores performances em Holywood e que infelizmente daria lugar ao malandro boa praça e galenteador em quase todos os filmes daqui pra frente.
O filme nunca deixa claro a causa da rebeldia de Charlie, mas sua dificuldade em se relacionar com os membros da trupe, bem como a maneira pouco sutil com que tenta conquistar Cathy sugerem um trauma familiar.
Infelizmente o filme nunca permite que o personagem e seus problemas sejam aprofundados ou ainda que as dificuldades da vida no parque sejam exploradas e assim deixa de criar situações que dariam mais substância à trama.
Concebido como um musical, como quase todos os filmes deste período, Roustabout conta com 10 números, quase todos sem muito brilho, mas bem encaixados na trama. Little Egypt é de longe a melhor música do filme, composta pela brilhante dupla Leiber e Stoller. Infelizmente o número musical é arruinado por uma dublagem atroz feita pelo estúdio cinematográfico que colocou uma estridente voz feminina "cantando" em tom caricato sobre a gravação original. Além disso Elvis parece estranhamente contido durante a performance, mesmo com várias oportunidades para irromper em movimentos como fez tantas outras vezes, em especial em filmes como Viva Las Vegas e Jailhouse Rock.
Apesar das oportunidades perdidas pela produção, as qualidades do filme foram reconhecidas pelo público e por parte da crítica. O roteiro de Roustabout foi nomeado como melhor musical pela  Writers Guild of America e estreou em 8º lugar nas bilheterias de 1964 e como o 28º filme mais lucrativo do ano. Além disso, Its A Wonderful World também foi considerada para nomeação ao Oscar. Por fim, a trilha sonora alcançou a 1ª posição da Bilboard, em plena invasão britânica.
Com 101 minutos de duração, Roustabout é um filme aprazível dentro do cânone da obra de Elvis e um agradável musical.
Com um pouco mais de esmero na produção do roteiro, Roustabout poderia ter se tornado um verdadeiro bom filme, com reais possibilidades de figurar entre seus trabalhos mais aclamados como Wild In The Country e Flaming Star. Mas a essa altura, Parker estava começando a testar os limites de quão pouco poderiam investir e ainda lucrar, e filmes como Girl Happy, Kissin Cousins e Harum Scarum mostrariam, monetariamente, que este caminho poderia ser trilhado.


Bastidores:



Raquel Welch faz sua primeira aparição no cinema como uma das estudantes nas primeiras cenas do filme.

Elvis feriu-se na testa durante uma das cenas de ação.

Elvis e o diretor Jon Rich não se entenderam durante as filmagens de Roustabout. O diretor não gostou das brincadeiras de Elvis com seus amigos
nos sets de filmagens.

Uma composição alternativa para a canção título, Roustabout, foi feita pela dupla Blackwell/Scott e gravada durante a produção da trilha sonora.
O acetato com a composição ficou perdido até 2003, quando Winfield Scott encontrou o acetato no seu porão. A faixa foi lançada no CD Second
2 None.

Richard Kiel, que mais tarde ficaria conhecido como o vilão Jaws da série de filmes de James Bond, faz um aparição no filme como o homem mais
alto do mundo.





Posters e Lobby Cards:

Poster Francês, Italiano e americano:







 























































 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Maio de 2017



 



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Elenco:

Elvis Presley - Charlie Rogers
Barbara Stanwyck - Maggie Morgan
Joan Freeman - Cathy Lean
Leif Erickson - Joe Lean
Jack Albertson as Lou - teahouse manager
Sue Ane Langdon - Madame Mijanou
Pat Buttram - Harry Carver
Joan Staley - Marge
Dabbs Greer - Arthur Nielsen
Steve Brodie - Fred the Pitcher
Norman Grabowski - Sam
Lynn Borden - college student
Jane Dulo - Hazel