Elvis Collectors Brasil

EDITORIAL (15K)

 


Editorial

 

Elvis Inédito-O que esperar?- Por Sergio Luiz

Com o recente lançamento-ilegal- de filmagens inéditas de Elvis Presley, oriundas dos documentários Elvis On Tour e Thats The Way It Is, os fãs puderam ter um rápido vislumbre do que permanece guardado em coleções particulares ao redor do mundo, envoltas em muito mistério, especulação e uma boa dose de egoísmo.

As filmagens "vazadas" vieram justamente de uma dessas coleções particulares, proveniente de algum membro do pequeno círculo de colecionadores que não manteve sua palavra de não distribuir as mesmas fora deste "círculo".

É obvio que uma vez solto na atual era em que vivemos - na qual podemos copiar CDs e DVDs no conforto de nossas casas ou então partilhar arquivos pela internet - qualquer material inédito de Elvis perde seu valor financeiro rapidamente, fazendo com que o colecionador tenha seu investimento ( na maioria das vezes na casa das dezenas de milhares de dólares) perdido. Isso explica em parte, o motivo porque muito do material desejado pelos fãs, não encontra seu caminho até as mãos ávidas dos mesmos.

Outro porém, é que a maioria dos colecionadores prefere manter sua coleção no anonimato, seja por temer represálias, pressão ou até mesmo para elevar o valor do material através da especulação, usando-se da mesma lei das negociatas políticas e econômicas.

Entretanto, podemos sempre contar com pesquisadores do calibre de Joseph Tunzi ( ele próprio um grande colecionador) Ernst Jorgensen e mais alguns colecionadores que se propõe em divulgar informações sobre as suas, e por vezes de outras, coleções. É com base nessas informações que podemos tentar lançar um pouco de luz do que ainda existe de inédito e interessante sobre Elvis Presley.

Sabe-se que a maior fonte de material inédito é na forma de soundboards-gravações de shows feitas diretamente da mesa de som- que embora apresentem certa repetição, ainda podem revelar excelentes surpresas na forma de canções inéditas ou trechos das mesmas. Essas gravações representam uma espécie de "Graal" para os colecionadores de Elvis e para muitos " Its my favorite part of Business" como diria Elvis.

Dentro deste mini-universo, os fãs terão uma eternidade de lançamentos, já que a própria Sony/BMG tem mais de 200 soundboards de variadas datas e outros 200 devem estar na mão de colecionadores particulares.

É claro que neste assunto, alguns shows são lendários e seus lançamentos são aguardados com ansiedade pelos fãs.

É o caso por exemplo do último show de Elvis, em Indianápolis em 1977, cuja gravação suspeita-se estar em posse de um D.J. Holandês. Outros aguardados incluem o show de Pittsburgh em 1976, Los Angeles, 11 de Maio 1974 ( com a inédita You Can Have Her) e o show de 24 de Julho de 1975 com as únicas performances conhecidas de Pieces Of My Life e Shake A Hand. Fora estes, os soundboards de Houston 1970 e da curta turnê de Novembro do mesmo ano estão no topo da lista e cuja existência é confirmada por pesquisadores.

 

houston_tapebox (80K)

O Soundboard do show de Houston, 1970

 

Ainda dentro do universo das gravações informais, existe o que talvez seja a última fonte de canções inéditas de Elvis: Tapes de gravações caseiras e ensaios.

No excelente livro de Joseph Tunzi, Sessions III, o autor lista uma série de gravações caseiras cuja existência é concreta. Esses tapes, com gravações de várias épocas incluem as seguintes canções inéditas/raras:

1958-1959

At The Hop

Cool Water

His Hand In Mine

Stand By Me

Oh, Lonesome Me

Baby Don’t Ya Know

Tomorrow Night

Entre outras.

Dessas gravações caseiras, destacam-se dois fortes rumores relatados por Tunzi e que podem um dia se concretizarem. Um é a existência de um tape gravado em 1976 contendo as gravações de Stormy Monday Blues, Out Of Left Field, It Will Be Me e um tape contendo um dueto entre Elvis e Tom Jones na canção With These Hands, possivelmente gravada em Los Angeles

Já no que se refere à ensaios, deve-se destacar a existência de tapes contendo várias canções inéditas e versões raras para canções conhecidas. São elas:

1969:

Matchbox

I Need You So

Such A Night

Slow Dow

Green Green Grass Of Home

You´re The Reason Im Leaving

18 Yellow Roses

Memphis Tennessee

Judy

Folson Prision Blues

When The Snow Is On The Roses

Hello Josephine

Wabash Cannonball

Love Letters In The Sand

I Walk The Line

From A Jack To A King

Any Day Now

Everybody Is Talking

Suzie Q

Little Green Apples

1970

Portrait Of My Love

Holly Holy

I was Born About Then Thousand Years Ago

Delta Lady

Crazy Arms

1971

My Sweet Lord

1972

I´m Leaving it all up To You

The Sun Aint Gonna Shine Anymore

The Last Time I Saw Her

Sunday Morning Coming Down

Brown Eyes

Summer Days

Aint No Sunshine

1973 ( Ensaios Aloha From Hawaii )

Separate Ways

1974

Born To Lose

You Can Have Her

Mama Liked The Roses

Your Loves Been A Long Time Coming

1975

Tomorrow Night

Wear My Ring Around Your Neck

I Can Help

Shake A Hand

Bringing It Back

Little Darlin

Pieces Of My Life

America The Beautiful

Além destas, existe ainda a possibilidade de um segundo tape contendo gravações dos ensaios para a temporada de agosto de 1974 ter sobrevivido.

O Outro vasto campo a ser explorado, é muito mais complicado. Trata-se de filmagens inéditas de Elvis, seja ela profissional ou amadora.

No campo profissional, ha uma excelente quantidade de material a ser explorado. Mais notadamente com relação ao que se refere ao material pertencente aos documentários TTWII e EOT. Do primeiro filme, existem ainda cerca de 18 horas de material aproveitável de Elvis e cerca de 11 do documentário "On Tour". Independentemente dos lançamentos não oficiais destas filmagens, a decisão da Turner –proprietária intelectual destes filmes- em lançar este material é imprescindível nos anos vindouros, uma vez que constituem a maior fonte de material inédito filmado de Elvis.

normal_043 (25K)

Cenas Inéditas de On Tour

Ainda dentro deste campo, uma importante e surpreendente revelação foi feita por um colecionador. A da existência de filmagem profissional, quase completa, do show de Boston em 1971, e que está igualmente em posse de um colecionador, bem como da MGM/TURNER. Resta-nos aguardar as decisões de alguma das partes.

Além destes documentários e shows, temos ainda várias horas de cenas cortadas dos mais de 30 filmes estrelados por Elvis, que salvo descaso das companhias cinematográficas, devem estar guardadas em seus cofres. E por fim, temos mais de 40 minutos oriundos do projeto "The Last Gladiators", que mostra Elvis em várias demonstrações e explanações sobre Karatê, em 1974.

ELVIS_KA (10K)

O outro lado desta moeda é constituído pelas filmagens amadoras feitas por fãs de Elvis em seus shows e até fora do palco. São literalmente milhares, embora apenas uma pequena fração delas tenha surgido até agora.

Quando bem tratadas e restauradas diretamente do master, os resultados são supreeendentes, vide os últimos lançamentos Behind The Image e Adrenaline.

O que poderia ser feito com essas filmagens é um trabalho de restauração e edição, juntando o que estiver mais completo com o áudio original, formando assim um resultado mais completo e agradável. Algumas tentativas neste âmbito foram feitas com resultados muito satisfatórios ( como o VCD The Complete Pittsburgh) e um projeto futuro poderá utilizar-se deste modelo.

rtn10-06 (17K)

Filmagem 8mm de Elvis

A EPE possui boas horas de material inédito em 8mm e SUPER 8mm ( incluindo o show do Madison Square Garden) que devem finalmente dar o ar da graça em 2006/7 com o lançamento da antologia Elvis.

Existem ainda, uma série de filmagens caseiras de Elvis fora dos palcos, inclusive uma filmagem de feita na metade da década de 70, que mostra Elvis jantando em um restaurante!

E por fim, para os que gostam de especular sobre os detalhes mais obscuros e sórdidos, existe sempre a possibilidade dos vídeos amadores, digamos, "dirigidos" por Elvis e estrelados por Priscilla ( um raro momento onde a presença de Elvis não terá nenhuma importância, pelo menos para os fãs masculinos, se me permitem a brincadeira ). tenham de alguma forma sobrevivido e estejam guardados em alguma coleção deste planeta.

A situação mais complicada, entretanto, é a que se refere a material de estúdio inédito. Embora Elvis tenha sido um artista muito prolífico e na maioria das vezes um perfeccionista – por vezes gravando dezenas de takes da mesma canção- é fato que este material começa a rarear e em poucos anos talvez a fonte se esgote. É natural que isso acontece e na verdade, é um assombro que a RCA/BMG ainda tenha disponível tanto material inédito, uma vez que Elvis morreu a quase trinta anos atrás.

É justamente neste ponto que entra um aspecto polêmico entre os fãs e pesquisadores: Há ainda músicas inéditas, gravadas profissionalmente, guardadas pela RCA? Talvez. A resposta, embora frustrante a princípio, deixa pelo menos uma ponta de esperança. O jogo da Sony/BMG é claro e óbvio: Segredo é a alma do negócio" e por isso as informações sobre esse assunto ficam apenas no campo da especulação. E sendo assim, podemos "especular" a existência de pelo menos 2 canções cuja existência é muito provável. A primeira é We Had It All, a qual Elvis e seus músicos fizeram várias tentativas durante as sessões do STAX em1973. Ernst inclusive a menciona com detalhes, incluindo as conversas entre os takes, em seu livro A Life In Music. A outra é a discutida Feelings, cuja existência já foi confirmada e negada várias e várias vezes e que muito provavelmente seja apenas uma tentativa .

Colocando tudo isso em perspectiva, podemos ver que existe ainda uma respeitável soma de material inédito para ser lançado ao longo dos anos vindouros e mesmo que grande parte do material inédito de Elvis já tenha sido lançado nas últimas décadas, a procura por aquele minuto perdido de filmagem, aquela foto extraviada do album ou aquela lendária canção continuara a nos brindar com mais algumas supresas nos próximos anos, assim como ocorreu neste ano inesquecível de 2005 que viu pela primeira vez segmentos inéditos das filmagens "Elvis On Tour".

Resta-nos apenas esperar.

"Algum dia, em algum lugar, muito tempo depois que eu partir, o que eu fiz será ouvido pelas gerações futuras... Eu espero que eles tenham o melhor de mim."

home (7K)

Home